Surto da Nova Zelândia já saiu de Auckland. Confinamento prolongado por 12 dias

worldeconomicforum / Flickr

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia

O novo surto de covid-19 na Nova Zelândia já saiu de Auckland, a maior cidade do país, e chegou à cidade de Tokoroa, na Ilha do Norte, a cerca de 210 quilómetros de distância.

De acordo com o Diário de Notícias, Chris Hipkins, ministro da Saúde, disse que há mais 12 casos de transmissão na comunidade, e um provável, após o ressurgimento inesperado do vírus em Auckland esta semana.

Duas das infeções foram encontradas na cidade de Tokoroa, na Ilha do Norte, cerca de 210 quilómetros ao sul de Auckland. Cerca de 30 pessoas de Tokoroa, que estiveram em contacto próximo com o casal infetado, foram testadas e colocadas em quarentena.

A Nova Zelândia registou um novo surto em Auckland depois de 102 dias sem casos de infeção ligado aos quatro familiares que testaram positivo na passada terça-feira. As infeções fora de Auckland acontecem apesar de um confinamento estrito, que incluiu a polícia a bloquear as estradas para fechar as fronteiras.

“Todos os casos até agora estão conectados, todos fazem parte de um cluster baseado em Auckland, e isso é uma boa notícia”, afirmou Hipkins. “Não vimos evidências de um caso covid-19 fora de Auckland que não tenha relação com o cluster com o o qual estamos a lidar.”

O número de casos no cluster continuou a aumentar, subindo para 30, enquanto as autoridades de saúde lutam para encontrar a fonte da infeção.

Esta sexta-feira, a primeira-ministra Jacinda Ardern anunciou  que o confinamento de Auckland será estendido por 12 dias.

A primeira-ministra admitiu a possibilidade de adiar as eleições, agendadas para 19 de setembro.

No final de abril, Jacinda Ardern deu a batalha contra a covid-19 como vencida. No início do mês de junho, a primeira-ministra neozelandesa afirmou estar confiante de que o país eliminou para já a transmissão da covid-19, mas admitiu a possibilidade de novos casos, garantindo que o país está preparado.

Questionada sobre a reabertura das fronteiras do país já no início do mês de julho, Jacinda Ardern rejeitou essa possibilidade, classificando a sugestão como “francamente perigosa”.

A Nova Zelândia, que registou 1.602 pessoas infetadas com covid-19 e 22 óbitos, tem sido internacionalmente elogiado pela forma com está a lidar com a pandemia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …