Se reunião com Coreia do Norte não correr bem, Trump levanta-se e sai

Shawn Thew / EPA

Donald Trump admitiu haver a possibilidade de libertar os três norte-americanos presos na Coreia do Norte e adiantou que poderá cancelar o encontro com Kim Jung-un se achar que não será produtivo.

Esta quarta-feira, Donald Trump disse que há uma “boa possibilidade” de libertar três norte-americanos presos na Coreia do Norte.

Numa conferência de imprensa ao lado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, no seu resort privado Mar-a-Lago, na Florida, Donald Trump disse que tem mantido “um bom diálogo” com os norte-coreanos sobre a matéria.

No entanto, o Presidente norte-americano não respondeu quando questionado se manteria o encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jung-un – que pode vir a acontecer no início de junho ou até mesmo antes – se nessa altura os três norte-americanos ainda estiverem presos naquele país.

Estamos agora a negociar. É um tratamento muito duro aquele a que estão submetidos os norte-americanos na Coreia do Norte”, declarou.

Trump espera que o encontro seja “um êxito mundial”, mas está disposto a cancelá-lo se não se revelar bem-sucedido e a “abandonar respeitosamente” o encontro se não for produtivo.

Embora tenha concordado inesperadamente com uma reunião com Kim Jong-un no mês passado, Donald Trump admite a possibilidade de a reunião não acontecer. “Se não acharmos que será bem sucedida, não vai acontecer“, garantiu.

Ainda assim, segundo o Observador, Trump mostrou-se esperançoso. “Com sorte, o encontro será um sucesso e estamos ansiosos. Vamos fazer o possível para o tornar um sucesso mundial”, disse ainda o presidente norte-americano.”

O Presidente norte-americano prometeu flexibilidade para que a reunião aconteça e da melhor forma, embora admita que irá manter “máxima pressão” no que diz respeito à desnuclearização da península coreana e à libertação de três norte-americanos presos na Coreia do Norte.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …