Portugal perde 4-0 e 3 jogadores na estreia contra a Alemanha

d.r. FIFA

Ricardo Costa num lance do Portugal 0 - Alemanha 4, Mundial 2014

Ricardo Costa num lance do Portugal 0 – Alemanha 4, Mundial 2014

A seleção portuguesa de futebol foi hoje goleada pela Alemanha por 4-0, no encontro inaugural do Grupo G do Mundial 2014, disputado no Arena Fonte Nova, em Salvador, no Brasil.

Thomas Müller, aos 12 minutos, de penálti, aos 45+1 e aos 78, e Mats Hummels, aos 32, apontaram os tentos da formação germânica, que cumpriu o seu 100º jogo em Mundiais e escreveu o mais pesado desaire de sempre de Portugal numa fase final.

A formação das quinas jogou com 10 unidades desde os 37 minutos, altura em que Pepe viu o cartão vermelho direto, depois de encostar a cabeça em Müller, e perdeu, por lesão, Hugo Almeida e Fábio Coentrão.

A maior goleada em Mundiais

A seleção portuguesa sofreu hoje a maior derrota da sua história em fases finais de grandes competições.

Em 51 encontros, entre Mundiais (23) e Europeus (28), Portugal nunca tinha perdido por mais do que 2 golos de diferença, sendo que isso só acontecera três vezes e duas delas em jogos para “cumprir calendário”.

O único verdadeiro desaire por dois golos acontecera no terceiro encontro da fase de grupos do Mundial de 1986, frente a Marrocos, que venceu por 3-1 e esteve a vencer por 3-0, afastando Portugal da competição.

Os outros dois desaires, ambos frente a seleções anfitriãs, aconteceram no jogo de atribuição do terceiro posto do Mundial de 2006, também com a Alemanha (1-3), e no embate da terceira jornada da fase de grupos do Euro 2008, com a equipa lusa já apurada, face à Suíça (0-2).

Portugal sofreu, assim, ao 52º embate em fases finais, aquela que é, por grande margem, a sua mais pesada derrota de sempre, num embate que já estava perdido ao intervalo, com os alemães a vencer por 3-0 e a jogar com mais uma unidade.

Thomas Müller, o melhor marcador do último Mundial, com cinco golos – em igualdade com o espanhol David Villa, o holandês Wesley Sneijder e o uruguaio Diego Forlan -, foi o “carrasco” da equipa lusa, ao apontar três tentos.

O germânico selou o primeiro hat-trick do Mundial 2014 com tentos aos 12 minutos, de penálti, aos 45+1 e aos 78, passando a somar oito em Mundiais.

O seu compatriota Miroslav Klose, que conta 14 golos – a um do líder Ronaldo -, não saiu do banco.

O central Mats Hummels apontou, aos 32 minutos, o outro golo da Mannschaft, que, assim, festejou com estilo o seu 100º jogo em fases finais. Os tricampeões mundiais (1954, 1974 e 1990) foram a primeira seleção a atingir esta marca.

CBF

Luiz Felipe Scolari

Luiz Felipe Scolari

Scolari lembra que Portugal no Euro 2004 começou a perder e chegou à final

O selecionador do Brasil, Luiz Felipe Scolari, recordou após o desaire da equipa das quinas que Portugal chegou à final do Euro 2004 depois de ter perdido o primeiro jogo.

“Quero animar os meus amigos de Portugal. No Euro 2004 nós também perdemos o primeiro jogo. Tem de acreditar e buscar as duas vitórias”, afirmou Scolari, em conferência de imprensa.

O técnico brasileiro fazia a antevisão do segundo jogo do escrete canarinho no Grupo A da competição, frente ao México, marcado para esta terça-feira, enquanto Portugal perdia frente à Alemanha por 4-0, aproveitando este resultado para demonstrar a dificuldade de cada adversário na prova.

“Se alguém pensa que vai entrar em campo e ganhar com facilidade, está enganado”, frisou Scolari, que comandou a seleção portuguesa entre 2003 e 2008.

No Euro 2004, Portugal perdeu na estreia frente à Grécia, por 2-1, no primeiro jogo da prova, voltando a sair derrotado frente à seleção helénica na final, por 1-0.

O site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu conta de que, além de Scolari, também a restante equipa técnica da canarinha e David Luiz, “bastante conhecido em Portugal por conta do tempo em que defendeu as cores do Benfica, ficou de olho na partida”.

“Estava na disputa, para serem observados, duas seleções potenciais candidatas a chegar longe na Copa do Mundo e, portanto, dois possíveis futuros adversários da seleção brasileira”, sublinhou a CBF.

1ª Jornada da fase de grupos:

Quinta-feira, 12 de Junho de 2014
Brasil – Croácia, 3-1
Sexta-feira, 13 de Junho de 2014
México – Camarões, 1 – 0
Espanha – Holanda, 1 – 5
Chile – Austrália, 3-1
Sábado, 14 de Junho de 2014
Colômbia – Grécia, 3-0
Uruguai – Costa Rica, 3-1
Inglaterra – Itália, 1-2

Domingo, 15 de Junho de 2014
Costa do Marfim – Japão, 2-1
Suíça – Equador, 2-1
França – Honduras, 3-0
Argentina – Bósnia, 2-1
Segunda-feira, 16 de Junho de 2014
Alemanha – Portugal, 4-0
Irão – Nigéria, 20:00, SPORT.TV1
Gana – Estados Unidos, 23:00, SPORT.TV1
Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Bélgica – Argélia, 17:00, SPORT.TV1
Rússia – Rep. Coreia, 23:00, SPORT.TV1

Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …