A seleção nacional parou Lisboa (e Marcelo pondera ir a Fátima agradecer a vitória)

António Cotrim / Lusa

-

Milhares de adeptos portugueses fizeram a festa nas ruas da capital, depois dos jogadores da seleção nacional terem aterrado esta manhã no aeroporto Humberto Delgado.

A seleção nacional aterrou esta manhã, por volta das 12h40, no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e a festa que já se fazia sentir alargou-se às ruas da capital com o passar do dia.

Com os pés em solo português, a comitiva lusa seguiu, em dois autocarros panorâmicos, à residência oficial do Presidente da República, em Belém, saudados por milhares de adeptos.

Nos jardins do Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jogadores da seleção das quinas, considerando que, graças ao seu exemplo, há mais razões para acreditar em Portugal.

O dia de hoje não é igual ao de ontem. Para muitos parece que sim, ganhou-se o campeonato da Europa, continuam os problemas económicos, sociais, políticos e culturais. Há uma diferença, a diferença foi o vosso exemplo”, declarou.

“O exemplo do que é ganhar com coragem, determinação, capacidade de luta, humildade, e espírito de equipa. Isso faz a diferença. E a diferença entre hoje e ontem é que hoje temos mais razões devido a vocês para acreditarmos em Portugal. Viva Portugal”, acrescentou.

Questionado pelos jornalistas, quando a formação lusa abandonava já o local, o chefe de Estado batizou a seleção de “Nação valente” e admitiu até a possibilidade de ir a Fátima agradecer o título.

“Rezámos muito terços. Ele e eu [Fernando Santos]. Muitos. Ainda vou a Fátima por conta disso“, declarou.

Os jogadores receberam o alvará de atribuição do grau de comendador da Ordem de Mérito mas vão voltar a Belém para receber as medalhas de condecoração, que ainda não se encontravam prontas.

Bem longe de Belém, mais concretamente em Bruxelas, o ministro das Finanças fez a chamada “entrada à campeão” na reunião do Eurogrupo.

O governante Mário Centeno entrou nas instalações europeias com um cachecol de Portugal ao pescoço, tendo sido felicitado pela generalidade dos participantes da reunião.

Tiago Petinga / EPA

-

“Esta vitória é de todos”

Os jogadores voltaram aos autocarros para seguir rumo ao destino final, o “Futebol Park” na Alameda D. Afonso Henriques, e pelo caminho foram brindados com a euforia de muitos portugueses.

Bandeiras de Portugal, cachecóis e muitos cânticos invadiram as ruas da capital. Muitos dos adeptos não se contentaram com a passagem dos autocarros e iam ao lado destes a correr como se não houvesse amanhã.

No palco improvisado na Alameda, os jogadores foram recebidos em apoteose por uma avenida repleta de adeptos vestidos com as cores de Portugal.

Num rápido discurso, o selecionador Fernando Santos dirigiu-se aos portugueses de forma sentida, considerando que este título é de todos.

Esta é a vossa vitória, é a vitória dos portugueses, de Portugal. É o orgulho de ser pátria e nação. Viva os heróis de Portugal, muito obrigado ao povo português”, afirmou.

Também Cristiano Ronaldo teve oportunidade para agradecer o apoio de todos os portugueses, quer em Portugal quer no estrangeiro, terminando o discurso com o habitual ‘Si’, o seu já conhecido grito de guerra.

“Esta vitória, este europeu é de todos, os que estão em Portugal, emigrantes, os jogadores, treinador, staff, entrámos na história de Portugal, vocês merecem, muito obrigado a todos”, sublinhou o capitão.

E o “patinho feio” Éder, que agora se tornou um verdadeiro “cisne”, manteve o mesmo registo e agradeceu a todos os adeptos.

“Obrigado a todos, estamos muito contentes, sabemos que estiveram sempre connosco. Agora é celebrar, é feriado hoje“, referiu o avançado.

Depois dos rápidos discursos, a emoção tomou conta de todos os portugueses que, juntos, cantaram o hino de Portugal em uníssono.

O internacional Nani também teve tempo para tomar conta do microfone e, com a ajuda de Renato Sanches, fez saltar os milhares de adeptos presentes com um espetáculo de beat box.

António Cotrim / EPA

-

Petição para levar a taça ao Porto

Um adepto da equipa das quinas criou esta segunda-feira uma petição pública online para “ver a Seleção e a Taça no Porto”.

A petição foi criada cerca das 13h00 por Fábio Sousa, de 23 anos, nascido no Porto, e pelas 18h00 já contava com mais de três mil assinaturas.

O criador da petição é também autor da página de Facebook “Porto a melhor cidade do País” e explicou à Lusa que, perante a “enorme interação da população portuense às publicações referentes à seleção Nacional”, achou “injusto não premiar este fiel povo”.

“Nem todos portuenses terão disponibilidade para se deslocarem à capital”, justificou o mentor da petição “Queremos ver a Seleção e a Taça no Porto”.

Na petição pode ler-se que a cidade do Porto “merece este reconhecimento” e que “existem dois milhões de portugueses que querem ver a seleção e a taça no Porto”.

Para além da petição, foi também criado um evento no Facebook, para ver a seleção e a taça no Porto nos próximos dois dias, pela estudante de mestrado em oncologia Francisca Diniz, de 22 anos de idade, que afirma ter tido “muita vontade de poder estar em Lisboa, no entanto as circunstâncias não o permitiram”.

“Todos sabemos como o Norte é forte e unido quando todos lutam pelo mesmo e achei que o evento ia ter uma boa adesão, mas nunca pensei que fosse em tão pouco tempo”, admite a estudante do Porto que criou o evento às 11h30 e pelas 16h30 contava com 7.940 adesões.

Infelizmente, é quase certo que os habitantes da invicta e da região Norte não vão ter muita sorte, até porque os jogadores já estão a abandonar a Cidade do Futebol para agora poderem entrar em “modo férias”.

Portugal sagrou-se no domingo campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, ao vencer a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, com um golo de Éder, aos 109 minutos, no Stade de France, em Saint-Denis.

ZAP / Lusa / Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Epá! Não me parece lá grande ideia voltar ao Portugal dos 3 “efes” (fado, futebol e Fátima), continua a parecer-me preferível o Portugal dos três “dês” (Democratizar, Descolonizar, Desenvolver). Campeões europeus no futebol e no atletismo (já agora) é ótimo, mas convém não exagerar.

  2. Vá a Fátima e às Mesquitas da praça de Espanha, Martim Moniz, etc, etc. Se não tiver mais nada de útil a fazer…

RESPONDER

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …