Dez mortos e 13 feridos por rocket que atingiu autocarro no leste da Ucrânia

Pelo menos 10 pessoas morreram esta terça-feira e outras 13 ficaram feridas quando um rocket atingiu um autocarro que circulava junto a um posto de controlo das forças ucranianas na região rebelde de Donetsk, no leste da Ucrânia.

Crise na Ucrânia

O autocarro circulava nas proximidades do posto de controlo de Volnovaja, informou Elena Maliutina, assessora de imprensa do governo regional de Donetsk, leal a Kiev.

Viacheslav Abroskin, chefe da polícia regional de Donetsk, disse que o ataque foi realizado pelos separatistas pró-russos e tinha como alvo o posto de controlo das forças ucranianas junto a Volnovaja, a 50 quilómetros de Donetsk, controlada pelos rebeldes.

O responsável policial indicou que o “ataque com artilharia contra um posto de controlo das forças da ordem ucranianas” foi lançado cerca das 14h30 (12h30 em Lisboa).

Os separatistas negaram o seu envolvimento no ataque, referindo que “o posto ucraniano de Volnovaja se encontra numa zona fora do alcance” da artilharia da autoproclamada República Popular de Donetsk.

Kiev e os separatistas voltaram hoje a acusar-se mutuamente de violarem a trégua acordada a 9 de dezembro.

Os rebeldes assinalaram que “nas últimas 24 horas se registaram 66 violações das tréguas” por parte das tropas governamentais, enquanto Kiev referiu 84 violações por parte das milícias pró-russas.

Perto de cinco mil pessoas morreram nas regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk desde meados de abril de 2014, quando eclodiu na região uma rebelião pró-russa contrária à mudança de poder em Kiev.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Que venha praga que limpe esta merda de gente." PAN repudia declarações de ex-dirigente

A publicação de uma ex-dirigente do PAN no Facebook está a gerar uma onda de revolta e já levou o Partido Pessoas Animais Natureza a "repudiar" o seu conteúdo. Em causa está o desabafo "que …

Há escolas fechadas neste início de ano letivo e o problema é o mesmo: falta de funcionários

No arranque do ano letivo, há escolas encerradas no país. O Governo garante que haverá novos funcionários nas escolas ainda durante o mês de setembro.  Segundo avança a Rádio Renascença na manhã desta segunda-feira, há escolas …

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …

CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens. "Temos uma proposta muito forte para o …

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …