Primeiro empate e 0-0 do Mundial foi no Irão-Nigéria

Futebol 365

-

As seleções do Irão (orientada pelo português Carlos Queiroz) e da Nigéria registaram esta segunda-feira o primeiro empate – e o primeiro nulo – do Mundial 2014, num jogo da primeira jornada do grupo F, disputado em Curitiba.

Num Campeonato do Mundo marcado pela boa média de golos e com algumas reviravoltas à mistura, o primeiro empate – e logo sem golos – registou-ser apenas ao quinto dia de competição, num jogo caracterizado por um nível técnico fraco e por raros lances passíveis de golo.

Apontados como claramente favoritos, os campeões africanos desiludiram e não conseguiram marcar clara superioridade sobre um Irão muito bem organizado defensivamente, mas que pouco mais foi do que isso, porque raramente conseguiu estender o jogo até à área nigeriana em condições de ameaçar o golo.

Carlos Queiroz apostou num sistema 4x5x1, com uma concentração de unidades no “miolo” que anulou o jogo interior da Nigéria e o jogo acabou por ser, basicamente, desenrolado a meio-campo, com escassa fluidez e profundidade, que o tornou monótono e pouco interessante.

A Nigéria ainda criou, logo aos oito minutos, um lance de perigo, com Emenike a rematar rente ao poste, mas a melhor oportunidade de golo da partida até pertenceu ao Irão, aos 34 minutos, quando o ponta de lança Goochannejhad rematou de cabeça à entrada de pequena área, mas o guarda-redes Enyeama evitou o golo com uma boa estirada.

Na segunda parte, o cariz do jogo praticamente não mudou, com a Nigéria a assumir, como lhe competia, algum ascendente em termos de iniciativa, a ter mais posse de bola, mas a revelar a mesma incapacidade para criar desequilíbrios na defesa iraniana, que se manteve sempre coesa até ao fim.

Deu mesmo a sensação, a certa altura, de que o Irão poderia ir um pouco mais longe no resultado, caso tivesse arriscado mais, mas Carlos Queiroz só o fez, e mesmo assim com moderação, aos 78 minutos, com a entrada de um atacante, Jahanbakhsh, e a saída do médio ofensivo Dejagah.

Com este empate, a Argentina ficou isolada no primeiro lugar do grupo F com três pontos, enquanto Irão e Nigéria repartem o segundo posto com um ponto e a Bósnia-Herzegovina ocupa a última posição sem pontos.

1ª Jornada da fase de grupos:

Quinta-feira, 12 de Junho de 2014
Brasil – Croácia, 3-1
Sexta-feira, 13 de Junho de 2014
México – Camarões, 1 – 0
Espanha – Holanda, 1 – 5
Chile – Austrália, 3-1
Sábado, 14 de Junho de 2014
Colômbia – Grécia, 3-0
Uruguai – Costa Rica, 3-1
Inglaterra – Itália, 1-2

Domingo, 15 de Junho de 2014
Costa do Marfim – Japão, 2-1
Suíça – Equador, 2-1
França – Honduras, 3-0
Argentina – Bósnia, 2-1
Segunda-feira, 16 de Junho de 2014
Alemanha – Portugal, 4-0
Irão – Nigéria, 0-0
Gana – Estados Unidos, 1-2
Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Bélgica – Argélia, 17:00, SPORT.TV1
Rússia – Rep. Coreia, 23:00, SPORT.TV1

Futebol 365

 

PARTILHAR

RESPONDER

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …