Escolas, cafés e restaurantes. Arranca hoje a segunda fase do desconfinamento

Tiago Petinga / Lusa

António Costa acompanhado pelo presidente da junta de freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso e pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Tiago Antunes

O estado de calamidade prolonga-se até dia 31 de maio, mas esta segunda-feira reabrem em Portugal as escolas, creches, restaurantes e algumas lojas.

O estado de emergência levou ao encerramento quase total do país, mas a situação de calamidade prevê a reabertura parcial da atividade em Portugal. esta segunda-feira serão levantadas várias medidas de restrição que vão permitir reabrir vários estabelecimentos e a retomada de algumas atividades.

Restaurantes, cafés, estabelecimentos comerciais, creches e aulas presenciais dão o pontapé de saída nesta segunda fase do desconfinamento. A Direção-Geral de Saúde (DGS) já publicou vários manuais com orientações para a reabertura destes espaços, nomeadamente para os restaurantes, para as creches e para o regresso às aulas em algumas escolas.

Restaurantes, cafés e pastelarias reabrem, mas só poderão receber metade da capacidade do seu estabelecimento. As creches também começam a reabrir e as aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos serão retomadas, apenas para as disciplinas sujeitas a exame nacional.

As aulas de 2.º e 3.º anos de outras ofertas formativas também são retomadas esta segunda-feira e os alunos a partir dos 10 anos são obrigados a usar máscara.

Estabelecimentos comerciais com 400 metros quadrados, ou partes de lojas até 400 metros quadrados (ou maiores por decisão da autarquia), abrem portas esta segunda-feira e começam a ser possíveis visitas a lares (apenas uma pessoa por utente, uma vez por semana e com marcação prévia).

Feiras e mercados regressam, mas com um plano de contingência, e museus, monumentos e palácios abrem portas. Escolas de condução e centros de inspeção podem também reabrir, ainda que só a partir de 25 de maio se possam retomar os exames práticos da condução e certificação de profissionais.

Os parques de campismo e caravanismo e áreas de serviço de autocaravanas podem reabrir, com uma lotação máxima de dois terços da capacidade. O selo “Clean & Safe” abrange também estes espaços.

Esta segunda-feira, muitos portugueses regressam ao trabalho com a adoção de escalas de rotatividade de trabalhadores, diárias ou semanais, e com horários diferenciados de entrada e saída, nos casos em que não seja possível o teletrabalho.

Crime de desobediência

De acordo com a Renascença, os empresários que não cumpram as normas recomendadas pela DGS não podem ser multados, mas podem ser indiciados de crime de desobediência.

A ASAE é o organismo a quem compete fiscalizar o cumprimento destas recomendações, mas não pode aplicar coimas por incumprimento das normas. Assim, cabe às forças policiais uma ação mais repressiva face ao incumprimento das recomendações.

A ASAE cita o que está disposto no n.º 10 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril, para afirmar que “as forças de segurança podem participar por crime de desobediência, a violação do disposto nos artigos 5.º e 6.º do regime anexo à referida Resolução, em que se insere o desrespeito das orientações emanadas pelas autoridades administrativas”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A imagem é esclarecedora.
    Tirando o servente que cumpre com as recomendações tudo o resto é igual ao que havia antes da pandemia.

    Onde está o afastamento social de 2 metros exigido aos estabelecimentos. Vemos 2 mesas juntas a serem partilhadas por 3 pessoas, incluindo o 1.º ministro que devia dar exemplo.
    Ou será que a comer e a falar enquanto se como o “vírus não se transmite”. Peço desculpa pois devem todos morar na mesma habitação e, nesse caso, o chamado afastamento social não se aplica…

RESPONDER

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …

Turismo de Portugal tem 10 milhões para apoiar campanhas de empresas que promovam o país

O Turismo de Portugal tem dez milhões de euros, que vão servir para financiar iniciativas “de valorização, inovação e promoção do destino Portugal” até 2025. A dotação de dez milhões de euros, aprovada por despacho de …