Primeiro empate e 0-0 do Mundial foi no Irão-Nigéria

Futebol 365

-

As seleções do Irão (orientada pelo português Carlos Queiroz) e da Nigéria registaram esta segunda-feira o primeiro empate – e o primeiro nulo – do Mundial 2014, num jogo da primeira jornada do grupo F, disputado em Curitiba.

Num Campeonato do Mundo marcado pela boa média de golos e com algumas reviravoltas à mistura, o primeiro empate – e logo sem golos – registou-ser apenas ao quinto dia de competição, num jogo caracterizado por um nível técnico fraco e por raros lances passíveis de golo.

Apontados como claramente favoritos, os campeões africanos desiludiram e não conseguiram marcar clara superioridade sobre um Irão muito bem organizado defensivamente, mas que pouco mais foi do que isso, porque raramente conseguiu estender o jogo até à área nigeriana em condições de ameaçar o golo.

Carlos Queiroz apostou num sistema 4x5x1, com uma concentração de unidades no “miolo” que anulou o jogo interior da Nigéria e o jogo acabou por ser, basicamente, desenrolado a meio-campo, com escassa fluidez e profundidade, que o tornou monótono e pouco interessante.

A Nigéria ainda criou, logo aos oito minutos, um lance de perigo, com Emenike a rematar rente ao poste, mas a melhor oportunidade de golo da partida até pertenceu ao Irão, aos 34 minutos, quando o ponta de lança Goochannejhad rematou de cabeça à entrada de pequena área, mas o guarda-redes Enyeama evitou o golo com uma boa estirada.

Na segunda parte, o cariz do jogo praticamente não mudou, com a Nigéria a assumir, como lhe competia, algum ascendente em termos de iniciativa, a ter mais posse de bola, mas a revelar a mesma incapacidade para criar desequilíbrios na defesa iraniana, que se manteve sempre coesa até ao fim.

Deu mesmo a sensação, a certa altura, de que o Irão poderia ir um pouco mais longe no resultado, caso tivesse arriscado mais, mas Carlos Queiroz só o fez, e mesmo assim com moderação, aos 78 minutos, com a entrada de um atacante, Jahanbakhsh, e a saída do médio ofensivo Dejagah.

Com este empate, a Argentina ficou isolada no primeiro lugar do grupo F com três pontos, enquanto Irão e Nigéria repartem o segundo posto com um ponto e a Bósnia-Herzegovina ocupa a última posição sem pontos.

1ª Jornada da fase de grupos:

Quinta-feira, 12 de Junho de 2014
Brasil – Croácia, 3-1
Sexta-feira, 13 de Junho de 2014
México – Camarões, 1 – 0
Espanha – Holanda, 1 – 5
Chile – Austrália, 3-1
Sábado, 14 de Junho de 2014
Colômbia – Grécia, 3-0
Uruguai – Costa Rica, 3-1
Inglaterra – Itália, 1-2

Domingo, 15 de Junho de 2014
Costa do Marfim – Japão, 2-1
Suíça – Equador, 2-1
França – Honduras, 3-0
Argentina – Bósnia, 2-1
Segunda-feira, 16 de Junho de 2014
Alemanha – Portugal, 4-0
Irão – Nigéria, 0-0
Gana – Estados Unidos, 1-2
Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Bélgica – Argélia, 17:00, SPORT.TV1
Rússia – Rep. Coreia, 23:00, SPORT.TV1

Futebol 365

 

PARTILHAR

RESPONDER

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …