Sócrates reage em “legítima defesa” contra poder obscuro

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, preso preventivamente em Évora, disse esta sexta-feira que aceitou responder a perguntas da TVI por “legítima defesa contra os crimes de violação do segredo de justiça” e “contra um poder obscuro”.

O ex-primeiro-ministro, que aceitou responder por escrito a seis perguntas da TVI, alegando “legítima defesa pela violação do segredo de justiça”, afirmou que a medida restritiva da liberdade foi tomada para o calar.

“Sei que quiseram inibir-me de falar“, acentuou, acrescentando que a prisão preventiva é “uma infâmia”, que foi “utilizada para aterrorizar, para despersonalizar e para calar“.

Reiterando a sua inocência, José Sócrates sublinhou que aceitou dar a entrevista escrita à TVI, através de perguntas entregues pelo seu advogado, João Araújo, contra “a divulgação de ‘informações’ manipuladas, falsas e difamatórias”.

Na introdução que escreveu antes de responder às questões, José Sócrates afirmou que as violações do segredo de justiça são “uma agressão feita cobardemente e a coberto do anonimato”.

A prisão substitui-se ao processo, à investigação, aos indícios, às provas, ao contraditório”, escreveu José Sócrates, depois de o seu advogado, João Araújo, ter sido portador das seis questões.

Sobre o indício de corrupção, crime que lhe é imputado juntamente com o de branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, Sócrates classificou-o como o “mais ignominioso” e negou que tenha praticado qualquer ilícito.

“Os factos não têm conexão com crimes”, referiu.

Garantindo que não sabia que estava a ser investigado, José Sócrates salientou que “não há nem podem existir indícios ou provas” e vincou que o processo judicial tem “contornos políticos”.

Em resposta a uma das perguntas, Sócrates referiu que “o dinheiro” da conta de Carlos Santos Silva, amigo de longa duração também arguido neste processo, resulta de um empréstimo.

Pedir dinheiro emprestado não é crime em lado nenhum“, disse, negando as alegadas entregas de dinheiro em Paris, designadamente a viagem do seu motorista, João Perna, também arguido no processo.

O ex-primeiro-ministro foi detido a 21 de novembro, no aeroporto de Lisboa, quando chegou a Lisboa, proveniente de Paris.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ele, Socrates, é o poder obscuro. Montou uma equipa de bufos, espiões e traidores sem moral, nem dignidade. O seu MNE, Luís Amado, espiava para a CIA. Mandava realtórios do que se passava nas reuniões dos MNE da União Europeia. Os seus relatórios foram apanhados pela Wikileaks. O seu prémio. imaginem só, é presidente do BANIF. um gajo que tem um curso da treta das realações internacionais. Escroqueria esta do PS.

RESPONDER

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Rúben Dias estreia-se a marcar pelo City no triunfo sobre o West Ham

O internacional português estreou-se a marcar pelo Manchester City, na vitória por 2-1, da equipa que lidera confortavelmente a liga inglesa de futebol frente ao West Ham, na 26.ª jornada da prova. No estádio Etihad, em …