Luis Forra / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates
Os ex-governantes socialistas Teixeira dos Santos, Carlos Costa Pina, Fernando Serrasqueiro e Paulo Campos vão depor como testemunhas do arguido José Sócrates. Um dos homens mais ricos do mundo vai também ser ouvido na Operação Marquês
Caso José Sócrates
-
3 Dezembro, 2019 Maria de Lurdes Rodrigues nega ter sido pressionada por Sócrates
-
2 Dezembro, 2019 Testemunha arrolada por Sócrates serve de “trunfo” para a acusação
De acordo com um despacho do juiz de instrução Ivo Rosa, a que a Lusa teve acesso, o ex-primeiro-ministro José Sócrates pediu que fossem inquiridas nesta fase processual dez testemunhas, tendo sido admitidas cinco.
Entre elas estão o ex-ministro das Finanças do seu Governo Teixeira do Santos, os ex-secretários de Estado Carlos Costa Pina, Fernando Serrasqueiro e Paulo Campos, e o antigo presidente do BCP Carlos Santos Ferreira. Acusado de 31 crimes económico-financeiros, José Sócrates pediu também para ser ouvido na fase de instrução.
Tanto Sócrates como o ex-ministro e administrador da CGD Armando Vara invocaram a nulidade sobre a distribuição do processo Operação Marquês ao juiz Carlos Alexandre no dia 9 de setembro de 2014. Quanto a esta questão, Ivo Rosa no despacho, datado de quarta-feira, indefere, por agora, por considerar irrelevante para os fins da instrução.
A Carlos Santos Silva, apontado pela acusação como sendo o testa-de-ferro de José Sócrates, o magistrado admitiu como testemunhas os inspetores tributários Luis Flora e Paulo Silva, tendo agendado a inquirição para 27 de maio de 2019, e indeferiu que fossem chamados a depor dois inspetores do Ministério Público e vários membros da Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária.
No seguimento do pedido de instrução de Carlos Santos Silva, o juiz decidiu solicitar ao processo Monte Branco a junção aos autos da Operação Marquês de todas as informações dos órgãos de polícia criminal e de todas as promoções do MP, bem como de todas as autorizações judiciais relativas a interseções telefónicas que diretamente se refiram ao empresário.
Carlos Santos Silva pediu ainda a nulidade da chamada averiguação preventiva (pré-inquérito), alegando intromissão na vida privada, ausência de controlo do MP e não exportação de toda a prova para a fase de inquérito.
Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates, invocou no pedido de instrução a nulidade da acusação por falta de fundamentação e por ininteligibilidade. O juiz marcou o interrogatório da arguida para 25 de fevereiro de 2019 e para dias 26 e 27 a inquirição de cinco testemunhas. Já José Paulo Pinto de Sousa, primo do ex-primeiro-ministro, vai ser ouvido em 28 de fevereiro.
Quanto ao arguido Henrique Granadeiro, antigo presidente da Portugal Telecom, o juiz também designou as datas para a inquirição de 15 testemunhas e acedeu a que fosse notificada a PHAROL SGPS S.A. para que, no prazo de 20 dias, junte aos autos as atas e anexos das reuniões do conselho de administração, da comissão executiva e da assembleia-geral da PT SGPS entre 2006 e 2014.
Segundo a SIC Notícias, o juiz Ivo Rosa autorizou o pedido de Henrique Granadeiro para inquirir Carlos Slim, o sexto homem mais rico e poderoso do mundo e magnata mexicano das telecomunicações.
O empresário mexicano Carlos Slim, o rei Midas das telecomunicações, foi considerado o homem mais rico do mundo em 2010. É conhecido no México e em todo o mundo devido à sua habilidade em transformar empreendimentos decadentes em companhias saudáveis e lucrativas.
Granadeiro quer que Slim dê explicações sobre os anos em que foi acionista da PT e votou contra a OPA da Sonae. O magistrado recusou, no entanto, a inquirição do colega Carlos Alexandre.
Por seu turno, o empresário luso-angolano Helder Bataglia alega, no pedido de abertura de instrução, que a lei penal portuguesa não é competente para o sancionamento dos alegados factos da acusação – branqueamento de capitais – e que estes foram arquivados pelas autoridades angolanas.
Este argumento levou o juiz a pedir às autoridades angolanas, via carta rogatória, cópia do despacho de arquivamento e, através da Autoridade Tributária portuguesa, saber a partir de que data Helder Bataglia deixou de ser residente fiscal em Portugal.
No mesmo despacho, tendo em conta um pedido do MP, o juiz Ivo Rosa decidiu dar cinco dias a José Sócrates para este informar se aceita ser nomeado fiel depositário das obras de arte que lhe foram apreendidas durante as buscas.
O inquérito Operação Marquês culminou na acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – e está relacionado com a alegada prática de quase duas centenas de crimes de natureza económico-financeira.
ZAP // Lusa
O trabalho do Carlos Alexandre tem tanto peso para a incriminação do “ingineiro” que ele até o quer anular.
Não iam defende-lo esta é p/ rir ou chorar? Todas essas personagens beneficiaram c/ os atos de corrupção e ladroagem deste sr e de todos os outros q circularam e continuam a gravitar á sua volta. PARASITAS.
subscrevo
Acabem com essa despesa que já sabemos vai ser tudo anulado.A chulagem com este ivo,já se sabe o que é.Tenho vergonha de ser portugues
Hó meu general, a patria acima de tudo.
Justiça portuguesa!!! Acabem com isto rápido. Está a ficar caro. O dinheiro desviado não vai chegar….
Seja feita justiça. Ficamos todos a ganhar.
O PS está a minar tudo para que este grande corrupto seja perdoado pelos milhões que meteu ao bolso.
Ex-governantes, atuais governantes e futuros governantes. Querem uma aposta? Eles defendem-se todos uns aos outros!!
Aí estão o os chuchas no seu melhor!
O Sr. Costa muda a PGR, entra o Sr. Ivo (sabe-se lá como, porque nem nem para o gamanço dos shampoos no Lidl ele serve) e o Sr. Eng (que não pertence a nenhuma ordem) e os amigos todos vão sair a rir e ainda lhes vamos pagar uma indemnização!
Será ninguém reparou que fora o timoneiro (agora é o vice… que não sabia de nada…) estamos como uma equipa quase igual à que nos meteu no buraco!
Aí vamos nós outra vez…, mas desta vez a FP vai com os bolsos mesmo cheios!
Invejoso e ressabiado!!!!
Que acabem com os chulos neste país tenho vergonha de ser portuguesa porque não me revejo nestes chulos nem fiquei rica a roubar
Então foi a fazer o quê ???…
quem vai fazer a vaquinha para esses canalhas ficarem com o bolço mais rechiado? isto é mesmo um país das bananas
Lamentavelmente começo a entender a justiça popular…
Bando de parasitas!!!
Telenovela à rede de esgoto globobosta!!!!
mafia internacional socialista , chaves fidel lula oberdrecht lavajacto operação marques podemos luis zapatero Rafael correa ate o vaticano
Oliveira e Costa, Duarte Lima (o assassino dizem os brasileiros!!), Dias Loureiro, Arlindo de carvalho, José Neto, Passos Coelho, Relvas, Cavaco, Portas, Portucale, Tecnoforma, Migielito Vistos Gold Macêdo, bolsonaro e outros “artistas” da mafia interncional da direita pêpêdista.
é pena o doutor Salazar, não estar para punir todos estes senhores, era o unico que os conseguia parar
os fortes estão vasios e arruinados
Futuramente devemos ficar atentos aos SINAIS EXTERIORES DE RIQUEZA do sr IVO???????? Ou também terá um daqueles amigos que pagam tudo e mais alguma coisa com “fotocópias, daquelas que eu gosto”….
Só esta notícia é uma grande novela. Desconheço as capacidades intelectuais dos funcionários envolvidos mas para absorver todo o processo ainda vai ser preciso lecionar o caso nas universidades de direito. Não compreendo os mega processos, deviam ser proibidos. É só pegar no crime mais grave e condenar, o resto é acessório. Mas talvez todo o processo seja só palha… sem agulha.