Sócrates na mira da justiça brasileira

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

A Justiça brasileira está de olho nas relações entre José Sócrates, a farmacêutica Octapharma e o Grupo Lena. Há suspeitas do envolvimento do ex-primeiro-ministro em negócios da área da saúde.

A Octapharma e o Grupo Lena estão a ser investigadas no Brasil no âmbito do caso de corrupção que envolve a Petrobras – em Portugal, as duas empresas estão sob suspeita no domínio da Operação Marquês que também implica José Sócrates.

A justiça brasileira pretende agora cruzar informações com as autoridades portuguesas, para traçar em detalhe a rede de corrupção do caso que é conhecido como “Lava Jato”, que envolve a Petrobras e que abrange suspeitas de altas figuras do Estado, nomeadamente o ex-presidente Lula da Silva.

O Correio da Manhã teve acesso a um requerimento do senador Álvaro Dias, do partido da oposição PSDB, solicitando uma auditoria urgente aos negócios da Octapharma.

“É necessário que se faça uma minuciosa auditoria para identificar possíveis irregularidades, seus responsáveis e proporcionar a aplicação das punições. Auditoria que seguramente poderá apontar informações relevantes junto à Operação Marquês e até motivar melhor compartilhamento de informações entre as operações Lava Jato e Marquês”, refere o senador, citado pelo jornal.

Em causa estão contratos no valor de 613 milhões de reais, cerca de 141 milhões de euros, assinados entre a Octapharma, para a qual Sócrates trabalhou como consultor, e o Ministério da Saúde do Brasil.

“Há suspeitas de que políticos receberam dinheiro para viabilizar o negócio”, refere o CM, citando o senador.

As relações de amizade entre Sócrates e Lula da Silva têm sido evidenciadas, por diversas vezes, no meio do caso da Petrobras, como eventualmente facilitadoras de alguns negócios envolvendo empresas portuguesas e brasileiras, nomeadamente a PT e a Oi.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Coitado! Este homem é perseguido no mundo Octapharma-Grupo Lena? Não será que mais uma vez é de perseguição política que se trata?
    É claro que se mantém a presunção de inocência intacta até porque aqui ninguém está habilitado a condenar… Isso é coisa exclusiva dos tribunais, como é sabido!

  2. Parem imediatamente de perseguir o Pinóquio!
    Ele era, e continua a ser, o herói da minha juventude. Foi tudo culpa da Baleia Vil-Metal, e ele não tem nada a ver com tudo isso!

  3. Mas ainda alguém liga às paranoias do Correio da Manhã a propósito do José Sócrates? Não tem outro nome, é verdadeira paranoia, já mete nojo!

  4. Enquanto se entretém os parolos com notícias do Sócrates o país é saqueado em silêncio pelos banqueiros com a protecção da quadrilha cavaquista e a propaganda da imprensa, propriedade dos mesmo grupos.

RESPONDER

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …