“É um escândalo”. Procuradores pedem mais dois meses para acusar Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

Os procuradores do inquérito do caso que envolve José Sócrates solicitaram à Procuradora-Geral da República pelo menos mais dois meses para concluir a investigação, disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte ligada ao processo.

De acordo com uma fonte ligada ao processo, o pedido de prorrogação de prazo dirigido à PGR, Joana Marques Vidal, foi redigido pelo procurador Rosário Teixeira do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

A fonte esclareceu que a decisão de pedir prorrogação de prazo para conclusão do inquérito não resultou de qualquer reunião de procuradores hoje realizada no DCIAP e que a mesma já tinha sido decidida anteriormente.

Segundo o Público, a principal justificação do procurador para alargar o prazo em mais 60 dias é a de que ainda falta ao MP receber as respostas a pelo menos quatro cartas rogatórias enviadas às autoridades judiciais de quatro países: Singapura, Reino Unido, Suíça e Angola.

Em causa estão pedidos de elementos bancários considerados essenciais para fechar alguns circuitos financeiros que estão a ser reconstituídos pelos investigadores.

Escreve o jornal que o único pedido com uma “natureza diferente” foi aquele remetido às autoridades de Angola, que solicita a constituição de José Bernardo Pinto de Sousa, primo de Sócrates, como arguido.

“Uma pouca vergonha”

A defesa de Sócrates reagiu de imediato ao pedido do procurador Rosário Teixeira, considerando que é “uma pouca vergonha” e que “ultrapassa todas as marcas”.

Isto é um escândalo, ultrapassa todas as marcas. É um abuso que está a ser cometido à frente de todos os portugueses”, afirmou um membro da defesa ao Diário de Notícias.

Em declarações ao Público, o advogado Pedro Delille considera ainda este pedido uma “pouca vergonha absolutamente inaceitável” e referiu que pondera mesmo apresentar uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

“Em vez de reconhecer que não tem provas e ter a decência de arquivar o processo, o Ministério Público anda nesta brincadeira. Penso que já ninguém leva a sério esta investigação”, acrescenta.

A Procuradora-Geral da República tinha imposto ao Ministério Público a data de 17 de Março, ou seja, esta sexta-feira, como o limite para a dedução de acusação. No entanto, a defesa do ex-primeiro-ministro alega que o prazo do inquérito já terminou e que está à espera do despacho de arquivamento do processo.

Esta quarta-feira foram interrogados a ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, e Diogo Gaspar Ferreira, ex-presidente da empresa gestora do empreendimento Vale do Lobo.

Na “Operação Marquês”, o ex-primeiro-ministro está indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, num processo que investiga crimes económico-financeiros e que tem 25 arguidos: 19 pessoas e seis empresas, quatro das quais do Grupo Lena.

Entre os arguidos estão Armando Vara, ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos e antigo ministro socialista, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista de Sócrates, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, ex-administradores da PT, Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro e o empresário luso-angolano Hélder Bataglia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Os políticos que tirem daqui a ilação, de que não devem retirar benefícios aos procuradores…
    O eis ministro atreveu-se a isso e deu no que deu…
    Mas é porque os tais países em quase 4 anos, ainda não tiveram tempo para responder às cartas, está justificado o adiamento… Cá por mim dou-me por satisfeito…
    Esta gente não tem limites para atingir fins…

    • Sem duvida.
      Isto é uma palhaçada. Será que ainda ninguém percebeu isto?
      Para os “justiceiros” da treta isto é tudo normal. Tiro o chapéu ao CM pela “brilhante” lavagem cerebral que fez a este povinho.
      Sabe o que lhe digo amigo Catramolho, só fico mesmo fodi.. é porque no fim, eu, o senhor e muitos outros, vamos ter de contribuir para a pagar a indemnização brutal que, com direito, vai ter de receber, á conta da estupidez e imbecilidade deste povinho.

  2. Escândalo??’ Escândalo foi o que esta gentalha andou a roubar durante décadas, isso é que é um escândalo.
    Este sr é muito inteligente só é pena que o seja para o mal.
    TODOS que roubaram o povo português deviam de ser depenados, ficarem SEM NADA…
    Este é como o Vale e Azevedo até a sonhar mente.

  3. Se eu não tivesse visto na tv o desenrolar desta miserável novela, até diria q o Sr. Sócrates é um pobre coitado vitima do sistema, atirem com esse ladrão corrupto para umas masmorras e deixem no la apodrecer, confisquem TUDO o que ele tem, vendam e distribuam o dinheiro a quem foi roubado, igual receita para o Salgadinho, carlos santos silva, joaquima barroca e companhia….

  4. Se eu não tivesse visto na tv o desenrolar desta miserável novela, até diria q o Sr. Sócrates é um pobre coitado vitima do sistema, atirem com esse ladrão corrupto para umas masmorras e deixem no la apodrecer, confisquem TUDO o que ele tem, vendam e distribuam o dinheiro a quem foi roubado, igual receita para o Salgadinho, carlos santos silva, joaquim barroca e companhia….

  5. Os advogados fazem o papel deles, estão a ser principescamente pagos para dizerem e fazerem o que fazem, incluindo aquelas conferências de imprensa roçando o ridículo. Todos temos direito a ter uma opinião em função do que lemos, do que ouvimos e sobretudo do que não se desmente. A luta de Sócrates é com os prazos procurando o arquivamento do processo. Nega que o dinheiro seja dele e que todos os milhões que se movimentaram são ou do seu primo ou de Carlos Santos Silva que depois generosamente o colocou à sua disposição. Quem lê isto parece que Carlos Santos Silva detinha todo o poder para ser pago e o dinheiro lhe chover nas contas sem qualquer motivo. Nesta versão Não era Salgado o Dono Disto Tudo mas sim Carlos Santos Silva que ninguém sabia quem era… Apenas estranho que haja quem acredita nisto, ou então são paus mandados pagos, como eram os blogs e os livros, para confundir a opinião pública.

  6. Bitaite e companhia? A vossa cegueira vai até onde? Ele não se importaria que vocês pagassem a pena dele…. Ofereçam-se e em vez dele vão voçes cumprir a pena do vosso santo
    Era um ato belo! Nobre! Tal como o vosso Sócrates…. Pensem nisso!

    • Acredito que haja gente neste país bem pior que o Sócas… Só que calhou a ele ser o bode expiatório, pois pisou os calos de muita gente.
      E não se esqueçam, somos todos inocentes até prova em contrário.

    • Pois Enzo, quando chegar a hora de sermos chamados a pagar a indemnização, talvez possa pagar a minha parte. Que tal? Pense nisso.

  7. ” É um escândalo” realmente é um escândalo esse Sr.ex-1º ministro ainda não estar preso, só num país como Portugal, admite que corruptos de “colarinho branco” continuem a roubar o país (e o povo é que paga), usando esquemas e labirintos para não serem detectados e poderem fugirem às investigações.
    Nem um Sherlock Holmes na sua melhor forma, consegue desvendar esta roubalheira montada por estes crápulas. Até quando vamos continuar a ouvir falar nestes bandidos e ainda ninguém foi preso.
    O país precisa de gente competente para o governar e não gente para se governar, como tem acontecido.

  8. Oh! Sr. José Gomes, então ninguém foi preso? Ora essa? Esses senhores com “s” pequeno não tiveram tempo de mandar as cartas rogatórias mais cedo? Irra que é demais.O abuso do M.P. não tem limites. Então o Senhor Carlos Silva não pode ter dinheiro, porquê? Não tem empresas que trabalharam na construção civil e ganharam mais concursos públicos no tempo do Passos Coelho do que em qualquer outro governo? Não tem os seus negócios de compra e venda de propriedades? Com esse critério têm que constituir como arguidos num processo que inventem (e que prolonguem no tempo), até prenderem todos os empresários que se esforcem, para que as suas empresas tenham os seus lucros e as suas mais-valias para voltarem a investir, ou para emprestarem a amigos de infância para os ajudarem a seguir em frente. já não há valores, este mundo está perdido. As pessoas são egoístas até à medula, e se alguém sobressai desse parâmetro é porque não é normal. O meu pai ensinou-me ” para Amigos” mãos rotas” . Até parece impossível as pessoas serem tão vulneráveis que absorvem tudo o que a muito má comunicação social lhes transmite e lhes faz lavagens cerebrais.

    • “não tiveram tempo de mandar as cartas rogatórias mais cedo?”… vc sabe quando foram enviadas? Ora Maria… vc é + uma alienada…

  9. Como é fácil acusar e condenar na praça pública.
    Não estou convicta da culpa ou da inocência.
    No entanto, se quando foi preso já havia fortes indícios porque é que até ao momento não foi acusado ou ilibado ???
    Nada justifica esta demora.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …