O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida “sem luxos”. O que Sócrates disse a Ivo Rosa

49

Manuel De Almeida / Lusa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos anos foram empréstimos do amigo Carlos Santos Silva e da mãe.

“A minha mãe herdou uma fortuna de um milhão de contos em 1983 do meu avô”, contou Sócrates no interrogatório, cujos extractos são divulgados pela Sábado e pelo Correio da Manhã (CM). “A minha mãe sempre me deu dinheiro ao longo da vida”, reforçou, salientando que quando precisava ia ao cofre dela.

Sócrates foi confrontado com os elevados gastos que fez em férias, acima dos rendimentos declarados na altura. “O que fazia nesta alturas era pedir dinheiro à minha mãe para ir de férias e a minha mãe dava-me. Porque tinha-o disponível, no seu cofre“, declarou o ex-primeiro-ministro perante Ivo Rosa.

“Se não tivesse a mãe que tenho, não poderia ter feito aquelas férias”, vincou ainda, garantindo que “levava sempre 10 mil euros” em dinheiro nessas viagens.

“Senhor juiz, mas quem é que tem medo de levar 10 mil euros para as férias?“, perguntou a Ivo Rosa quando este o questionou sobre se não tinha medo de ser assaltado. “A minha mãe dava-me o dinheiro e eu levava-o”, reforçou.

Sobre os alegados empréstimos de Carlos Santos Silva, Sócrates negou que o amigo empresário lhe tenha passado para as mãos mais de um milhão de euros, conforme a acusação do Ministério Público.

Desminto em absoluto. Se levantou um milhão e tal, certamente que Carlos Santos Silva deu-lhe outro destino”, apontou, notando que “nem sabia que esse dinheiro existia”, “nem sabia que ele tinha dinheiro no BES” ou “na Suíça”.

“O engenheiro Carlos Santos Silva já era um homem rico quando eu o conheci. Tinha feito uma fortuna com a sua vida empresarial”, notou também, realçando que era ele que fazia questão de lhe pagar muitas das suas despesas.

“O Carlos Santos Silva quis pagar o funeral do meu irmão e pagou e quis pagar a Segurança Social de João Perna”, revelou, referindo-se também ao seu motorista que é um dos arguidos no processo, sob suspeita de ser um dos testas-de-ferro de Sócrates.

O ex-governante constata, ainda, que acredita que “o Carlos Santos Silva tinha um valor até onde podia ir” nos empréstimos que lhe concedia. “Eu pedia-lhe para aquilo que precisava. Todos os meses lhe falava, preciso disto e ele ia entregando o dinheiro. 4 mil euros agora, 5 mil euros depois. 10 mil euros mais tarde. Eu acho que ele tinha na sua cabeça emprestar-me até 500 mil“, notou, frisando que nunca falou com ele “sobre o montante”.

Quanto aos depósitos em numerário da ordem dos milhares de euros que foram feitos na conta do seu irmão, Sócrates destaca que este “tinha uma vida boa” porque “quando precisava” também pedia ajuda à mãe. “O meu irmão, durante muitos anos, foi toxicodependente e a minha mãe gastou mais de 200 mil contos… o meu irmão era o menino querido”, destacou.

As heranças de Sofia Fava e do marido

Sócrates alegou no interrogatório que a mãe herdou uma “considerável fortuna” do seu avô, “dinheiro, títulos do tesouro, propriedades, apartamentos“. E “depois, com a morte do meu tio, a minha mãe herdou metade da sua fortuna, mais uns apartamentos em Cascais e títulos do tesouro”, apontou ainda. Sócrates disse ainda que a sua mãe também foi herdeira da tia-avó.

Mas também Sofia Fava, a ex-mulher de Sócrates, e o seu marido, Manuel Costa Reis, terão tido direito a heranças, conforme as alegações do ex-governante no interrogatório.

Segundo Sócrates, Fava e o marido compraram a Quinta das Margaridas, no Alentejo, com dinheiro herdado (embora tenham tido, mesmo assim, necessidade de pedir um aval de 750 mil euros, em dinheiro vivo, a Carlos Santos Silva.

“A única coisa que sabia é que quer a Sofia, quer o Manuel, estavam a tratar das heranças. O Manuel tinha uma herança do pai que pretendia resolver em tribunal, porque tinha um grande litígio com os irmãos. E ouvi dizer que ele tinha uma quinta enorme”, referiu Sócrates.

Além disso, mencionou um prédio que Sofia Fava herdara do ex-marido, além da herança do pai.

Sobre os gastos que foi fazendo ao longo dos anos, Sócrates recusou a ideia de que vivesse acima das suas possibilidades. “Nunca tive vida de luxo”, destacou, chegando a notar que só viajava em classe executiva “por respeito” a si próprio e “à dignidade do cargo” que ocupou.

ZAP //

 

49 Comments

  1. Este gajo chama BURRO, LORPA a toda a gente, até ao juiz. Achas mesmo que vamos acreditar nessas barbaridades todas? Se assim fosse já tinhas resolvido as coisas há muitissssimo tempo. CANALHA andas a entalar tudo e todos sem dó nem piedade. Não levas vida de luxo! Se não levas então o que levaram as outras pessoas? Gentalha como tu havia de ser colocados numa ilha p/ bem longe de todos p/ não prejudicar mais ninguém. O “amigo” Carlos Silva tem de estar muito entalado por ti para se manter na situação que tu o colocas-te CANALHA.
    Vamos ver se isto vai dar em alguma coisa. Só faltava seres ilibado aí era o cumulo dos cúmulos, e povo certamente deixara de ter em definitivo qualquer credibilidade na justiça e nos politicos. Sim porque este processo arrasta-se no tempo devido á M—- de politicos e justiça que temos.

    • é preciso fazer justiça. sangue! nao queremos saber dele! temos pena| que fique na historia! tem de ser “paralisado”. so vai mexer os “olhinhos” . vai-se lhe acabar a vida! nunca perdoar! somos tugas! nunca esuqecemos!

    • Será que se está a referir aos bandidos do BPN/PPD que roubaram um Banco até à medula, que já custou 5 ou 6 mil milhoes de euros ao Povo português e, mais de DEZ ANOS DEPOIS ainda não está nenhum preso??????????? Este processo (BPN/PPD) não se arrasta devido à M—-dos políticos e da justiça que temos?????? Não seja vesgo! É que para ser “culpado” há que provar que o é!! Não basta que se diga, seja quem for, que é culpado! As provas eram de “betão”, mas parece que o cimento era de muita má qualidade. Prepare-se para engolir a palhinha!!

  2. A questão que se põe é a seguinte:
    Se alguém acreditar nas estórias deste senhor,
    ao ponto de o ilibar, isso será a troco de quê?

    • Eu acredito e ilibo-o enquanto o MP não “PROVAR” tudo o que afirma de forma concreta e irrefutável. E a propósito de “trocos” informo-o que já recebi 5 milhões dos 34 “inventados” pelo MP e divulgados pelo Pasquim da Manha, orgão oficioso do Alex&Tex!!!!!

    • Aí é que está o BUSÍLIS da questão, a prova credível do MP, se a conseguir…
      Ou então pedir a condenação por suposições e indícios, que é o que tem feito.
      Já era tempo do MP apresentar provas concretas e irrefutáveis, ou então desistir de fazer palhaçada.

      • O Ministério Público “acredita que”, “está convencido que”, “supõe que”, mas não prova coisa nenhuma! Inventou e alimentou uma história que foi mudando de “cenários” conforme lhes convinha e de acordo com as conveniências (caso da PT e do “sério” defunto Belmiro ou do “sério filho do dito defunto”. Quanto pagaram e a quem pagaram para justificar o falhanço da OPA????? O MP aproveitou a deixa. Foi favor do 1º.Ministro!!!!!!!!! É para rir à gargalhada!!!!!

  3. 1 milhão de contos, ou seja, 200.000 notas de 5.000$00, ou 2.000 maços de 100 notas… Grande cofre que a mãe tinha.

    Já o amigo dava-lhe dinheiro sem nada exigir e ambos fugiam ao imposto de doações… Esta é para já uma confissão de crime e burla fiscal.

    • Mas pode ter a certeza que o Ivo não manda extrair certidão de tais declarações, nem ordena o envio para para o ministério público. Nem sequer manda a PJ ir medir as dimensões e capacidades do cofre da mãe do Pinóquio. Não, não vai haver mais processos, não.

    • Prefiro um corrupto, a um gajo que segundo ele, vive à custa de um amigo, vive à custa da mãe, a tal ponto que deixou a mãe “depenadinha”.

  4. Neste tipo de casos mais mediáticos, existem 2 julgamentos completamente distintos: O da comunicação social, mídia e o dos tribunais… “No 1º caso já há muito que foi julgado e condenado”…”E no tempos da Inquisição já tinha sido queimado vivo”! Quanto aos tribunas há que aguardar pelas provas do que tem sido dito e o que ficará por provar! “A maioria das pessoas tende a ser “yoyeur” e mesmo impaciente, perante estes casos…

    • O que a preocupa a você é a condenação da comunicação social. Mas para essa condenação ele e seus amigalhaços estão-se sagando, com um C. Quanto aos tribunais todos sabem a celeridade deles, bem como que o Ivo é um juiz dos poderosos. Por isso, é esperarem sentados!!

      • A Justiça é independente do poder político. A maior prova disso, foi o facto de a pessoa, em questão, ter sido constituída arguido e também esteve preso preventivamente…
        Como eu desconheço completamente os factos, a não ser os que são do domínio público, não sou advogada nem Juíz, não posso nem devo acusar sem conhecer a prova factual que irá ser apresentada e confrontada em Tribunal… Até lá, há que aguardar, serenamente, pelo desfecho deste processo… Não tenho dúvidas que a Comunicação Social, bem como os seus profissionais procuram fazer o melhor com os meios disponíveis… Mas no Jornalismo de Investigação a prova conseguida por via, exclusivamente oral, é importante mas não é tudo”…

      • Mas acha que se lá estivesse o pintainho mais o pequenino Noronha, que ele alguma vez tinha sido constituído arguido e engaiolado? A mim não me parece que o M.P. meta qualquer um ex-primeiro ministro na gaiola só pelo ladrar dos cães.

      • Pois! É capaz de ter razão. Por isso é que o Ministério Público, e o super juiz da direita revanchista, justificou a prisão preventiva com provas de “betão”. A verdade é que até hoje nem o MP nem o tal juiz da direita reácionária, conseguiram apresentar uma única prova concreta, um único papel, um único extrato bancário, ou qualquer outro documento que prove inequivocamente, que Sócrates foi corrompido ou que tem uma qualquer conta bancária em seu nome para onde tivessem sido feitas transferências dos tais muitos milhões que o MP inventou, mas não consegue justificar. Não basta dizer que “supõe”, “acredita”, “está convencido” ou que “o dinheiro de Carlos Silva é de Sócrates”. Coitado do Carlos santos Silva. É empresário com montes de empresas, e há montes de anos e afinal não passa de um sem-abrigo.
        É tudo do outro!!!

      • Meu caro
        O socrates roubo o estado?
        Como e a onde?
        Pelo que tenho lido nada
        Apontem onde e quando isso aconteceu.
        O que acontece é que estão a fazer caça ao homem.
        Os magistrados ganham grandes ordenados e este processo só diz convições não tem nenhuma prova em concreto.

  5. Em Portugal, ao contrário de outros países, quem acusa é que tem de apresentar as provas.
    Portanto, se o MP não as apresentar, o criminoso pode continuar a usar/ter sinais exteriores de riqueza que os tribunais nunca o irão condenar…apesar de toda a gente saber (incluindo os juízes) saber que o réu é mesmo criminoso.
    E então, por que razão julga que a lei está feita desse modo???

    • Ah pois é, Mário.
      O Zé Pinóquio desemboca todas estas enormidade com uma convicção que faria duvidar um santo. E nós por cá, … Continuamos a pagar as dividas que ele e os sócios dele nos deixaram…
      Só neste país.

  6. talvez tenha sonhado que iam abrir novamente Ausschwitz, para terminar o devia ter sido feito na altura: Socialistas e Marxistas todos lá para dentro .

  7. Mas afinal este quer enganar quem? nós bem sabemos o que se passou, precisamos lá de um juiz ou de um ministério publico: joça com ele, afinal quem manda?

  8. N’a realidade quando leio estas noticias de Socrates, Salgado, do Banco bpi n’a verdade nao ha comentarios e um pais e pequeno à novel da europa mas Como corruptos portugal esta no top number 1

  9. “Penso que o limite que o meu amigo definiu para me emprestar eram 500.000 € senhor juiz, mas eu sou uma pessoa curiosa e queria muito saber…” Lol ainda goza connosco, chegou ao topo da carreira dos intrujões e agora recebe reforma do nosso bolso.

  10. Pois está a Maçonaria montada por isso saiu o Sr. Juiz Carlos Alexandre para o substituir um outro a mando do maçom Sócrates o Sr. Ivo Rosa pois é assim é a justiça, escolhe-se o juiz, como outrora foi substituido um Sr juiz Carlos Teixeira, que foi recambiado para Torres Vedras para dar lugar a outro para safar alguns da pedófilia e assim foi…ISTO SE NADA FOR FEITO CAIREMOS NA DESGRAÇA…
    Como o caminho está a levar Sócrates e outros tem os processos arquivados!
    Já se sabe a verdade há anos e ainda isto está assim há mais de cinco anos?
    Eram todos presos.
    E o Duarte Lima quando será punido no caso de Rosalina Ribeiro no Brasil e as provas estão explicitas e nada se faz?
    Pois a expectativa é arquivar também! Onde está a Justiça que só pune os Zés????

    • Não referiu os bandidos do BPN/PPD que levaram um Banco à falência total há mais de DEZ ANOS e não está nenhum preso e que já custou mais de 6.000 milhões de euros ao Povo. Nem referiu os 7,6 milhões de euros “sacados”à UE pela Tecnoforma do Coelho (arquivado!), ou os 20 milhões dos Submarinos (arquivado!!) ou ainda o Milhão do CDS (arquivado!!!!) (que ninguém sabe de onde apareceu!!) Curiosamente foram todos arquivados pela D.Joana e o caso do BPN/PPD parou no tempo, porquê?? Responda se souber, já que parece saber tudo acerca do “Sr.Dr. Carlos Alexandre e nada saber sobre o “Sr.Ivo Rosa” (esqueceu-se que o “sr.Ivo Rosa também é juiz???) A subserviência ajoelhou perante o saloio de Mação!!

      • Quanto e quem lhe paga para vir para aqui defender esse trafulha com unhas e dentes?
        hein? E quem lhe disse que não queremos também os trafulhas que menciona a contas?
        … ora vá-se catar!!

      • Recebo exatamente o mesmo que V.Exª. recebe e o “patrão” que paga é o mesmo!! Defendo com unhas e dentes a diferença de tratamento pelos diferentes orgãos da justiça portuguesa perante factos e crimes de lesa pátria, como é o caso do BPN, da Tecnoforma, dos Submarinos, do Milhão do CDS, do caso Portucale, tudo casos onde não há culpados nem presos. Estes são os caso mais vergonhoso da justiça portuguesa. Há provas, há culpados e há julgamentos para alguns e arquivamentos para outros, mas não está nenhum preso! Esta é a justiça que temos, por muito que lhe doa. E gostei de ler ” E quem lhe disse que não queremos também os trafulhas que menciona a contas”? Faz parte de um grupo é??? O “grupo de Apoio aos Justiceiros da Direita Fascista, Reacionária e Trauliteira???? Ora vá-se catar e leve consigo o Alex, o Tex e a D.Joana. E “o tal dos cabritos”….

  11. E incrível a quantidade de heranças que convenientemente aparecem. Milhões para um lado, casas e apartamentos para outro. Até um morto metido ao barulho. Mas este pinoquio não se enxerga? Já agora…. a AT já está no terreno a averiguar as supostas heranças e o seu devido imposto sucessorio? E as declarações de rendimentos da mãezinha!? É que 1000000 de contos deve ser difícil de esquecer declarar em IRS. No meio disto tudo é de saudar a excelente relação do pinoquio com a ex. Eu acho que ali ainda há amor. Não entendo muito bem é o papel do actual marido da ex. Mas que fiquei embevecido com uma entrega de uma TV pelo dito ao pinoquio, na cadeia, lá isso fiquei.

  12. Nos como povo temos o dever de endireitar este país que está minado por gente corrupta e sem escrúpulos,não me vejo ter que pagar seja o que for pelos crimes de outros!!

  13. Voce é aquele tipico português que defende um prevaricador, só porque sabe que existem mais alguns, admirável português,invejoso e queixinhas.

    • E você o prevaricador típico que sabe que pode prevaricar à vontade porque nunca será apanhado, julgado e condenado. Faz parte da seita prevaricadora e fica enjoado quando se fala em BPN, Tecnoforma, Milhão do CDS, Submarinos, Portucale ou Vistos Gold, mesmo sabendo que o “grupo” nunca será “apanhado, julgado ou condenado”. Faz parte do ADN do aldrabão.

      • Engana-se meu caro, já fui apanhado e cumpri pena das grandes, olhe estive na choça junto com o Carlos Melancia, o Dias, o Valentim, o Vara, o Oliveira e Costa, o Isaltino, a Fatinha…, encontrei-os lá a todos.

  14. que seja a ou b, que seja qualquer um, cá em Portugal a justiça não igal para todos, quer dizer eu estou neste momento a vender um terreno de partilhas, todos vamos receber, logo ao fezer a escritura vai ser dado o conhecimento as finanças da venda, vai ficar registo do mesmo, neste caso não a registo e sobre tudo de mais de 1000000 de euros e falo mais porque tem casa e apartamentos e outros bens, enfim ivo foi posto pela amiga do flaninho..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.