Campeões europeus já chegaram a Portugal

Mário Cruz / Lusa

-

Os jogadores da seleção nacional aterraram esta segunda-feira em Lisboa, recebidos por centenas de portugueses que aguardam para comemorar com os novos campeões da Europa.

Centenas de pessoas reuniram-se esta segunda-feira no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para receber os jogadores da seleção nacional.

Os campeões europeus aterraram na capital por volta das 12h40 e preparam-se agora para um dia repleto de comemorações e de festa.

Antes da viagem, a seleção portuguesa despediu-se, em Marcoussis, dos emigrantes e luso-descendentes que durante 32 dias mostraram o seu apoio incondicional à equipa das quinas com um novo levantar da taça.

Já vestidos de fato e gravata, toda a comitiva lusa apareceu junto à porta do complexo e com palmas agradeceram a presença dos cerca dos 800 adeptos que apareceram no local para se despedirem da seleção nacional.

Cristiano Ronaldo, com notórias dificuldades em andar, foi o primeiro a levantar a taça, imitando o gesto feito no domingo no Stade de France.

Seguiram-se os restantes 22 jogadores que representaram Portugal no Euro 2006, o selecionador Fernando Santos e alguns membros da equipa técnica.

Os novos campeões europeus entraram depois no autocarro oficial da seleção nacional e seguiram para o aeroporto de Orly, para o regresso a Lisboa.

Embora Eusébio não tenha vivido tempo suficiente para participar no sonho, que ele próprio começou a alimentar no Mundial de 1966, está bem presente nas celebrações nacionais relativas ao Campeonato da Europa.

A imagem do Pantera Negra acompanhou a comitiva portuguesa durante toda a viagem, desde o autocarro até ao avião, também batizado com o seu nome.

Numa primeira fase, a fotografia foi mostrada na frente do autocarro entre o centro de estágio de Marcoussis e o Aeroporto de Paris-Orly.

Já no avião, os jogadores voltaram a homenagear o antigo avançado, ao tirarem uma fotografia de família onde não falta o troféu conquistado, ali bem junto à imagem do Pantera Negra.

A seleção portuguesa vai ser recebida pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, e depois vai percorrer a cidade de Lisboa, tendo a Alameda D. Afonso Henriques como destino final.

O chefe de Estado anunciou a intenção de condecorar os 23 jogadores com o grau de comendador da Ordem do Mérito, distinção que vai decorrer dentro de alguns dias, mas não hoje, disse à agência Lusa uma fonte da Presidência.

Portugal sagrou-se Campeão da Europa frente à França, no Stade de France, em Paris, com uma vitória por 1-0, golo de Éder, no prolongamento.

ZAP / Futebol 365 / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Portugal reerguendo-se pela mão destes portugueses heróicos que nos devolvem assim, o nosso orgulho lusitano!
    Obrigada Selecção. Obrigada Fernando Mendes!

RESPONDER

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …