Sócrates está nas mãos do amigo (e Santos Silva já tinha contrariado a versão da mãe rica)

André Kosters / Lusa

José Sócrates

O empresário Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que é suspeito de ser seu testa-de-ferro, vai ser ouvido pelo juiz Ivo Rosa, na fase de instrução da Operação Marquês. O seu testemunho pode ser fundamental para corroborar, ou não, a versão de Sócrates.

O ex-primeiro-ministro foi interrogado ao longo da semana passada por Ivo Rosa, tendo garantido que a mãe lhe emprestava dinheiro com frequência, uma vez que teria recebido uma fortuna como herança do avô, além de ter também herdado bens de outros dois familiares.

Mas Carlos Santos Silva terá dito no interrogatório de Novembro de 2014, aquando da sua detenção, que os empréstimos que terá feito a Sócrates se destinariam também a sustentar as despesas de “subsistência” da mãe dele.

O empresário terá dito que emprestava dinheiro a Sócrates “por amizade” e pelo seu “estatuto”, de modo a ajudá-lo a manter as mesmas “condições” que tinha como primeiro-ministro, para “continuar a fazer a sua vida de diplomata”. Estas declarações terão sido feitas aquando do interrogatório de há cinco anos, conforme cita o Correio da Manhã (CM).

Nessa mesma altura, Santos Silva terá dito que o dinheiro também visaria ajudar Sócrates a fazer face a “alguns compromissos” que ele teria “com a mãe”, nomeadamente quanto à sua “subsistência”.

O CM lembra que o processo judicial inclui escutas telefónicas em que a mãe surge a dizer a Sócrates que não tem dinheiro.

Santos Silva vai ser interrogado por Ivo Rosa nos dias 27, 28 e 29 de Novembro. Falta saber se vai manter a sua primeira versão da história.

O empresário está acusado de 33 crimes, entre os quais de corrupção, sendo suspeito de ser um dos testas-de-ferro de José Sócrates.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. O mentiroso apanha-se SEMPRE só se as pessoas não o quiserem. Isto é para o juiz Rosas, pior do que o cego é o que não quer ver. Ainda há contribuintes (que pagam os salários dos juízes) que não estão a dormir nem comem tudo o que lhes querem dar de comer.

  2. O pior destas cenas do diz agora e desmente depois é que o Sócrates vai ser ilibado e vai haver de certeza quem vá dentro por ele como por exemplo esse Santos Silva. O Sócrates ainda vai a Presidente purinho como uma virgem querem querer, a memória de muitos portugueses é curta.

  3. O pior destas cenas do diz agora e desmente depois é que o Sócrates vai ser ilibado e vai haver de certeza quem vá dentro por ele como por exemplo esse Santos Silva. O Sócrates ainda vai a Presidente purinho como uma virgem querem querer, a memória de muitos portugueses é curta.

  4. É uma vergonha para o país e para todos nós, édificil de saber que esse Sr é um aldrabão? Eu acredito que ainda haja infelizmente gente que acredita nele, a mim nunca me enganou, tem cara daquilo que é

  5. Aquilo que me lembro do início desta cabalada é que a senhora estava depenadinha.
    Faz sentido, tendo em conta o desempenho do filho que tem…

  6. Infelizmente as escutas valem 0, o que o Santos silva disse até agora vale 0.
    Quem manda é o Juiz e vai actuar segundo os interrogatórios, que não vão provar nada.
    Há indícios fortes de vários crimes, (para a maioria dos Portugueses não são indícios são provas), que depois desta fase de interrogatórios vão valer 0.
    Basta o Sócrates continuar a dizer que o dinheiro veio de uma herança e o Santos Silva dizer o mesmo e o Sócrates está livre como um passarinho.
    Portugueses que o apoiam , que não apoiam vão pagar de igual modo, o Juiz irá ser censurado pelo povo, mas vai continuar a dar sentenças.
    Mais uns aninho já ninguém se lembra disto, o Sócrates volta a governar o Pais.

  7. Continuo a acreditar que sao tantas mentiras evidentes e sao tantos os arguidos qie quando se virem entalados até ao pescoço, vao-se proteger com a verdade dos factos para livrarem a pele. Aí é que o feitiço se vai virar contra o feiticeiro.
    É muita trafulhice junta e na hora da verdade vao-se atirar todos ao pinóquio 44.
    Portugal nao merece que este pulha fique impune e tem que reverter o estado de falencia permanente desde o Sebastianismo. Esta é uma excelente oportunidade!

  8. ….mas o crime compensa em portugal,como exemplo o Isaltino foi dentro , deve de estar a desfrutar dos valores que eram do sobrinho ,é novamente presidente da câmara de oeiras,é a justiça que existe,o corrupto continua a liderar

  9. Ora nem mais. Concordo a 100% Maria.
    E se por ventura esse crápula não for condenado, então a nossa justiça não presta para nada.

    • E presta???? Exemplos: os bandidos do BPN/PPD roubaram um banco até ao tutano e DEZ ANOS DEPOIS não está nenhum bandido preso! Exemplo: Os 20 milhões dos submarinos “afundaram” com o arquivamento decidido pela D.Joana! Exemplo: A vigarice feita pela Tecnoforma no montante de 7,6 milhões de euros quando Coelho era administrador (a “dádiva” foi feita pelo “Dr” Relvas quando era secretário de estado!), foi também arquivada a mando, mais uma vez, da D. Joana. Exemplo: O CDS depositou um milhão de euros no BES sem saber explicar de onde veio o dinheiro (um talão de depósito tinha o nome de Jacinto Leite Capelo Rego!!). O ministério Público também não conseguiu “desenterrar” a origem do dinheiro! Dizem que tem origem na corrupção dos submarinos, mas isso é a má língua dos mal intencionados (o processo não foi “escavado” pelo Alex & Tex!!)!! Exemplo: O caso Portucale que envolveu os ministros Nobre Guedes e Telmo Correia do CDS e o PPD – Carlos Costa Neves – e ainda o Tesoureiro do CDS – o “honestissimo” Abel Pinheiro – também ficou em águas de bacalhau. isto é ninguém foi responsabilizado pelo abate de mais de 2.500 sobreiros em zona protegida!! Exemplo: O caso dos Vistos Gold é a maior vergonha desta justiça que tem um Ministério Público que acusa um governante do PPD – Miguel Macedo .- de 3 crimes de tráfico de influências e 1 de prevaricação e depois…no final do julgamento é o próprio MP da D. Joana que o acusou, que vem pedir a sua absolvição!!!!! Ridículo e vergonhoso!!! Esta justiça presta?? Esta é a justiça do PPD/CDS que se apoderaram do aparelho judicial e o manipulam como entendem! Tudo isto contradiz o “tal” juiz da Relação que a pedido do Alex, diz num seu despacho ” Quem cabritos vende e cabras não tem….”, mas não consegue encontrar os “cabritos vendidos”! Nem um para “amostra”!!!! Para rir à gargalhada sr. Hélio Santos.

RESPONDER

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …