A seleção nacional parou Lisboa (e Marcelo pondera ir a Fátima agradecer a vitória)

António Cotrim / Lusa

-

Milhares de adeptos portugueses fizeram a festa nas ruas da capital, depois dos jogadores da seleção nacional terem aterrado esta manhã no aeroporto Humberto Delgado.

A seleção nacional aterrou esta manhã, por volta das 12h40, no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e a festa que já se fazia sentir alargou-se às ruas da capital com o passar do dia.

Com os pés em solo português, a comitiva lusa seguiu, em dois autocarros panorâmicos, à residência oficial do Presidente da República, em Belém, saudados por milhares de adeptos.

Nos jardins do Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jogadores da seleção das quinas, considerando que, graças ao seu exemplo, há mais razões para acreditar em Portugal.

O dia de hoje não é igual ao de ontem. Para muitos parece que sim, ganhou-se o campeonato da Europa, continuam os problemas económicos, sociais, políticos e culturais. Há uma diferença, a diferença foi o vosso exemplo”, declarou.

“O exemplo do que é ganhar com coragem, determinação, capacidade de luta, humildade, e espírito de equipa. Isso faz a diferença. E a diferença entre hoje e ontem é que hoje temos mais razões devido a vocês para acreditarmos em Portugal. Viva Portugal”, acrescentou.

Questionado pelos jornalistas, quando a formação lusa abandonava já o local, o chefe de Estado batizou a seleção de “Nação valente” e admitiu até a possibilidade de ir a Fátima agradecer o título.

“Rezámos muito terços. Ele e eu [Fernando Santos]. Muitos. Ainda vou a Fátima por conta disso“, declarou.

Os jogadores receberam o alvará de atribuição do grau de comendador da Ordem de Mérito mas vão voltar a Belém para receber as medalhas de condecoração, que ainda não se encontravam prontas.

Bem longe de Belém, mais concretamente em Bruxelas, o ministro das Finanças fez a chamada “entrada à campeão” na reunião do Eurogrupo.

O governante Mário Centeno entrou nas instalações europeias com um cachecol de Portugal ao pescoço, tendo sido felicitado pela generalidade dos participantes da reunião.

Tiago Petinga / EPA

-

“Esta vitória é de todos”

Os jogadores voltaram aos autocarros para seguir rumo ao destino final, o “Futebol Park” na Alameda D. Afonso Henriques, e pelo caminho foram brindados com a euforia de muitos portugueses.

Bandeiras de Portugal, cachecóis e muitos cânticos invadiram as ruas da capital. Muitos dos adeptos não se contentaram com a passagem dos autocarros e iam ao lado destes a correr como se não houvesse amanhã.

No palco improvisado na Alameda, os jogadores foram recebidos em apoteose por uma avenida repleta de adeptos vestidos com as cores de Portugal.

Num rápido discurso, o selecionador Fernando Santos dirigiu-se aos portugueses de forma sentida, considerando que este título é de todos.

Esta é a vossa vitória, é a vitória dos portugueses, de Portugal. É o orgulho de ser pátria e nação. Viva os heróis de Portugal, muito obrigado ao povo português”, afirmou.

Também Cristiano Ronaldo teve oportunidade para agradecer o apoio de todos os portugueses, quer em Portugal quer no estrangeiro, terminando o discurso com o habitual ‘Si’, o seu já conhecido grito de guerra.

“Esta vitória, este europeu é de todos, os que estão em Portugal, emigrantes, os jogadores, treinador, staff, entrámos na história de Portugal, vocês merecem, muito obrigado a todos”, sublinhou o capitão.

E o “patinho feio” Éder, que agora se tornou um verdadeiro “cisne”, manteve o mesmo registo e agradeceu a todos os adeptos.

“Obrigado a todos, estamos muito contentes, sabemos que estiveram sempre connosco. Agora é celebrar, é feriado hoje“, referiu o avançado.

Depois dos rápidos discursos, a emoção tomou conta de todos os portugueses que, juntos, cantaram o hino de Portugal em uníssono.

O internacional Nani também teve tempo para tomar conta do microfone e, com a ajuda de Renato Sanches, fez saltar os milhares de adeptos presentes com um espetáculo de beat box.

António Cotrim / EPA

-

Petição para levar a taça ao Porto

Um adepto da equipa das quinas criou esta segunda-feira uma petição pública online para “ver a Seleção e a Taça no Porto”.

A petição foi criada cerca das 13h00 por Fábio Sousa, de 23 anos, nascido no Porto, e pelas 18h00 já contava com mais de três mil assinaturas.

O criador da petição é também autor da página de Facebook “Porto a melhor cidade do País” e explicou à Lusa que, perante a “enorme interação da população portuense às publicações referentes à seleção Nacional”, achou “injusto não premiar este fiel povo”.

“Nem todos portuenses terão disponibilidade para se deslocarem à capital”, justificou o mentor da petição “Queremos ver a Seleção e a Taça no Porto”.

Na petição pode ler-se que a cidade do Porto “merece este reconhecimento” e que “existem dois milhões de portugueses que querem ver a seleção e a taça no Porto”.

Para além da petição, foi também criado um evento no Facebook, para ver a seleção e a taça no Porto nos próximos dois dias, pela estudante de mestrado em oncologia Francisca Diniz, de 22 anos de idade, que afirma ter tido “muita vontade de poder estar em Lisboa, no entanto as circunstâncias não o permitiram”.

“Todos sabemos como o Norte é forte e unido quando todos lutam pelo mesmo e achei que o evento ia ter uma boa adesão, mas nunca pensei que fosse em tão pouco tempo”, admite a estudante do Porto que criou o evento às 11h30 e pelas 16h30 contava com 7.940 adesões.

Infelizmente, é quase certo que os habitantes da invicta e da região Norte não vão ter muita sorte, até porque os jogadores já estão a abandonar a Cidade do Futebol para agora poderem entrar em “modo férias”.

Portugal sagrou-se no domingo campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, ao vencer a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, com um golo de Éder, aos 109 minutos, no Stade de France, em Saint-Denis.

ZAP / Lusa / Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Epá! Não me parece lá grande ideia voltar ao Portugal dos 3 “efes” (fado, futebol e Fátima), continua a parecer-me preferível o Portugal dos três “dês” (Democratizar, Descolonizar, Desenvolver). Campeões europeus no futebol e no atletismo (já agora) é ótimo, mas convém não exagerar.

  2. Vá a Fátima e às Mesquitas da praça de Espanha, Martim Moniz, etc, etc. Se não tiver mais nada de útil a fazer…

RESPONDER

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …