EUA acusam Rússia de ter plano para ocupar Ucrânia

csis_er / Flickr

Samantha Power, embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas

A embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU),  Samantha Power, acusou esta quarta-feira o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, de prosseguir um “plano de ocupação” da Ucrânia, com as suas últimas ações.

“A situação atual é perigosa”, disse Samantha Power, durante uma sessão do Conselho de Segurança dedicada ao conflito na Ucrânia, cujo presidente disse que os separatistas estavam a ser apoiados por mais de nove mil militares russos.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, dissera antes, durante uma intervenção no Fórum Económico Mundial, que decorre em Davos, na Suíça, que a intensificação dos combates, depois de um apaziguamento no último mês, foi desencadeada por uma nova infusão de tropas e armas russas.

Power acusou Moscovo de renegar um compromisso para reduzir a intensidade do conflito.

“Vamos tirar o véu do plano de paz de Putin e chamá-lo pelo que realmente é: um plano de ocupação russo“, disse Power.

“A Rússia continua a treinar, equipar e combater ao lado dos separatistas na Ucrânia Oriental”, acrescentou.

A embaixadora adiantou que desde o último encontro do Conselho em Ucrânia, em novembro, cerca de 800 pessoas foram mortas no leste do país.

O embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, por seu turno, disse que “a parte ucraniana violou o acordo (de paz) de Minsk, ao reforçar a sua presença militar no leste do país”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …