Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Mário Cruz / Lusa

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio.

De acordo com o Diário de Notícias, Ashley Bloomfield, chefe de saúde nacional, revelou existirem 13 novas infeções confirmadas em Auckland ligadas aos quatro familiares que testaram positivo na passada terça-feira.

Entre os novos casos estava um estudante de uma das maiores escolas de segundo ciclo da Nova Zelândia, frequentada por mais de 3.000 crianças e jovens.

A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, disse que provavelmente haverá mais casos ligados a este aumento recente. “Assim como no nosso primeiro surto, as coisas vão piorar antes de melhorar“, disse. “Embora seja um assunto sério sério, está a ser tratado de forma urgente, mas calma e metódica”.

Segundo Bloomfield, as autoridades estão a explorar com urgência todas as cadeias possíveis de transmissão. “Queremos descobrir o quão grande é o mais rápido possível, por isso temos testado todos os contactos próximos, contactos casuais, os que trabalham nos mesmos locais de trabalho e relacionados à família”, disse, em declarações à TVNZ. “Isso é o que queremos fazer o mais rápido possível para descobrir a extensão do surto e quem poderá ter sido o primeiro infetado”.

O chefe da saúde nacional minimizou uma linha de investigação que examinava se o vírus era importado por uma mercadoria e detetado por um membro masculino de uma família que trabalhava numa local refrigerado de venda de produtos importados. “É uma possibilidade improvável, mas é algo que precisamos de descartar”, disse.

Os casos de covid-19 encontrados na comunidade e alguns membros de risco nas famílias estão a ser colocados em quarentena pela primeira vez.

O confinamento de três dias imposto em Auckland termina na sexta-feira, mas pode ser estendido. Os lares de idosos na Nova Zelândia foram colocados em confinamento.

A primeira-ministra neozelandesa admitiu ainda a possibilidade de adiar as eleições, agendadas para 19 de setembro.

No final de abril, Jacinda Ardern deu a batalha contra a covid-19 como vencida. No início do mês de junho, a primeira-ministra neozelandesa afirmou estar confiante de que o país eliminou para já a transmissão da covid-19, mas admitiu a possibilidade de novos casos, garantindo que o país está preparado.

Questionada sobre a reabertura das fronteiras do país já no início do mês de julho, Jacinda Ardern rejeitou essa possibilidade, classificando a sugestão como “francamente perigosa”.

A Nova Zelândia, que registou 1.589 pessoas infetadas com covid-19 e 22 óbitos, tem sido internacionalmente elogiado pela forma com está a lidar com a pandemia.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …

Primeiro-ministro italiano vai apresentar demissão

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a sua demissão na terça-feira, devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi. Conte apresentará …

Número de desempregados voltou a subir em todo o país

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou …