Sócrates na mira da justiça brasileira

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

A Justiça brasileira está de olho nas relações entre José Sócrates, a farmacêutica Octapharma e o Grupo Lena. Há suspeitas do envolvimento do ex-primeiro-ministro em negócios da área da saúde.

A Octapharma e o Grupo Lena estão a ser investigadas no Brasil no âmbito do caso de corrupção que envolve a Petrobras – em Portugal, as duas empresas estão sob suspeita no domínio da Operação Marquês que também implica José Sócrates.

A justiça brasileira pretende agora cruzar informações com as autoridades portuguesas, para traçar em detalhe a rede de corrupção do caso que é conhecido como “Lava Jato”, que envolve a Petrobras e que abrange suspeitas de altas figuras do Estado, nomeadamente o ex-presidente Lula da Silva.

O Correio da Manhã teve acesso a um requerimento do senador Álvaro Dias, do partido da oposição PSDB, solicitando uma auditoria urgente aos negócios da Octapharma.

“É necessário que se faça uma minuciosa auditoria para identificar possíveis irregularidades, seus responsáveis e proporcionar a aplicação das punições. Auditoria que seguramente poderá apontar informações relevantes junto à Operação Marquês e até motivar melhor compartilhamento de informações entre as operações Lava Jato e Marquês”, refere o senador, citado pelo jornal.

Em causa estão contratos no valor de 613 milhões de reais, cerca de 141 milhões de euros, assinados entre a Octapharma, para a qual Sócrates trabalhou como consultor, e o Ministério da Saúde do Brasil.

“Há suspeitas de que políticos receberam dinheiro para viabilizar o negócio”, refere o CM, citando o senador.

As relações de amizade entre Sócrates e Lula da Silva têm sido evidenciadas, por diversas vezes, no meio do caso da Petrobras, como eventualmente facilitadoras de alguns negócios envolvendo empresas portuguesas e brasileiras, nomeadamente a PT e a Oi.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Coitado! Este homem é perseguido no mundo Octapharma-Grupo Lena? Não será que mais uma vez é de perseguição política que se trata?
    É claro que se mantém a presunção de inocência intacta até porque aqui ninguém está habilitado a condenar… Isso é coisa exclusiva dos tribunais, como é sabido!

  2. Parem imediatamente de perseguir o Pinóquio!
    Ele era, e continua a ser, o herói da minha juventude. Foi tudo culpa da Baleia Vil-Metal, e ele não tem nada a ver com tudo isso!

  3. Mas ainda alguém liga às paranoias do Correio da Manhã a propósito do José Sócrates? Não tem outro nome, é verdadeira paranoia, já mete nojo!

  4. Enquanto se entretém os parolos com notícias do Sócrates o país é saqueado em silêncio pelos banqueiros com a protecção da quadrilha cavaquista e a propaganda da imprensa, propriedade dos mesmo grupos.

RESPONDER

Já são conhecidos os jogos da final a oito da Liga dos Campeões

O sorteio dos jogos da 'final eight' da Liga dos Campeões realizou-se na manhã desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Todos os encontros da competição disputam-se em Lisboa, entre 12 e 23 de agosto, sem …

Governo estuda regime de lay-off específico para setor do turismo

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se na quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal para estudar um regime de lay-off específico para esse setor. Devido ao grande impacto …

"Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda". Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. "Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda", disse Luís Filipe Vieira. A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um …

Beneficiários da ADSE vão pagar mais pelas consultas

Os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios e o semanário Expresso, que citam a proposta da nova tabela de preços do sistema de saúde dos …

"Classe distinta". Bruno Fernandes já fez aquilo que nunca ninguém tinha feito na Premier League

O internacional português Bruno Fernandes esteve diretamente envolvido em 13 golos nos primeiros dez jogos que disputou com a camisola do Manchester United. É uma marca que nunca nenhum outro jogador da Premier League conseguiu …

OMS: Portugal não foi escolhido por acaso para acolher a Champions. Foi dos que melhor lidou com a covid-19

Portugal “não foi escolhido por acaso” para acolher a final da Liga dos Campeões de futebol, mas porque “foi um dos países que melhor lidou” com a covid-19, assinala um conselheiro da Organização Mundial da …

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …