Ucrânia: quase mil pessoas mortas desde o cessar-fogo em setembro

snamess / Flickr

-

Cerca de mil pessoas foram mortas desde a entrada em vigor do cessar-fogo no leste da Ucrânia, a 5 de setembro, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Entre 5 de setembro e 18 de novembro, foram mortas 957 pessoas (838 homens e 119 mulheres), com uma média de 13 mortes por dia, indicou o sétimo relatório sobre a situação dos direitos humanos na Ucrânia.

O número de deslocados internamente também “aumentou fortemente, passando de 257.489 em 18 de setembro para 466.829 em 19 de novembro”.

“A lista de vítimas continua a crescer. Civis, incluindo mulheres, crianças, minorias e grupos vulneráveis continuam a sofrer as consequências do impasse político na Ucrânia”, disse o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, citado no comunicado da ONU.

Contando as 298 pessoas que morreram em julho no voo MH17 da Malaysian Airlines – que foi derrubado no leste da Ucrânia, a zona de conflito armado entre o Governo ucraniano e os separatistas pró-russos – o número global de mortes desde meados de abril é de 4.317, segundo a ONU.

Cerca de 1.200 mortos são soldados ucranianos, enquanto 1.700 civis e membros dos grupos armados foram mortos em Donetsk, incluindo 22 crianças, e mais de 850 civis e rebeldes morreram em Lugansk, incluindo 14 crianças, de acordo com o documento.

No total, 9.921 pessoas ficaram feridas na região do conflito.

“Esta é uma “estimativa conservadora”, referiu o relatório, acrescentando que “o atual número real de mortes pode ser muito maior”.

O documento da ONU descreveu a situação no leste da Ucrânia como “um colapso total da lei e da ordem”, ocorrendo diversas violações dos direitos humanos e possíveis “crimes de guerra”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

AstraZeneca entregou 10% das vacinas. Depois de Itália, França e Alemanha admitem bloquear exportações

A presidente da Comissão Europeia avisou esta segunda-feira que outros países poderão seguir o exemplo da Itália e bloquear as exportações de vacinas da covid-19 e disse esperar um reforço na entrega pelas farmacêuticas no …

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …