Sócrates está nas mãos do amigo (e Santos Silva já tinha contrariado a versão da mãe rica)

André Kosters / Lusa

José Sócrates

O empresário Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que é suspeito de ser seu testa-de-ferro, vai ser ouvido pelo juiz Ivo Rosa, na fase de instrução da Operação Marquês. O seu testemunho pode ser fundamental para corroborar, ou não, a versão de Sócrates.

O ex-primeiro-ministro foi interrogado ao longo da semana passada por Ivo Rosa, tendo garantido que a mãe lhe emprestava dinheiro com frequência, uma vez que teria recebido uma fortuna como herança do avô, além de ter também herdado bens de outros dois familiares.

Mas Carlos Santos Silva terá dito no interrogatório de Novembro de 2014, aquando da sua detenção, que os empréstimos que terá feito a Sócrates se destinariam também a sustentar as despesas de “subsistência” da mãe dele.

O empresário terá dito que emprestava dinheiro a Sócrates “por amizade” e pelo seu “estatuto”, de modo a ajudá-lo a manter as mesmas “condições” que tinha como primeiro-ministro, para “continuar a fazer a sua vida de diplomata”. Estas declarações terão sido feitas aquando do interrogatório de há cinco anos, conforme cita o Correio da Manhã (CM).

Nessa mesma altura, Santos Silva terá dito que o dinheiro também visaria ajudar Sócrates a fazer face a “alguns compromissos” que ele teria “com a mãe”, nomeadamente quanto à sua “subsistência”.

O CM lembra que o processo judicial inclui escutas telefónicas em que a mãe surge a dizer a Sócrates que não tem dinheiro.

Santos Silva vai ser interrogado por Ivo Rosa nos dias 27, 28 e 29 de Novembro. Falta saber se vai manter a sua primeira versão da história.

O empresário está acusado de 33 crimes, entre os quais de corrupção, sendo suspeito de ser um dos testas-de-ferro de José Sócrates.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. O mentiroso apanha-se SEMPRE só se as pessoas não o quiserem. Isto é para o juiz Rosas, pior do que o cego é o que não quer ver. Ainda há contribuintes (que pagam os salários dos juízes) que não estão a dormir nem comem tudo o que lhes querem dar de comer.

  2. O pior destas cenas do diz agora e desmente depois é que o Sócrates vai ser ilibado e vai haver de certeza quem vá dentro por ele como por exemplo esse Santos Silva. O Sócrates ainda vai a Presidente purinho como uma virgem querem querer, a memória de muitos portugueses é curta.

  3. O pior destas cenas do diz agora e desmente depois é que o Sócrates vai ser ilibado e vai haver de certeza quem vá dentro por ele como por exemplo esse Santos Silva. O Sócrates ainda vai a Presidente purinho como uma virgem querem querer, a memória de muitos portugueses é curta.

  4. É uma vergonha para o país e para todos nós, édificil de saber que esse Sr é um aldrabão? Eu acredito que ainda haja infelizmente gente que acredita nele, a mim nunca me enganou, tem cara daquilo que é

  5. Aquilo que me lembro do início desta cabalada é que a senhora estava depenadinha.
    Faz sentido, tendo em conta o desempenho do filho que tem…

  6. Infelizmente as escutas valem 0, o que o Santos silva disse até agora vale 0.
    Quem manda é o Juiz e vai actuar segundo os interrogatórios, que não vão provar nada.
    Há indícios fortes de vários crimes, (para a maioria dos Portugueses não são indícios são provas), que depois desta fase de interrogatórios vão valer 0.
    Basta o Sócrates continuar a dizer que o dinheiro veio de uma herança e o Santos Silva dizer o mesmo e o Sócrates está livre como um passarinho.
    Portugueses que o apoiam , que não apoiam vão pagar de igual modo, o Juiz irá ser censurado pelo povo, mas vai continuar a dar sentenças.
    Mais uns aninho já ninguém se lembra disto, o Sócrates volta a governar o Pais.

  7. Continuo a acreditar que sao tantas mentiras evidentes e sao tantos os arguidos qie quando se virem entalados até ao pescoço, vao-se proteger com a verdade dos factos para livrarem a pele. Aí é que o feitiço se vai virar contra o feiticeiro.
    É muita trafulhice junta e na hora da verdade vao-se atirar todos ao pinóquio 44.
    Portugal nao merece que este pulha fique impune e tem que reverter o estado de falencia permanente desde o Sebastianismo. Esta é uma excelente oportunidade!

  8. ….mas o crime compensa em portugal,como exemplo o Isaltino foi dentro , deve de estar a desfrutar dos valores que eram do sobrinho ,é novamente presidente da câmara de oeiras,é a justiça que existe,o corrupto continua a liderar

  9. Ora nem mais. Concordo a 100% Maria.
    E se por ventura esse crápula não for condenado, então a nossa justiça não presta para nada.

    • E presta???? Exemplos: os bandidos do BPN/PPD roubaram um banco até ao tutano e DEZ ANOS DEPOIS não está nenhum bandido preso! Exemplo: Os 20 milhões dos submarinos “afundaram” com o arquivamento decidido pela D.Joana! Exemplo: A vigarice feita pela Tecnoforma no montante de 7,6 milhões de euros quando Coelho era administrador (a “dádiva” foi feita pelo “Dr” Relvas quando era secretário de estado!), foi também arquivada a mando, mais uma vez, da D. Joana. Exemplo: O CDS depositou um milhão de euros no BES sem saber explicar de onde veio o dinheiro (um talão de depósito tinha o nome de Jacinto Leite Capelo Rego!!). O ministério Público também não conseguiu “desenterrar” a origem do dinheiro! Dizem que tem origem na corrupção dos submarinos, mas isso é a má língua dos mal intencionados (o processo não foi “escavado” pelo Alex & Tex!!)!! Exemplo: O caso Portucale que envolveu os ministros Nobre Guedes e Telmo Correia do CDS e o PPD – Carlos Costa Neves – e ainda o Tesoureiro do CDS – o “honestissimo” Abel Pinheiro – também ficou em águas de bacalhau. isto é ninguém foi responsabilizado pelo abate de mais de 2.500 sobreiros em zona protegida!! Exemplo: O caso dos Vistos Gold é a maior vergonha desta justiça que tem um Ministério Público que acusa um governante do PPD – Miguel Macedo .- de 3 crimes de tráfico de influências e 1 de prevaricação e depois…no final do julgamento é o próprio MP da D. Joana que o acusou, que vem pedir a sua absolvição!!!!! Ridículo e vergonhoso!!! Esta justiça presta?? Esta é a justiça do PPD/CDS que se apoderaram do aparelho judicial e o manipulam como entendem! Tudo isto contradiz o “tal” juiz da Relação que a pedido do Alex, diz num seu despacho ” Quem cabritos vende e cabras não tem….”, mas não consegue encontrar os “cabritos vendidos”! Nem um para “amostra”!!!! Para rir à gargalhada sr. Hélio Santos.

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …