/

Trump vence na Carolina do Sul e reforça candidatura republicana

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trump

O bilionário Donald Trump voltou a destabilizar o sistema político clássico norte-americano, impondo-se nas primárias republicano do estado de Carolina do sul.

Donald Trump venceu as primárias do estado da Carolina do Sul para a nomeação como candidato do partido às presidenciais de 8 de novembro deste ano, com 33% dos votos, contra os 22,5% obtidos pelo seu adversário directo, Marco Rubio, e os 22,2% de Ted Cruz.

A derrota arrasadora de Jeb Bush, com 7,8%, marcou já a desistência do candidato, ex-governador da Florida, irmão e filho dos ex-presidentes George W. Bush e George H.W. Bush, e que há um ano era dado como o principal favorito à nomeação republicana.

O bom resultado de Rubio, depois do 5º lugar em New Hampshire, fortalece a sua ambição de se consolidar como o candidato da área moderada republicana.

Com a desistência de Bush, o senador da Florida livra-se de um concorrente importante na mesma área, e seu antigo mentor político.

“Esta eleição transformou-se numa corrida a três pessoas, e vamos ganhar a nomeação”, disse Rubio.

Ted Cruz, que venceu no Iowa, e que tem um discurso insurgente que apela às bases mais conservadoras do partido, especialmente do eleitorado cristão, disse depois de conhecer os resultados que é “o único candidato que até agora ganhou e pode ganhar a Donald Trump”.

Mas para já, é o fenómeno Donald Trump que se está impor, contra os políticos tradicionais e a opinião da imprensa norte-americana, que apostava em Jeb Bush ou Ted Cruz como candidatos com maior probabilidade de se apresentar às eleições pelo lado republicano a 8 de novembro.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.