Escolas, cafés e restaurantes. Arranca hoje a segunda fase do desconfinamento

Tiago Petinga / Lusa

António Costa acompanhado pelo presidente da junta de freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso e pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Tiago Antunes

O estado de calamidade prolonga-se até dia 31 de maio, mas esta segunda-feira reabrem em Portugal as escolas, creches, restaurantes e algumas lojas.

O estado de emergência levou ao encerramento quase total do país, mas a situação de calamidade prevê a reabertura parcial da atividade em Portugal. esta segunda-feira serão levantadas várias medidas de restrição que vão permitir reabrir vários estabelecimentos e a retomada de algumas atividades.

Restaurantes, cafés, estabelecimentos comerciais, creches e aulas presenciais dão o pontapé de saída nesta segunda fase do desconfinamento. A Direção-Geral de Saúde (DGS) já publicou vários manuais com orientações para a reabertura destes espaços, nomeadamente para os restaurantes, para as creches e para o regresso às aulas em algumas escolas.

Restaurantes, cafés e pastelarias reabrem, mas só poderão receber metade da capacidade do seu estabelecimento. As creches também começam a reabrir e as aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos serão retomadas, apenas para as disciplinas sujeitas a exame nacional.

As aulas de 2.º e 3.º anos de outras ofertas formativas também são retomadas esta segunda-feira e os alunos a partir dos 10 anos são obrigados a usar máscara.

Estabelecimentos comerciais com 400 metros quadrados, ou partes de lojas até 400 metros quadrados (ou maiores por decisão da autarquia), abrem portas esta segunda-feira e começam a ser possíveis visitas a lares (apenas uma pessoa por utente, uma vez por semana e com marcação prévia).

Feiras e mercados regressam, mas com um plano de contingência, e museus, monumentos e palácios abrem portas. Escolas de condução e centros de inspeção podem também reabrir, ainda que só a partir de 25 de maio se possam retomar os exames práticos da condução e certificação de profissionais.

Os parques de campismo e caravanismo e áreas de serviço de autocaravanas podem reabrir, com uma lotação máxima de dois terços da capacidade. O selo “Clean & Safe” abrange também estes espaços.

Esta segunda-feira, muitos portugueses regressam ao trabalho com a adoção de escalas de rotatividade de trabalhadores, diárias ou semanais, e com horários diferenciados de entrada e saída, nos casos em que não seja possível o teletrabalho.

Crime de desobediência

De acordo com a Renascença, os empresários que não cumpram as normas recomendadas pela DGS não podem ser multados, mas podem ser indiciados de crime de desobediência.

A ASAE é o organismo a quem compete fiscalizar o cumprimento destas recomendações, mas não pode aplicar coimas por incumprimento das normas. Assim, cabe às forças policiais uma ação mais repressiva face ao incumprimento das recomendações.

A ASAE cita o que está disposto no n.º 10 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril, para afirmar que “as forças de segurança podem participar por crime de desobediência, a violação do disposto nos artigos 5.º e 6.º do regime anexo à referida Resolução, em que se insere o desrespeito das orientações emanadas pelas autoridades administrativas”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A imagem é esclarecedora.
    Tirando o servente que cumpre com as recomendações tudo o resto é igual ao que havia antes da pandemia.

    Onde está o afastamento social de 2 metros exigido aos estabelecimentos. Vemos 2 mesas juntas a serem partilhadas por 3 pessoas, incluindo o 1.º ministro que devia dar exemplo.
    Ou será que a comer e a falar enquanto se como o “vírus não se transmite”. Peço desculpa pois devem todos morar na mesma habitação e, nesse caso, o chamado afastamento social não se aplica…

RESPONDER

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …

Japão declara guerra aos fax (e quer acabar com o tradicional carimbo Hanko)

Depois de ser escolhido como ministro da reforma administrativa, o primeiro-ministro Taro Kono não perdeu muito tempo a travar uma guerra contra os emblemas da burocracia japonesa. De acordo com o Japan Times, na sexta-feira passada, …