Sócrates apanhado nas escutas a fazer lobby internacional

José Sena Goulão / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

As escutas telefónicas feitas a José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, comprovam que o ex-primeiro-ministro fez lobby internacional em favor do amigo Carlos Santos Silva, do Grupo Lena e da Octapharma.

Esta é a tese defendida pelo Ministério Público, conforme aponta o Observador que teve acesso a documentos da acusação.

Entre as escutas telefónicas efectuadas a Sócrates constarão conversas indiciadoras de “lobbying internacional” por parte do ex-governante a favor de empresas de Carlos Santos Silva, do Grupo Lena e da Octapharma, conforme aponta o Observador.

Carlos Santos Silva, outro dos arguidos do processo, e o Grupo Lena teriam interesse em determinados concursos de obras públicas na cidade argelina de Oran. E o Ministério Público acredita que Sócrates intercedeu em favor deles junto das autoridades da Argélia.

O facto de a Proengel, empresa de Carlos Santos Silva, ter ganho um concurso para a construção de um grande hospital oncológico na Argélia, que ficará concluído em 2017, será uma das provas desse suposto favorecimento.

O Observador cita, nomeadamente, uma viagem efectuada por Sócrates à Argélia, em Outubro de 2013, para encontros com o primeiro-ministro argelino e com outros governantes do país.

Uma viagem que terá sido preparada pelo ex-assessor diplomático de Sócrates, Francisco Duarte Lopes, que actualmente desempenha o cargo de director-geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), conforme frisa a mesma publicação.

Mas, além do Grupo Lena e de Carlos Santos Silva, também a Octapharma terá sido beneficiada pelos contactos internacionais de Sócrates.

Neste sentido, o Diário de Notícias aponta que, em Novembro de 2013, Sócrates solicitou a um ex-assessor que estava a trabalhar no Brasil para procurar agendar uma reunião com o ministro da Saúde brasileiro. Dado que indiciará o “lobby” do ex-governante em prol da Octapharma, segundo a tese do Ministério Público.

Será este “apoio internacional” de Sócrates que justificará as elevadas transferências bancárias que o ex-primeiro-ministro recebia de Carlos Santos Silva – os dois amigos argumentam que eram empréstimos.

Além destes montantes, o Ministério Público apurou ainda que Carlos Santos Silva entregou a Sócrates “cerca de 1,6 milhões de euros em dinheiro vivo”, conforme repara o Observador.

Primo de Sócrates arguido na Operação Monte Branco

Este apoio de Sócrates a Santos Silva começou a ser investigado no âmbito da Operação Monte Branco, levada a cabo pelos mesmos investigadores da Operação Marquês.

Um primo de Sócrates, António Pinto de Sousa, foi nesta quinta-feira constituído arguido no caso Monte Branco.

A SIC Notícias adianta que este empresário da construção civil com negócios em Angola é suspeito de branqueamento de capitais e de fraude fiscal.

Há outro primo de Sócrates, José Paulo Pinto de Sousa, que também está implicado nas Operações Marquês e Monte Branco e que tem negócios com Carlos Santos Silva em Angola.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O pessoal do ZAP ” adora ” o Sócrates. Até ao OBSERVADOR vai buscar informação!! Não há jornalistas, está visto. Pedem notícias emprestadas!!

RESPONDER

Advogado da família de Homeniuk pede condenação de inspetores do SEF por homicídio qualificado

O advogado da família do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk, que morreu nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa, insistiu, esta segunda-feira, na condenação dos três inspetores pelo crime de homicídio qualificado que consta da …

"Mestre do churrasco", "lenda da brincadeira" e homem de "honra". William e Harry recordam avô

Os príncipes William e Harry prestaram hoje homenagem, em comunicados separados, ao príncipe Filipe, que morreu na sexta-feira aos 99 anos no Castelo de Windsor, lembrando o avô como um homem “extraordinário” marcado pelo “dever” …

Em São Miguel, os restaurantes de concelhos em nível de alto risco fecham as portas a partir de amanhã

Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de take-away ou …

O Brasil está a construir uma nova estátua gigante de Cristo. Vai ser mais alta que a do Rio de Janeiro

Uma nova estátua gigante do Cristo que está a ser construída no sul do Brasil será ainda mais alta do que a icónica estátua do Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro. Cabeça e …

Costa anuncia 252 milhões de euros de investimento na investigação e economia do mar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter uma verba de 252 milhões de euros autonomizada para financiar investimentos na investigação, na economia do mar e na segurança pesqueira. Além …

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …