Ucrânia prepara retirada de tropas e famílias da Crimeia

Michael / Wikimedia

-

A Ucrânia está a preparar um plano de retirada dos militares ucranianos e das respetivas famílias que ainda permanecem na república autónoma da Crimeia, divulgou hoje o secretário do conselho de segurança nacional e de defesa, Andrii Paroubii.

“Elaborámos medidas para que os militares e os membros das respetivas famílias que estão na Crimeia possam chegar rapidamente ao território continental da Ucrânia”, afirmou o representante, durante uma conferência de imprensa, após uma reunião do conselho de ministros.

O responsável ucraniano indicou que Kiev pretende organizar exercícios militares conjuntos com os aliados defensores da sua independência, como foi o caso dos Estados Unidos e do Reino Unido, que garantiram a soberania territorial da Ucrânia quando a ex-república soviética renunciou em 1994 ao seu arsenal nuclear.

“Apelámos à organização na Ucrânia de exercícios comuns do exército ucraniano e dos nossos aliados garantes da segurança da Ucrânia”, disse Andrii Paroubii.

O representante anunciou igualmente que a Ucrânia decidiu sair da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), organização que reúne 11 ex-repúblicas soviéticas e liderada pela Rússia.

“Foi decidido iniciar o processo de saída da CEI”, declarou o secretário do conselho de segurança nacional e de defesa.

O acordo que estabeleceu a CEI foi assinado a 08 de dezembro de 1991 entre a Rússia, a Ucrânia e a Bielorrússia.

O responsável avançou ainda que a Ucrânia decidiu introduzir um regime de vistos para os cidadãos russos.

“Demos instruções ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para introduzir um regime de visto com a Rússia”, indicou.

Estas medidas das autoridades de Kiev foram anunciadas um dia depois do Presidente russo, Vladimir Putin, ter assinado um tratado bilateral para a integração da Crimeia na Federação Russa.

A república autónoma da Crimeia, um território no sul da Ucrânia e de população maioritariamente russa, está no centro da tensão entre Moscovo e Kiev desde a destituição, em fevereiro, do presidente ucraniano Viktor Ianukovich, considerado pró-russo.

As autoridades locais da península autónoma recusaram reconhecer o novo Governo de Kiev e referendaram, no domingo passado, uma união com a Rússia, apoiada por 96,77% dos votantes.

A república da Crimeia e a cidade de Sebastopol foram palco nas últimas 24 horas de incidentes em três bases militares ucranianas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …