Ucrânia: quase mil pessoas mortas desde o cessar-fogo em setembro

snamess / Flickr

-

Cerca de mil pessoas foram mortas desde a entrada em vigor do cessar-fogo no leste da Ucrânia, a 5 de setembro, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Entre 5 de setembro e 18 de novembro, foram mortas 957 pessoas (838 homens e 119 mulheres), com uma média de 13 mortes por dia, indicou o sétimo relatório sobre a situação dos direitos humanos na Ucrânia.

O número de deslocados internamente também “aumentou fortemente, passando de 257.489 em 18 de setembro para 466.829 em 19 de novembro”.

“A lista de vítimas continua a crescer. Civis, incluindo mulheres, crianças, minorias e grupos vulneráveis continuam a sofrer as consequências do impasse político na Ucrânia”, disse o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, citado no comunicado da ONU.

Contando as 298 pessoas que morreram em julho no voo MH17 da Malaysian Airlines – que foi derrubado no leste da Ucrânia, a zona de conflito armado entre o Governo ucraniano e os separatistas pró-russos – o número global de mortes desde meados de abril é de 4.317, segundo a ONU.

Cerca de 1.200 mortos são soldados ucranianos, enquanto 1.700 civis e membros dos grupos armados foram mortos em Donetsk, incluindo 22 crianças, e mais de 850 civis e rebeldes morreram em Lugansk, incluindo 14 crianças, de acordo com o documento.

No total, 9.921 pessoas ficaram feridas na região do conflito.

“Esta é uma “estimativa conservadora”, referiu o relatório, acrescentando que “o atual número real de mortes pode ser muito maior”.

O documento da ONU descreveu a situação no leste da Ucrânia como “um colapso total da lei e da ordem”, ocorrendo diversas violações dos direitos humanos e possíveis “crimes de guerra”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …