Sócrates apanhado nas escutas a fazer lobby internacional

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

As escutas telefónicas feitas a José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, comprovam que o ex-primeiro-ministro fez lobby internacional em favor do amigo Carlos Santos Silva, do Grupo Lena e da Octapharma.

Esta é a tese defendida pelo Ministério Público, conforme aponta o Observador que teve acesso a documentos da acusação.

Entre as escutas telefónicas efectuadas a Sócrates constarão conversas indiciadoras de “lobbying internacional” por parte do ex-governante a favor de empresas de Carlos Santos Silva, do Grupo Lena e da Octapharma, conforme aponta o Observador.

Carlos Santos Silva, outro dos arguidos do processo, e o Grupo Lena teriam interesse em determinados concursos de obras públicas na cidade argelina de Oran. E o Ministério Público acredita que Sócrates intercedeu em favor deles junto das autoridades da Argélia.

O facto de a Proengel, empresa de Carlos Santos Silva, ter ganho um concurso para a construção de um grande hospital oncológico na Argélia, que ficará concluído em 2017, será uma das provas desse suposto favorecimento.

O Observador cita, nomeadamente, uma viagem efectuada por Sócrates à Argélia, em Outubro de 2013, para encontros com o primeiro-ministro argelino e com outros governantes do país.

Uma viagem que terá sido preparada pelo ex-assessor diplomático de Sócrates, Francisco Duarte Lopes, que actualmente desempenha o cargo de director-geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), conforme frisa a mesma publicação.

Mas, além do Grupo Lena e de Carlos Santos Silva, também a Octapharma terá sido beneficiada pelos contactos internacionais de Sócrates.

Neste sentido, o Diário de Notícias aponta que, em Novembro de 2013, Sócrates solicitou a um ex-assessor que estava a trabalhar no Brasil para procurar agendar uma reunião com o ministro da Saúde brasileiro. Dado que indiciará o “lobby” do ex-governante em prol da Octapharma, segundo a tese do Ministério Público.

Será este “apoio internacional” de Sócrates que justificará as elevadas transferências bancárias que o ex-primeiro-ministro recebia de Carlos Santos Silva – os dois amigos argumentam que eram empréstimos.

Além destes montantes, o Ministério Público apurou ainda que Carlos Santos Silva entregou a Sócrates “cerca de 1,6 milhões de euros em dinheiro vivo”, conforme repara o Observador.

Primo de Sócrates arguido na Operação Monte Branco

Este apoio de Sócrates a Santos Silva começou a ser investigado no âmbito da Operação Monte Branco, levada a cabo pelos mesmos investigadores da Operação Marquês.

Um primo de Sócrates, António Pinto de Sousa, foi nesta quinta-feira constituído arguido no caso Monte Branco.

A SIC Notícias adianta que este empresário da construção civil com negócios em Angola é suspeito de branqueamento de capitais e de fraude fiscal.

Há outro primo de Sócrates, José Paulo Pinto de Sousa, que também está implicado nas Operações Marquês e Monte Branco e que tem negócios com Carlos Santos Silva em Angola.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O pessoal do ZAP ” adora ” o Sócrates. Até ao OBSERVADOR vai buscar informação!! Não há jornalistas, está visto. Pedem notícias emprestadas!!

RESPONDER

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …