Dez mortos e 13 feridos por rocket que atingiu autocarro no leste da Ucrânia

Pelo menos 10 pessoas morreram esta terça-feira e outras 13 ficaram feridas quando um rocket atingiu um autocarro que circulava junto a um posto de controlo das forças ucranianas na região rebelde de Donetsk, no leste da Ucrânia.

Crise na Ucrânia

O autocarro circulava nas proximidades do posto de controlo de Volnovaja, informou Elena Maliutina, assessora de imprensa do governo regional de Donetsk, leal a Kiev.

Viacheslav Abroskin, chefe da polícia regional de Donetsk, disse que o ataque foi realizado pelos separatistas pró-russos e tinha como alvo o posto de controlo das forças ucranianas junto a Volnovaja, a 50 quilómetros de Donetsk, controlada pelos rebeldes.

O responsável policial indicou que o “ataque com artilharia contra um posto de controlo das forças da ordem ucranianas” foi lançado cerca das 14h30 (12h30 em Lisboa).

Os separatistas negaram o seu envolvimento no ataque, referindo que “o posto ucraniano de Volnovaja se encontra numa zona fora do alcance” da artilharia da autoproclamada República Popular de Donetsk.

Kiev e os separatistas voltaram hoje a acusar-se mutuamente de violarem a trégua acordada a 9 de dezembro.

Os rebeldes assinalaram que “nas últimas 24 horas se registaram 66 violações das tréguas” por parte das tropas governamentais, enquanto Kiev referiu 84 violações por parte das milícias pró-russas.

Perto de cinco mil pessoas morreram nas regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk desde meados de abril de 2014, quando eclodiu na região uma rebelião pró-russa contrária à mudança de poder em Kiev.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …