Sócrates na mira da justiça brasileira

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

A Justiça brasileira está de olho nas relações entre José Sócrates, a farmacêutica Octapharma e o Grupo Lena. Há suspeitas do envolvimento do ex-primeiro-ministro em negócios da área da saúde.

A Octapharma e o Grupo Lena estão a ser investigadas no Brasil no âmbito do caso de corrupção que envolve a Petrobras – em Portugal, as duas empresas estão sob suspeita no domínio da Operação Marquês que também implica José Sócrates.

A justiça brasileira pretende agora cruzar informações com as autoridades portuguesas, para traçar em detalhe a rede de corrupção do caso que é conhecido como “Lava Jato”, que envolve a Petrobras e que abrange suspeitas de altas figuras do Estado, nomeadamente o ex-presidente Lula da Silva.

O Correio da Manhã teve acesso a um requerimento do senador Álvaro Dias, do partido da oposição PSDB, solicitando uma auditoria urgente aos negócios da Octapharma.

“É necessário que se faça uma minuciosa auditoria para identificar possíveis irregularidades, seus responsáveis e proporcionar a aplicação das punições. Auditoria que seguramente poderá apontar informações relevantes junto à Operação Marquês e até motivar melhor compartilhamento de informações entre as operações Lava Jato e Marquês”, refere o senador, citado pelo jornal.

Em causa estão contratos no valor de 613 milhões de reais, cerca de 141 milhões de euros, assinados entre a Octapharma, para a qual Sócrates trabalhou como consultor, e o Ministério da Saúde do Brasil.

“Há suspeitas de que políticos receberam dinheiro para viabilizar o negócio”, refere o CM, citando o senador.

As relações de amizade entre Sócrates e Lula da Silva têm sido evidenciadas, por diversas vezes, no meio do caso da Petrobras, como eventualmente facilitadoras de alguns negócios envolvendo empresas portuguesas e brasileiras, nomeadamente a PT e a Oi.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Coitado! Este homem é perseguido no mundo Octapharma-Grupo Lena? Não será que mais uma vez é de perseguição política que se trata?
    É claro que se mantém a presunção de inocência intacta até porque aqui ninguém está habilitado a condenar… Isso é coisa exclusiva dos tribunais, como é sabido!

  2. Parem imediatamente de perseguir o Pinóquio!
    Ele era, e continua a ser, o herói da minha juventude. Foi tudo culpa da Baleia Vil-Metal, e ele não tem nada a ver com tudo isso!

  3. Mas ainda alguém liga às paranoias do Correio da Manhã a propósito do José Sócrates? Não tem outro nome, é verdadeira paranoia, já mete nojo!

  4. Enquanto se entretém os parolos com notícias do Sócrates o país é saqueado em silêncio pelos banqueiros com a protecção da quadrilha cavaquista e a propaganda da imprensa, propriedade dos mesmo grupos.

RESPONDER

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …