Escolas, cafés e restaurantes. Arranca hoje a segunda fase do desconfinamento

Tiago Petinga / Lusa

António Costa acompanhado pelo presidente da junta de freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso e pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Tiago Antunes

O estado de calamidade prolonga-se até dia 31 de maio, mas esta segunda-feira reabrem em Portugal as escolas, creches, restaurantes e algumas lojas.

O estado de emergência levou ao encerramento quase total do país, mas a situação de calamidade prevê a reabertura parcial da atividade em Portugal. esta segunda-feira serão levantadas várias medidas de restrição que vão permitir reabrir vários estabelecimentos e a retomada de algumas atividades.

Restaurantes, cafés, estabelecimentos comerciais, creches e aulas presenciais dão o pontapé de saída nesta segunda fase do desconfinamento. A Direção-Geral de Saúde (DGS) já publicou vários manuais com orientações para a reabertura destes espaços, nomeadamente para os restaurantes, para as creches e para o regresso às aulas em algumas escolas.



Restaurantes, cafés e pastelarias reabrem, mas só poderão receber metade da capacidade do seu estabelecimento. As creches também começam a reabrir e as aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos serão retomadas, apenas para as disciplinas sujeitas a exame nacional.

As aulas de 2.º e 3.º anos de outras ofertas formativas também são retomadas esta segunda-feira e os alunos a partir dos 10 anos são obrigados a usar máscara.

Estabelecimentos comerciais com 400 metros quadrados, ou partes de lojas até 400 metros quadrados (ou maiores por decisão da autarquia), abrem portas esta segunda-feira e começam a ser possíveis visitas a lares (apenas uma pessoa por utente, uma vez por semana e com marcação prévia).

Feiras e mercados regressam, mas com um plano de contingência, e museus, monumentos e palácios abrem portas. Escolas de condução e centros de inspeção podem também reabrir, ainda que só a partir de 25 de maio se possam retomar os exames práticos da condução e certificação de profissionais.

Os parques de campismo e caravanismo e áreas de serviço de autocaravanas podem reabrir, com uma lotação máxima de dois terços da capacidade. O selo “Clean & Safe” abrange também estes espaços.

Esta segunda-feira, muitos portugueses regressam ao trabalho com a adoção de escalas de rotatividade de trabalhadores, diárias ou semanais, e com horários diferenciados de entrada e saída, nos casos em que não seja possível o teletrabalho.

Crime de desobediência

De acordo com a Renascença, os empresários que não cumpram as normas recomendadas pela DGS não podem ser multados, mas podem ser indiciados de crime de desobediência.

A ASAE é o organismo a quem compete fiscalizar o cumprimento destas recomendações, mas não pode aplicar coimas por incumprimento das normas. Assim, cabe às forças policiais uma ação mais repressiva face ao incumprimento das recomendações.

A ASAE cita o que está disposto no n.º 10 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril, para afirmar que “as forças de segurança podem participar por crime de desobediência, a violação do disposto nos artigos 5.º e 6.º do regime anexo à referida Resolução, em que se insere o desrespeito das orientações emanadas pelas autoridades administrativas”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A imagem é esclarecedora.
    Tirando o servente que cumpre com as recomendações tudo o resto é igual ao que havia antes da pandemia.

    Onde está o afastamento social de 2 metros exigido aos estabelecimentos. Vemos 2 mesas juntas a serem partilhadas por 3 pessoas, incluindo o 1.º ministro que devia dar exemplo.
    Ou será que a comer e a falar enquanto se como o “vírus não se transmite”. Peço desculpa pois devem todos morar na mesma habitação e, nesse caso, o chamado afastamento social não se aplica…

RESPONDER

Especialista britânico diz que terceira vaga está a caminho do Reino Unido

Uma terceira onda de infeções por covid-19 está a caminho do Reino Unido, onde os contágios diários ultrapassam de novo os 10.000 casos, afirmou o assessor do Governo no Comité Conjunto de Vacinação e Imunização …

Equipa portuguesa faz descoberta que pode travar a doença de Alzheimer

Uma equipa de investigadores portugueses identificou um novo mecanismo associado aos neurónios envelhecidos que pode abrir uma nova via terapêutica para travar a doença de Alzheimer. Hoje em dia, há cada vez mais pessoas a viver …

“Abuso de funções”. BE acusa Centeno de estar a "condicionar" as negociações do OE

As recomendações do governador do Banco de Portugal sobre as políticas que o país deve seguir, nomeadamente a estabilidade da legislação laboral, não caíram bem à esquerda. Em declarações ao ECO, o Bloco de Esquerda não …

Aberto inquérito-crime ao atropelamento mortal com carro de Cabrita. Não há câmaras no local do acidente

A GNR já está a investigar as circunstâncias do atropelamento mortal com um carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mas o inquérito-crime não poderá contar com imagens das câmaras de video-vigilância …

Nuno Mendes e João Félix fora do jogo com a Alemanha

Os jogadores Nuno Mendes e João Félix vão ficar fora do jogo deste sábado frente à Alemanha devido a uma mialgia muscular. Ambos vão assistir ao encontro na bancada e devem recuperar a tempo de defrontar …

Antigo governador civil desmente Medina (que explicou sem explicar o envio de dados a embaixadas)

O último governador civil de Lisboa, o socialista António Galamba, desmente Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, no âmbito das conclusões da auditoria ao envio de dados de manifestantes para embaixadas estrangeiras. E há …

Portugueses burlados em Munique. PSP alerta para a venda de bilhetes falsos

No dia em que Portugal joga contra à Alemanha na capital da Baviera, a PSP alertou que vários portugueses estão a ser burlados com a venda de bilhetes falsos para a partida. O intendente Pedro Colaço …

Correos Express "passa a perna" aos CTT. Empresa quer conquistar Portugal para ter oferta ibérica na Ásia

A empresa espanhola concorrente dos CTT está a monopolizar as entregas ibéricas. Em 2019, comprou 51% da unidade de transporte expresso do grupo logístico Rangel e quer ter centros de distribuição em todo os distritos …

Autoridades passam 25 multas no primeiro dia de confinamento em Lisboa

As autoridades policiais passaram 25 autos de contraordenação no primeiro dia de confinamento da Área Metropolitana de Lisboa. Desde as 15h da tarde de ontem que é proibido entrar ou sair da AML, embora existam várias …

Ricardo Salgado queria afastar juíza por ser sobrinha de Ana Gomes

Um dos julgamentos que Salgado enfrenta é no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) de Santarém por causa de coimas que lhe foram aplicadas pelo Banco de Portugal. O ex-banqueiro tentou atrasar o julgamento …