PJ está a investigar suspeitas de corrupção na Parque Escolar

José Sena Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A Polícia Judiciária está a investigar as obras realizadas em 15 escolas, que foram feitas pela Parque Escolar, no âmbito do programa de requalificação lançado pelo Governo de José Sócrates, em 2007.

Este é mais um caso associado à Operação Marquês que tem José Sócrates como arguido principal. De acordo com o Expresso, a Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a investigar se os milhões de euros gastos no programa foram aplicados realmente nas obras, ou se foram desviados, em actos de corrupção.

As suspeitas envolvem as obras realizadas em 15 escolas, incluindo na Secundária Passos Manuel, em Lisboa, que participou na fase-piloto do programa.

Há cerca de um mês, os investigadores da PJ estiveram na Passos Manuel, para averiguar o caso que maior derrapagem revelou no orçamento inicial previsto. Os 16,1 milhões de euros estipulados inicialmente subiram para os 23,6 milhões, refere o semanário.

Em 2012, o Tribunal de Contas chegou a referir que as obras na escola recorreram a materiais de “luxo”, como sistemas de aquecimento, de ventilação e ar condicionado, criticando o que definiu como “má aplicação de dinheiros públicos levada a cabo pela Parque Escolar”.

O Expresso destaca que o ar condicionado da Secundária Passos Manuel, e de outras escolas que foram alvo de requalificação, “passa a maior parte do tempo desligado porque os estabelecimentos de ensino não têm dinheiro suficiente para os custos de financiamento e manutenção”.

Entre 2009 e 2015, “quase 60% dos contratos públicos adjudicados no Grupo Lena foram garantidos pela Parque Escolar”, refere também o jornal. O Grupo ganhou mais de 138 milhões de euros com estes contratos.

José Sócrates é suspeito, entre outros crimes, de ter recebido contrapartidas financeiras para beneficiar o Grupo Lena nestas adjudicações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …