Sócrates na mira da justiça brasileira

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

A Justiça brasileira está de olho nas relações entre José Sócrates, a farmacêutica Octapharma e o Grupo Lena. Há suspeitas do envolvimento do ex-primeiro-ministro em negócios da área da saúde.

A Octapharma e o Grupo Lena estão a ser investigadas no Brasil no âmbito do caso de corrupção que envolve a Petrobras – em Portugal, as duas empresas estão sob suspeita no domínio da Operação Marquês que também implica José Sócrates.

A justiça brasileira pretende agora cruzar informações com as autoridades portuguesas, para traçar em detalhe a rede de corrupção do caso que é conhecido como “Lava Jato”, que envolve a Petrobras e que abrange suspeitas de altas figuras do Estado, nomeadamente o ex-presidente Lula da Silva.

O Correio da Manhã teve acesso a um requerimento do senador Álvaro Dias, do partido da oposição PSDB, solicitando uma auditoria urgente aos negócios da Octapharma.

“É necessário que se faça uma minuciosa auditoria para identificar possíveis irregularidades, seus responsáveis e proporcionar a aplicação das punições. Auditoria que seguramente poderá apontar informações relevantes junto à Operação Marquês e até motivar melhor compartilhamento de informações entre as operações Lava Jato e Marquês”, refere o senador, citado pelo jornal.

Em causa estão contratos no valor de 613 milhões de reais, cerca de 141 milhões de euros, assinados entre a Octapharma, para a qual Sócrates trabalhou como consultor, e o Ministério da Saúde do Brasil.

“Há suspeitas de que políticos receberam dinheiro para viabilizar o negócio”, refere o CM, citando o senador.

As relações de amizade entre Sócrates e Lula da Silva têm sido evidenciadas, por diversas vezes, no meio do caso da Petrobras, como eventualmente facilitadoras de alguns negócios envolvendo empresas portuguesas e brasileiras, nomeadamente a PT e a Oi.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Coitado! Este homem é perseguido no mundo Octapharma-Grupo Lena? Não será que mais uma vez é de perseguição política que se trata?
    É claro que se mantém a presunção de inocência intacta até porque aqui ninguém está habilitado a condenar… Isso é coisa exclusiva dos tribunais, como é sabido!

  2. Parem imediatamente de perseguir o Pinóquio!
    Ele era, e continua a ser, o herói da minha juventude. Foi tudo culpa da Baleia Vil-Metal, e ele não tem nada a ver com tudo isso!

  3. Mas ainda alguém liga às paranoias do Correio da Manhã a propósito do José Sócrates? Não tem outro nome, é verdadeira paranoia, já mete nojo!

  4. Enquanto se entretém os parolos com notícias do Sócrates o país é saqueado em silêncio pelos banqueiros com a protecção da quadrilha cavaquista e a propaganda da imprensa, propriedade dos mesmo grupos.

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …