Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Mário Cruz / Lusa

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio.

De acordo com o Diário de Notícias, Ashley Bloomfield, chefe de saúde nacional, revelou existirem 13 novas infeções confirmadas em Auckland ligadas aos quatro familiares que testaram positivo na passada terça-feira.

Entre os novos casos estava um estudante de uma das maiores escolas de segundo ciclo da Nova Zelândia, frequentada por mais de 3.000 crianças e jovens.

A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, disse que provavelmente haverá mais casos ligados a este aumento recente. “Assim como no nosso primeiro surto, as coisas vão piorar antes de melhorar“, disse. “Embora seja um assunto sério sério, está a ser tratado de forma urgente, mas calma e metódica”.

Segundo Bloomfield, as autoridades estão a explorar com urgência todas as cadeias possíveis de transmissão. “Queremos descobrir o quão grande é o mais rápido possível, por isso temos testado todos os contactos próximos, contactos casuais, os que trabalham nos mesmos locais de trabalho e relacionados à família”, disse, em declarações à TVNZ. “Isso é o que queremos fazer o mais rápido possível para descobrir a extensão do surto e quem poderá ter sido o primeiro infetado”.

O chefe da saúde nacional minimizou uma linha de investigação que examinava se o vírus era importado por uma mercadoria e detetado por um membro masculino de uma família que trabalhava numa local refrigerado de venda de produtos importados. “É uma possibilidade improvável, mas é algo que precisamos de descartar”, disse.

Os casos de covid-19 encontrados na comunidade e alguns membros de risco nas famílias estão a ser colocados em quarentena pela primeira vez.

O confinamento de três dias imposto em Auckland termina na sexta-feira, mas pode ser estendido. Os lares de idosos na Nova Zelândia foram colocados em confinamento.

A primeira-ministra neozelandesa admitiu ainda a possibilidade de adiar as eleições, agendadas para 19 de setembro.

No final de abril, Jacinda Ardern deu a batalha contra a covid-19 como vencida. No início do mês de junho, a primeira-ministra neozelandesa afirmou estar confiante de que o país eliminou para já a transmissão da covid-19, mas admitiu a possibilidade de novos casos, garantindo que o país está preparado.

Questionada sobre a reabertura das fronteiras do país já no início do mês de julho, Jacinda Ardern rejeitou essa possibilidade, classificando a sugestão como “francamente perigosa”.

A Nova Zelândia, que registou 1.589 pessoas infetadas com covid-19 e 22 óbitos, tem sido internacionalmente elogiado pela forma com está a lidar com a pandemia.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …