Sócrates não está impedido de dar entrevistas

José Goulão / Flickr

José Sócrates, durante as gravações da mensagem de Natal de 2008.

José Sócrates, durante as gravações da mensagem de Natal de 2008.

Pedro Delille, um dos advogados de defesa do ex-primeiro-ministro José Sócrates, detido desde Novembro sob acusações de corrupção e fraude, rejeita que este tenha dado uma entrevista, mas realça que ele não está impedido de o fazer.

À saída do Estabelecimento Prisional de Évora, o advogado Pedro Delille garantiu aos jornalistas que José Sócrates “nunca foi impedido” de dar entrevistas.

Não há nenhuma decisão nesse sentido do director geral” dos Serviços Prisionais, frisou, confirmando que o ex-chefe de governo socialista formulou um pedido para conceder uma entrevista, que não obteve, “até agora”, resposta.

A estação de televisão TVI divulgou, na sexta-feira, as respostas escritas do ex-primeiro-ministro a seis perguntas, mas, “para efeitos ilegais”, isso “não foi uma entrevista”, considera o advogado de defesa.

“Foi o que foi: foram umas perguntas formuladas por escrito, respondidas por escrito”, distingue.

“Ano novo, vida nova. Houve um tempo que foi para os tablóides, a partir de agora vamos esperar pela justiça, para ver o que é que há mesmo de factos”, disse ainda o advogado, dando a entender que Sócrates não deverá continuar a falar para a comunicação social.

Nas respostas à TVI, o ex-primeiro-ministro alega “legítima defesa” para prestar declarações.

“Sei que quiseram inibir-me de falar”, diz, qualificando a prisão preventiva a que está sujeito desde 25 de Novembro como “uma infâmia”.

José Sócrates foi detido a 21 de Novembro, no aeroporto de Lisboa, proveniente de Paris, e foi acusado de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …