Holanda aplica a Espanha a maior goleada de sempre a uma campeã em título

Futebol 365

-

A Espanha sofreu esta sexta-feira a maior derrota de um campeão mundial em título na história da competição, ao ser goleada pela Holanda por 5-1, no encontro inaugural do Grupo B do Mundial 2014, tendo terminado o encontro a ouvir olés da assistência.

Em Salvador, na reedição da final do Mundial 2010, a Espanha foi a primeira a marcar, por Xabi Alonso, aos 27 minutos, na conversão de uma grande penalidade, mas a Holanda empatou ainda na primeira parte, por intermédio de Robin van Persie, aos 44.

Na segunda parte, Arjen Robben, aos 53 e 80, Stefan de Vrij, aos 64, e novamente Van Persie, aos 72, assinaram a vingança holandesa da final sul-africana, isolando a formação laranja na liderança do Grupo B enquanto aguarda o resultado do embate entre Chile e Austrália, marcado para as 18h em Cuiabá (23h em Lisboa).

As maiores derrotas de um campeão em título estavam em três golos de diferença e só em duas ocasiões, a primeira quando a RFA perdeu por 6-3 com a França, pela qual Just Fontaine marcou três, no jogo do bronze do Mundial de 1958.

Quarenta anos depois, em 1998, foi a vez de o Brasil perder por três golos, desta vez por 3-0, na final, com a anfitriã França… de novo os gauleses. Destaque para Zinedine Zidane, que bisou de cabeça na primeira parte, após cantos.

De resto, os campeões em título só haviam conhecido desaires por um ou dois golos de diferença.

A Espanha entrou assim, pelas piores razões, para a História, num dia em que sofreu também a sua segunda pior derrota de sempre em Mundiais, depois do 6-1, também no Brasil, frente aos canarinhos, a 13 de julho de 1950.

O conjunto de Vicente Del Bosque também tinha perdido o primeiro jogo do anterior Mundial (1-0 com a Suíça), encarrilando, depois, seis vitórias consecutivas, as últimas quatro por 1-0. Apenas sofreu dois golos, em sete jogos.

Programa da 1ª Jornada da fase de grupos:

Quinta-feira, 12 de Junho de 2014
Brasil – Croácia, 3-1
Sexta-feira, 13 de Junho de 2014
México – Camarões, 1 – 0
Espanha – Holanda, 1 – 5
Chile – Austrália, 3-1
Sábado, 14 de Junho de 2014
Colômbia – Grécia, 17:00
Uruguai – Costa Rica, 20:00
Inglaterra – Itália, 23:00

Domingo, 15 de Junho de 2014
Costa do Marfim – Japão, 02:00
Suíça – Equador, 17:00
França – Honduras, 20:00
Argentina – Bósnia, 23:00
Segunda-feira, 16 de Junho de 2014
Alemanha – Portugal, 17:00
Irão – Nigéria, 20:00
Gana – Estados Unidos, 23:00
Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Bélgica – Argélia, 17:00
Rússia – Rep. Coreia, 23:00

ZAP / Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …