Sócrates reage em “legítima defesa” contra poder obscuro

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, preso preventivamente em Évora, disse esta sexta-feira que aceitou responder a perguntas da TVI por “legítima defesa contra os crimes de violação do segredo de justiça” e “contra um poder obscuro”.

O ex-primeiro-ministro, que aceitou responder por escrito a seis perguntas da TVI, alegando “legítima defesa pela violação do segredo de justiça”, afirmou que a medida restritiva da liberdade foi tomada para o calar.

“Sei que quiseram inibir-me de falar“, acentuou, acrescentando que a prisão preventiva é “uma infâmia”, que foi “utilizada para aterrorizar, para despersonalizar e para calar“.

Reiterando a sua inocência, José Sócrates sublinhou que aceitou dar a entrevista escrita à TVI, através de perguntas entregues pelo seu advogado, João Araújo, contra “a divulgação de ‘informações’ manipuladas, falsas e difamatórias”.

Na introdução que escreveu antes de responder às questões, José Sócrates afirmou que as violações do segredo de justiça são “uma agressão feita cobardemente e a coberto do anonimato”.

A prisão substitui-se ao processo, à investigação, aos indícios, às provas, ao contraditório”, escreveu José Sócrates, depois de o seu advogado, João Araújo, ter sido portador das seis questões.

Sobre o indício de corrupção, crime que lhe é imputado juntamente com o de branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, Sócrates classificou-o como o “mais ignominioso” e negou que tenha praticado qualquer ilícito.

“Os factos não têm conexão com crimes”, referiu.

Garantindo que não sabia que estava a ser investigado, José Sócrates salientou que “não há nem podem existir indícios ou provas” e vincou que o processo judicial tem “contornos políticos”.

Em resposta a uma das perguntas, Sócrates referiu que “o dinheiro” da conta de Carlos Santos Silva, amigo de longa duração também arguido neste processo, resulta de um empréstimo.

Pedir dinheiro emprestado não é crime em lado nenhum“, disse, negando as alegadas entregas de dinheiro em Paris, designadamente a viagem do seu motorista, João Perna, também arguido no processo.

O ex-primeiro-ministro foi detido a 21 de novembro, no aeroporto de Lisboa, quando chegou a Lisboa, proveniente de Paris.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ele, Socrates, é o poder obscuro. Montou uma equipa de bufos, espiões e traidores sem moral, nem dignidade. O seu MNE, Luís Amado, espiava para a CIA. Mandava realtórios do que se passava nas reuniões dos MNE da União Europeia. Os seus relatórios foram apanhados pela Wikileaks. O seu prémio. imaginem só, é presidente do BANIF. um gajo que tem um curso da treta das realações internacionais. Escroqueria esta do PS.

RESPONDER

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …