Portugal perde 4-0 e 3 jogadores na estreia contra a Alemanha

d.r. FIFA

Ricardo Costa num lance do Portugal 0 - Alemanha 4, Mundial 2014

Ricardo Costa num lance do Portugal 0 – Alemanha 4, Mundial 2014

A seleção portuguesa de futebol foi hoje goleada pela Alemanha por 4-0, no encontro inaugural do Grupo G do Mundial 2014, disputado no Arena Fonte Nova, em Salvador, no Brasil.

Thomas Müller, aos 12 minutos, de penálti, aos 45+1 e aos 78, e Mats Hummels, aos 32, apontaram os tentos da formação germânica, que cumpriu o seu 100º jogo em Mundiais e escreveu o mais pesado desaire de sempre de Portugal numa fase final.

A formação das quinas jogou com 10 unidades desde os 37 minutos, altura em que Pepe viu o cartão vermelho direto, depois de encostar a cabeça em Müller, e perdeu, por lesão, Hugo Almeida e Fábio Coentrão.

A maior goleada em Mundiais

A seleção portuguesa sofreu hoje a maior derrota da sua história em fases finais de grandes competições.

Em 51 encontros, entre Mundiais (23) e Europeus (28), Portugal nunca tinha perdido por mais do que 2 golos de diferença, sendo que isso só acontecera três vezes e duas delas em jogos para “cumprir calendário”.

O único verdadeiro desaire por dois golos acontecera no terceiro encontro da fase de grupos do Mundial de 1986, frente a Marrocos, que venceu por 3-1 e esteve a vencer por 3-0, afastando Portugal da competição.

Os outros dois desaires, ambos frente a seleções anfitriãs, aconteceram no jogo de atribuição do terceiro posto do Mundial de 2006, também com a Alemanha (1-3), e no embate da terceira jornada da fase de grupos do Euro 2008, com a equipa lusa já apurada, face à Suíça (0-2).

Portugal sofreu, assim, ao 52º embate em fases finais, aquela que é, por grande margem, a sua mais pesada derrota de sempre, num embate que já estava perdido ao intervalo, com os alemães a vencer por 3-0 e a jogar com mais uma unidade.

Thomas Müller, o melhor marcador do último Mundial, com cinco golos – em igualdade com o espanhol David Villa, o holandês Wesley Sneijder e o uruguaio Diego Forlan -, foi o “carrasco” da equipa lusa, ao apontar três tentos.

O germânico selou o primeiro hat-trick do Mundial 2014 com tentos aos 12 minutos, de penálti, aos 45+1 e aos 78, passando a somar oito em Mundiais.

O seu compatriota Miroslav Klose, que conta 14 golos – a um do líder Ronaldo -, não saiu do banco.

O central Mats Hummels apontou, aos 32 minutos, o outro golo da Mannschaft, que, assim, festejou com estilo o seu 100º jogo em fases finais. Os tricampeões mundiais (1954, 1974 e 1990) foram a primeira seleção a atingir esta marca.

CBF

Luiz Felipe Scolari

Luiz Felipe Scolari

Scolari lembra que Portugal no Euro 2004 começou a perder e chegou à final

O selecionador do Brasil, Luiz Felipe Scolari, recordou após o desaire da equipa das quinas que Portugal chegou à final do Euro 2004 depois de ter perdido o primeiro jogo.

“Quero animar os meus amigos de Portugal. No Euro 2004 nós também perdemos o primeiro jogo. Tem de acreditar e buscar as duas vitórias”, afirmou Scolari, em conferência de imprensa.

O técnico brasileiro fazia a antevisão do segundo jogo do escrete canarinho no Grupo A da competição, frente ao México, marcado para esta terça-feira, enquanto Portugal perdia frente à Alemanha por 4-0, aproveitando este resultado para demonstrar a dificuldade de cada adversário na prova.

“Se alguém pensa que vai entrar em campo e ganhar com facilidade, está enganado”, frisou Scolari, que comandou a seleção portuguesa entre 2003 e 2008.

No Euro 2004, Portugal perdeu na estreia frente à Grécia, por 2-1, no primeiro jogo da prova, voltando a sair derrotado frente à seleção helénica na final, por 1-0.

O site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu conta de que, além de Scolari, também a restante equipa técnica da canarinha e David Luiz, “bastante conhecido em Portugal por conta do tempo em que defendeu as cores do Benfica, ficou de olho na partida”.

“Estava na disputa, para serem observados, duas seleções potenciais candidatas a chegar longe na Copa do Mundo e, portanto, dois possíveis futuros adversários da seleção brasileira”, sublinhou a CBF.

1ª Jornada da fase de grupos:

Quinta-feira, 12 de Junho de 2014
Brasil – Croácia, 3-1
Sexta-feira, 13 de Junho de 2014
México – Camarões, 1 – 0
Espanha – Holanda, 1 – 5
Chile – Austrália, 3-1
Sábado, 14 de Junho de 2014
Colômbia – Grécia, 3-0
Uruguai – Costa Rica, 3-1
Inglaterra – Itália, 1-2

Domingo, 15 de Junho de 2014
Costa do Marfim – Japão, 2-1
Suíça – Equador, 2-1
França – Honduras, 3-0
Argentina – Bósnia, 2-1
Segunda-feira, 16 de Junho de 2014
Alemanha – Portugal, 4-0
Irão – Nigéria, 20:00, SPORT.TV1
Gana – Estados Unidos, 23:00, SPORT.TV1
Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Bélgica – Argélia, 17:00, SPORT.TV1
Rússia – Rep. Coreia, 23:00, SPORT.TV1

Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …

Reino Unido e UE retomam negociações. Londres vai pedir adiamento se não houver acordo até sábado

O Reino Unido e a União Europeia (UE) retomam esta quarta-feira as negociações sobre o 'Brexit', depois de na véspera se ter anunciado que um acordo estaria iminente. "Ainda há trabalho a fazer", referiu o …

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …

Sismo de magnitude 6.7 atinge as Filipinas

Um terramoto de magnitude 6.7 atingiu as Filipinas, a 69 quilómetros da cidade de Davao, avança a agência Reuters. De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, não é esperado um tsunami …

Web Summit: Câmara de Lisboa terá que pagar mais 4,7 milhões de euros para assegurar edição deste ano

A Câmara de Lisboa vai discutir na quinta-feira alterações ao acordo para a realização da Web Summit, entre as quais o pagamento de mais 4,7 milhões de euros e o adiamento da expansão da Feira …

Business Insider: "Lisboa foi feita para o Instagram"

"Lisboa é cool." Hillary Hoffower, jornalista do Business Insider, apaixonou-se e descreveu a capital portuguesa num artigo em que diz entender porque é que Lisboa se tornou no "destino mais popular entre millenials em 2019". Hillary …