Portugal perde 4-0 e 3 jogadores na estreia contra a Alemanha

d.r. FIFA

Ricardo Costa num lance do Portugal 0 - Alemanha 4, Mundial 2014

Ricardo Costa num lance do Portugal 0 – Alemanha 4, Mundial 2014

A seleção portuguesa de futebol foi hoje goleada pela Alemanha por 4-0, no encontro inaugural do Grupo G do Mundial 2014, disputado no Arena Fonte Nova, em Salvador, no Brasil.

Thomas Müller, aos 12 minutos, de penálti, aos 45+1 e aos 78, e Mats Hummels, aos 32, apontaram os tentos da formação germânica, que cumpriu o seu 100º jogo em Mundiais e escreveu o mais pesado desaire de sempre de Portugal numa fase final.

A formação das quinas jogou com 10 unidades desde os 37 minutos, altura em que Pepe viu o cartão vermelho direto, depois de encostar a cabeça em Müller, e perdeu, por lesão, Hugo Almeida e Fábio Coentrão.

A maior goleada em Mundiais

A seleção portuguesa sofreu hoje a maior derrota da sua história em fases finais de grandes competições.

Em 51 encontros, entre Mundiais (23) e Europeus (28), Portugal nunca tinha perdido por mais do que 2 golos de diferença, sendo que isso só acontecera três vezes e duas delas em jogos para “cumprir calendário”.

O único verdadeiro desaire por dois golos acontecera no terceiro encontro da fase de grupos do Mundial de 1986, frente a Marrocos, que venceu por 3-1 e esteve a vencer por 3-0, afastando Portugal da competição.

Os outros dois desaires, ambos frente a seleções anfitriãs, aconteceram no jogo de atribuição do terceiro posto do Mundial de 2006, também com a Alemanha (1-3), e no embate da terceira jornada da fase de grupos do Euro 2008, com a equipa lusa já apurada, face à Suíça (0-2).

Portugal sofreu, assim, ao 52º embate em fases finais, aquela que é, por grande margem, a sua mais pesada derrota de sempre, num embate que já estava perdido ao intervalo, com os alemães a vencer por 3-0 e a jogar com mais uma unidade.

Thomas Müller, o melhor marcador do último Mundial, com cinco golos – em igualdade com o espanhol David Villa, o holandês Wesley Sneijder e o uruguaio Diego Forlan -, foi o “carrasco” da equipa lusa, ao apontar três tentos.

O germânico selou o primeiro hat-trick do Mundial 2014 com tentos aos 12 minutos, de penálti, aos 45+1 e aos 78, passando a somar oito em Mundiais.

O seu compatriota Miroslav Klose, que conta 14 golos – a um do líder Ronaldo -, não saiu do banco.

O central Mats Hummels apontou, aos 32 minutos, o outro golo da Mannschaft, que, assim, festejou com estilo o seu 100º jogo em fases finais. Os tricampeões mundiais (1954, 1974 e 1990) foram a primeira seleção a atingir esta marca.

CBF

Luiz Felipe Scolari

Luiz Felipe Scolari

Scolari lembra que Portugal no Euro 2004 começou a perder e chegou à final

O selecionador do Brasil, Luiz Felipe Scolari, recordou após o desaire da equipa das quinas que Portugal chegou à final do Euro 2004 depois de ter perdido o primeiro jogo.

“Quero animar os meus amigos de Portugal. No Euro 2004 nós também perdemos o primeiro jogo. Tem de acreditar e buscar as duas vitórias”, afirmou Scolari, em conferência de imprensa.

O técnico brasileiro fazia a antevisão do segundo jogo do escrete canarinho no Grupo A da competição, frente ao México, marcado para esta terça-feira, enquanto Portugal perdia frente à Alemanha por 4-0, aproveitando este resultado para demonstrar a dificuldade de cada adversário na prova.

“Se alguém pensa que vai entrar em campo e ganhar com facilidade, está enganado”, frisou Scolari, que comandou a seleção portuguesa entre 2003 e 2008.

No Euro 2004, Portugal perdeu na estreia frente à Grécia, por 2-1, no primeiro jogo da prova, voltando a sair derrotado frente à seleção helénica na final, por 1-0.

O site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu conta de que, além de Scolari, também a restante equipa técnica da canarinha e David Luiz, “bastante conhecido em Portugal por conta do tempo em que defendeu as cores do Benfica, ficou de olho na partida”.

“Estava na disputa, para serem observados, duas seleções potenciais candidatas a chegar longe na Copa do Mundo e, portanto, dois possíveis futuros adversários da seleção brasileira”, sublinhou a CBF.

1ª Jornada da fase de grupos:

Quinta-feira, 12 de Junho de 2014
Brasil – Croácia, 3-1
Sexta-feira, 13 de Junho de 2014
México – Camarões, 1 – 0
Espanha – Holanda, 1 – 5
Chile – Austrália, 3-1
Sábado, 14 de Junho de 2014
Colômbia – Grécia, 3-0
Uruguai – Costa Rica, 3-1
Inglaterra – Itália, 1-2

Domingo, 15 de Junho de 2014
Costa do Marfim – Japão, 2-1
Suíça – Equador, 2-1
França – Honduras, 3-0
Argentina – Bósnia, 2-1
Segunda-feira, 16 de Junho de 2014
Alemanha – Portugal, 4-0
Irão – Nigéria, 20:00, SPORT.TV1
Gana – Estados Unidos, 23:00, SPORT.TV1
Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Bélgica – Argélia, 17:00, SPORT.TV1
Rússia – Rep. Coreia, 23:00, SPORT.TV1

Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …