Holanda aplica a Espanha a maior goleada de sempre a uma campeã em título

Futebol 365

-

A Espanha sofreu esta sexta-feira a maior derrota de um campeão mundial em título na história da competição, ao ser goleada pela Holanda por 5-1, no encontro inaugural do Grupo B do Mundial 2014, tendo terminado o encontro a ouvir olés da assistência.

Em Salvador, na reedição da final do Mundial 2010, a Espanha foi a primeira a marcar, por Xabi Alonso, aos 27 minutos, na conversão de uma grande penalidade, mas a Holanda empatou ainda na primeira parte, por intermédio de Robin van Persie, aos 44.

Na segunda parte, Arjen Robben, aos 53 e 80, Stefan de Vrij, aos 64, e novamente Van Persie, aos 72, assinaram a vingança holandesa da final sul-africana, isolando a formação laranja na liderança do Grupo B enquanto aguarda o resultado do embate entre Chile e Austrália, marcado para as 18h em Cuiabá (23h em Lisboa).

As maiores derrotas de um campeão em título estavam em três golos de diferença e só em duas ocasiões, a primeira quando a RFA perdeu por 6-3 com a França, pela qual Just Fontaine marcou três, no jogo do bronze do Mundial de 1958.

Quarenta anos depois, em 1998, foi a vez de o Brasil perder por três golos, desta vez por 3-0, na final, com a anfitriã França… de novo os gauleses. Destaque para Zinedine Zidane, que bisou de cabeça na primeira parte, após cantos.

De resto, os campeões em título só haviam conhecido desaires por um ou dois golos de diferença.

A Espanha entrou assim, pelas piores razões, para a História, num dia em que sofreu também a sua segunda pior derrota de sempre em Mundiais, depois do 6-1, também no Brasil, frente aos canarinhos, a 13 de julho de 1950.

O conjunto de Vicente Del Bosque também tinha perdido o primeiro jogo do anterior Mundial (1-0 com a Suíça), encarrilando, depois, seis vitórias consecutivas, as últimas quatro por 1-0. Apenas sofreu dois golos, em sete jogos.

Programa da 1ª Jornada da fase de grupos:

Quinta-feira, 12 de Junho de 2014
Brasil – Croácia, 3-1
Sexta-feira, 13 de Junho de 2014
México – Camarões, 1 – 0
Espanha – Holanda, 1 – 5
Chile – Austrália, 3-1
Sábado, 14 de Junho de 2014
Colômbia – Grécia, 17:00
Uruguai – Costa Rica, 20:00
Inglaterra – Itália, 23:00

Domingo, 15 de Junho de 2014
Costa do Marfim – Japão, 02:00
Suíça – Equador, 17:00
França – Honduras, 20:00
Argentina – Bósnia, 23:00
Segunda-feira, 16 de Junho de 2014
Alemanha – Portugal, 17:00
Irão – Nigéria, 20:00
Gana – Estados Unidos, 23:00
Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Bélgica – Argélia, 17:00
Rússia – Rep. Coreia, 23:00

ZAP / Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …