Mais um membro republicano do Colégio Eleitoral recusa votar em Trump

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

Mais um membro republicano do Colégio Eleitoral do Texas assegurou que não vai votar pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, uma semana depois de o eleitor Art Sisneros renunciar para evitar votar no empresário.

Num artigo publicado no jornal The New York Times, Christopher Suprun afirmou que os ataques do Presidente eleito à Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que protege as liberdades de religião e expressão, e ao processo eleitoral norte-americano o fizeram mudar de opinião.

“Estou aqui para eleger um Presidente, não um rei”, assinalou o republicano, um dos 38 eleitores do Texas, sublinhando que Donald Trump carece da experiência necessária em política externa para ser chefe de Estado dos Estados Unidos.

Na semana passada, outro membro do Colégio Eleitoral do Texas, Art Sisneros, renunciou ao cargo de eleitor para evitar votar no Presidente eleito.

Os norte-americanos não elegem diretamente o Presidente do país, mas delegam essa função em 538 grandes eleitores que, em seu nome, votam nos 50 estados do país e no distrito de Columbia (sede da capital).

O Colégio Eleitoral, que também escolhe o vice-presidente, foi criado em 1787 pelos autores da Constituição, depois de terem descartado a eleição direta por voto popular, para proteger os estados mais pequenos do poder dos maiores.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …

UEFA decide: Ligas europeias têm até 3 de agosto para terminarem

As principais ligas europeias de futebol têm até ao dia 3 de agosto para encerrar a atual época, tendo a UEFA deixado nas mãos de cada federação a decisão de retomar ou dar por terminados …

Bloco Central (e direita) adiam discussão de iniciativas sobre a covid-19

Esta quarta-feira, ficou decidido que o Parlamento só irá discutir e votar esta quinta-feira os três diplomas do Governo no âmbito do combate ao novo coronavírus, ficando assim adiadas todas as propostas dos outros partidos, …

Parlamento aprova renovação do estado de emergência. IL votou contra

O decreto do Presidente da República que prolonga o estado de emergência até ao final do dia 17 de abril foi aprovado, esta quinta-feira, no Parlamento. De acordo com a rádio TSF, a renovação do estado …