O encontro histórico entre as duas Coreias já tem data: 27 de abril

Yonhap / EPA

Os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul vão reunir-se a 27 de abril, em zona de fronteira, para discutir a desnuclearização da península, anunciaram, esta quinta-feira, altos responsáveis sul-coreanos.

As mesmas fontes adiantaram também que as duas Coreias vão encontrar-se a 4 de abril para uma reunião preparatória na qual vão discutir o protocolo, a segurança e a cobertura jornalística.

A cimeira vai decorrer na Peace House, um pavilhão do lado sul da Zona de Segurança Conjunta.

O anúncio foi feito depois de uma reunião entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte em Panmunjom, na zona desmilitarizada entre os dois países, destinada a preparar a cimeira, a terceira entre líderes coreanos em seis décadas, em que será discutida a desnuclearização da península.

A delegação sul-coreana na reunião foi liderada por Cho Myoung-gyon, ministro da Unificação, enquanto os norte-coreanos foram representados por Ri Son-gwon, chefe da agência para assuntos intercoreanos.

A cimeira de abril vai anteceder a que Kim Jong-un manterá em maio com o presidente dos EUA, Donald Trump.

Esta reunião de alto nível é a mais recente de uma série de encontros entre os dois países vizinhos, iniciados durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Golfinhos machos "cantam" juntos para seduzir fêmeas

Um novo estudo científico sugere que os golfinhos machos "cantam" todos juntos, de forma síncrona, para seduzirem as fêmeas a ter relações sexuais. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram várias gravações de "pops" — …

Na Etiópia, os apagões da Internet afetam a vida de milhares de pessoas

A Internet desempenha um papel decisivo na transformação da vida de milhares de etíopes e é por isso que as paralisações têm um enorme impacto económico.  Entre janeiro e o final de março, os habitantes da …

É urgente moldar as áreas urbanas de África para suportar futuras pandemias

Quando o tema é a Covid-19, o poder das cidades provém do número de interações entre pessoas, empresas e mercados que estes centros populacionais permitem. Apesar de todas as suas virtudes, a verdade é que …

Incêndio em Chernobyl pode ter provocado valores de radiação acima do normal

Um fogo florestal atingiu este domingo a zona interditada da central nuclear de Chernobyl, mas as informações sobre o aumento dos níveis de radiação são contraditórias. O fogo já consumiu 100 hectares de floresta, disse Yehor …

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …