Ucrânia: quase mil pessoas mortas desde o cessar-fogo em setembro

snamess / Flickr

-

Cerca de mil pessoas foram mortas desde a entrada em vigor do cessar-fogo no leste da Ucrânia, a 5 de setembro, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Entre 5 de setembro e 18 de novembro, foram mortas 957 pessoas (838 homens e 119 mulheres), com uma média de 13 mortes por dia, indicou o sétimo relatório sobre a situação dos direitos humanos na Ucrânia.

O número de deslocados internamente também “aumentou fortemente, passando de 257.489 em 18 de setembro para 466.829 em 19 de novembro”.

“A lista de vítimas continua a crescer. Civis, incluindo mulheres, crianças, minorias e grupos vulneráveis continuam a sofrer as consequências do impasse político na Ucrânia”, disse o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, citado no comunicado da ONU.

Contando as 298 pessoas que morreram em julho no voo MH17 da Malaysian Airlines – que foi derrubado no leste da Ucrânia, a zona de conflito armado entre o Governo ucraniano e os separatistas pró-russos – o número global de mortes desde meados de abril é de 4.317, segundo a ONU.

Cerca de 1.200 mortos são soldados ucranianos, enquanto 1.700 civis e membros dos grupos armados foram mortos em Donetsk, incluindo 22 crianças, e mais de 850 civis e rebeldes morreram em Lugansk, incluindo 14 crianças, de acordo com o documento.

No total, 9.921 pessoas ficaram feridas na região do conflito.

“Esta é uma “estimativa conservadora”, referiu o relatório, acrescentando que “o atual número real de mortes pode ser muito maior”.

O documento da ONU descreveu a situação no leste da Ucrânia como “um colapso total da lei e da ordem”, ocorrendo diversas violações dos direitos humanos e possíveis “crimes de guerra”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vaiado em Boticas, Galamba diz que foi obrigado a dar concessão de exploração de lítio

Depois de ter sido recebido com protestos em Boticas, devido à exploração do lítio, o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, assegurou que o Governo foi obrigado a dar a concessão, em …

Juventus quer esquecer drama com Ronaldo, mas colegas esperam pedido de desculpas

A Juventus vai reunir-se com Cristiano Ronaldo para resolver a situação da forma mais pacífica possível. Os colegas de equipa esperam um pedido de desculpas do português. A novela de Cristiano Ronaldo no último jogo da …

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …