/

Se reunião com Coreia do Norte não correr bem, Trump levanta-se e sai

Shawn Thew / EPA

Donald Trump admitiu haver a possibilidade de libertar os três norte-americanos presos na Coreia do Norte e adiantou que poderá cancelar o encontro com Kim Jung-un se achar que não será produtivo.

Esta quarta-feira, Donald Trump disse que há uma “boa possibilidade” de libertar três norte-americanos presos na Coreia do Norte.

Numa conferência de imprensa ao lado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, no seu resort privado Mar-a-Lago, na Florida, Donald Trump disse que tem mantido “um bom diálogo” com os norte-coreanos sobre a matéria.

No entanto, o Presidente norte-americano não respondeu quando questionado se manteria o encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jung-un – que pode vir a acontecer no início de junho ou até mesmo antes – se nessa altura os três norte-americanos ainda estiverem presos naquele país.

Estamos agora a negociar. É um tratamento muito duro aquele a que estão submetidos os norte-americanos na Coreia do Norte”, declarou.

Trump espera que o encontro seja “um êxito mundial”, mas está disposto a cancelá-lo se não se revelar bem-sucedido e a “abandonar respeitosamente” o encontro se não for produtivo.

Embora tenha concordado inesperadamente com uma reunião com Kim Jong-un no mês passado, Donald Trump admite a possibilidade de a reunião não acontecer. “Se não acharmos que será bem sucedida, não vai acontecer“, garantiu.

Ainda assim, segundo o Observador, Trump mostrou-se esperançoso. “Com sorte, o encontro será um sucesso e estamos ansiosos. Vamos fazer o possível para o tornar um sucesso mundial”, disse ainda o presidente norte-americano.”

O Presidente norte-americano prometeu flexibilidade para que a reunião aconteça e da melhor forma, embora admita que irá manter “máxima pressão” no que diz respeito à desnuclearização da península coreana e à libertação de três norte-americanos presos na Coreia do Norte.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.