Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que a Coreia do Norte vai abdicar das armas que possui.

A Coreia do Norte vai suspender os testes nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais e irá desmantelar as instalações nucleares no Norte do país “a partir do dia 21 de Abril”, este sábado, anunciou Pyongyang através da KCNA – a agência de notícias oficial do regime.

O anúncio acontece dias antes de o líder norte-coreano Kim Jong-un se encontrar com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in numa localidade fronteiriça para uma rara cimeira entre os dois países que tem por objetivo resolver a disputa nuclear com Pyongyang.

A decisão da Coreia do Norte foi tomada numa reunião do Comité Central do partido no poder, que acordou discutir “um novo período” de políticas no país. O país disse estar a mudar o foco da sua política nacional e concentrado em melhorar a sua economia.

A decisão não manifesta uma vontade expressa de Kim Jong-un de se desfazer das armas nucleares que já tem, mas Donald Trump e os países aliados dos norte-americanos na região mostraram-se satisfeitos, salienta o Público.

“Isto são óptimas notícias para a Coreia do Norte e para o mundo – grande progresso! Estou ansioso pelo nosso encontro”, escreveu o Presidente dos Estados Unidos no Twitter. Trump fez referência à reunião que, por sua iniciativa, pode juntar um líder da Coreia do Norte e um chefe de Estado norte-americano à mesma mesa pela primeira vez na história.

Um porta-voz do Presidente da Coreia do Sul afirmou que este gesto de Kim irá ajudar a “amenizar a situação” na Península coreana, além de “contribuir para criar um ambiente muito positivo” para as negociações de paz.

Esta quinta-feira, Moon Jae-in afirmou que Kim deixou de exigir a retirada das tropas norte-americanas na região em troca da desnuclearização da Coreia do Norte. Esta hipótese será discutida entre os Presidentes das Coreias, num encontro agendado para a próxima semana (o primeiro encontro entre as duas Coreias em mais de uma década).

No entanto, esta hipótese foi recebida com cautela pelos EUA e Japão, escreve o mesmo jornal que a encaram, juntamente com a suspensão dos ensaios nucleares e balísticos, como uma tática ponderada por Kim Jong-un.

Isto é, mostrando publicamente vontade em abdicar de algumas exigências historicamente intocáveis ao regime, a Coreia do Norte pode estar a empurrar os EUA para um acordo de paz, antes de renunciar ao equipamento e tecnologia militar.

Kim justifica a suspensão dos testes com o facto de Pyongyang já ter comprovado a sua capacidade militar, afirmando que “o local de testes nucleares a Norte já completou a sua missão”.

O Japão afirma que esta suspensão não é suficiente. O ministro da Defesa japonês apelou à manutenção da pressão internacional sobre Kim Jong-un. “A comunidade internacional espera que a Coreia do Norte renuncie a todas as armas de destruição maciça de forma totalmente demonstrável e irreversível”, defendeu Itsunori Onodera.

Em novembro de 2017, um ensaio da Coreia do Norte provou que o regime é capaz de atingir qualquer ponto do território dos EUA, de acordo com os cálculos do Comando do Pacífico dos Estados Unidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E já não faltam por aí ignorantes a querer dar mérito ao Trump por causa disto. Então quer dizer, enquanto Trump o ameaçou com “fogo e fúria” e com porta-aviões na costa da Coreia e marimbou completamente no Trump e continuou a desenvolver o seu armamento até ter bombas que chegam aos EUA. Agora que tem o que queria e por sua livre vontade abandona OS TESTES… Andam por aí uns patetinhas a dizer que foi com medo do Trump.

    Só me faz lembrar aqueles ratos que pensam que o gato está a fugir deles, sem repararem no Rotweiller que está atrás mesmo atrás deles.

  2. Certamente o rapazola já deve ter sido informado da sorte do Sadam e da do Kadafi e decidiu voltar atrás ou então andará a descobrir nova tentativa de diversão, em todo o caso se for verdade o que vem na notícia será bom para todos certamente a começar pelo miserável povo norte-coreano.

RESPONDER

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …