São precisos 78 anos para analisar o caso Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

Os advogados de José Sócrates, João Araújo (D) e Pedro Delille, durante um encontro com a imprensa.

São 13 milhões de ficheiros, 135.600 páginas e cerca de 35.000 escutas que compõem o processo Operação Marquês, que tem José Sócrates e Ricardo Salgado como principais arguidos. Um volume que leva um dos advogados de defesa a estimar que são precisos 78 anos para analisar tudo.

A estimativa é do advogado João Medeiros, que representa o CEO do resort algarvio Vale do Lobo, Diogo Gaspar Ferreira, um dos arguidos do processo, e é citada pela Visão, que teve acesso ao requerimento que o advogado enviou ao Ministério Público a solicitar mais um ano para poder consultar todo o processo.

Na sua argumentação, João Medeiros aponta que a Operação Marquês é o “maior, mais denso e mais complexo processo judicial de que se tem conhecimento em Portugal”. E essa “extraordinária complexidade”, já reconhecida pela Procuradoria Geral da República, “não poderá apenas funcionar a favor do Ministério Público”, diz o advogado.

Assim, o advogado pede que o benefício de “prazos alargados” já concedido ao Ministério Público, seja também considerado para a defesa dos arguidos.

E como argumentação apresenta cálculos que apontam que só para analisar os mais de 13 milhões de ficheiros do processo seriam necessários mais de 28 milhões de dias de trabalho. Contabilizando um minuto para cada ficheiro, isto daria algo como 225 milhões de horas ou 28.125 dias de trabalho.

A análise completa das 135.600 páginas do processo demoraria 18 dias e para avaliar os 904 anexos seriam precisos 283 dias. Para as 35 mil escutas telefónicas, o advogado estima 73 dias de análise.

Assim, João Medeiros solicita somente mais um ano para analisar o processo – a lei só prevê 50 dias para os advogados poderem consultar processos judiciais.

“Ao resultado de mais de 50 meses de trabalho, não se pode responder, cabal e efectivamente, num prazo de meros 3, 5, 10 ou 50 dias (dependendo do que se faça), a menos que se admita um flagrante desequilíbrio da posição dos arguidos em relação à da tese acusatória”, conclui João Medeiros no requerimento citado.

ZAP //

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

    • Engana-se. O nosso país é grandioso nobre e aprende com os seus erros. É a nossa pátria muito à frente civilizacional que muitos países por esse mundo fora. Sócrates é um vigarista que nos enganou a todos. Há países que possuem tudo para serem uma potência mundial, retiram presidentes do governo por questões de contabilidade e colocam um vigarista, um corrupto, já comprovado. Atrás deles está uma corja de senadores corruptos que sustentam o sistema.
      O nosso não é uma treta. É uma nobre nação, das mais antigas do mundo, com feitos conseguidos todos os dias. Podia ser melhor para todos? Podia! E será ser se todos quisermos acabar com os parasitas corporativos que albergam gestores corruptos, sem princípios, que tratam as pessoas como meros números e os mercados financeiros com sentimentos.

    • Vou-lhe dar um pequeno grande exemplo amiga, o hospital do Bombarral foi DOADO à população por um senhor rico Casimiro da Silva Marques, ali nasceram crianças, fizeram-se operações enfim tudo o que se faz num hospital, hoje esse mesmo hospital passou a misericórdia, negócio, só apoia no internamento quem pagar bem, retiraram este nosso património para uns pelintras se governarem e a população em troca ficou com um centro de saúde, quem precisar do hospital ou vai para C. da RAINHA ou T. Vedras. Quero dizer com isto que os ricos eram humanos hoje são apenas uns abutres.

      • conheço uma história idêntica em que o doador (chamam-lhe beneméritos) foi perdoado em impostos no valor 2 ou 3 vezes o valor da doação. quanto à história das misericórdias tens que falar com o obsoleto quase substituído láparo foi ele e os seus homens/mulheres de mão que executaram essas benesses ao povo que tão patrioticamente diziam defender.

      • De Misericórdia, tem pouco, só mesmo o nome, e mal atribuído por sinal.
        Eu ainda nasci nesse hospital, enquanto era hospital, e enquanto teve maternidade. Poucos anos após as crianças deixaram de nascer no Bombarral, para passarem a ir nascer, no mínimo, às Caldas da Rainha.

      • Há pessoal aqui que tem um problema de memória grave, muito grave. Em Portugal as mulheres pariam em casa com uma mortalidade logo à nascença elevadíssima! As mulheres não tinham direitos e nem podiam divorciar-se! Era legítimo bater-lhe para “as por na ordem”.
        Aconselho aos arautos da moralidade e aos saudosista do fascismo, que abram os olhos com a realidade, por exemplo: -passem num cemitério das freguesias do interior do nosso país. Vejam quantas sepulturas de crianças existem antes e depois do 25 de Abril. Aproveitem e verifiquem os mortos esquecidos da guerra colonial.
        Sócrates é um vigarista que tomou o poder, a democracia tem destas fragilidades, mas aprende com os erros. O fascismo nunca comete erros até cair de podre.

        • Isso foi nos tempos do Salazar. Estude o tempo antes de 1926 e depois diga qualquer coisa. Se não fossem os milhões de milhões que vieram da CEE e UE estávamos como antes. Ou pensa que as coisas caiem do Ceu e basta dizer que não temos ditadura para que as coisas apareçam???

        • Já agora não se esqueça que o actual governo tem apoio parlamentar de dois partidos fascistas ou duvidará que comunismo é fascismo, ou teria sido eu que inventei ditadura do proletariado?.

    • Olhe sr. Cardoso, se o que diz correspondesse à verdade o senhor não poderia falar à vontade e poderia estar por, menos, nos calabouços da Pide a ser torturado. E, se quer que lhe diga há quem precisasse de por lá passar em estágio para não “falajar” da maneira que vejo nestes comentários de pacotilha. Certamente não passa de um pobre diabo, que se vira para ganhar o pão e olha babado para cima, semi ajoelhado, à espera que caiam algumas migalhas…. Por isso é que sugiro, vistam a sua própria pele e sejam dignos na sua condição.

  1. Mas não são estes que tanto ganiram por a acusação demorar tanto tempo a aparecer? O que será mais difícil e levará mais tempo? Obter as cartas rogatórias do estrangeiro, compilar os ficheiros de depósitos em offshores, ouvir testemunhas, analisar respostas das mesmas, ouvir escutas, and so on, ou analisar o que já está escrito? Que corja de FDP! Os gajos estão à rasca. Já há dias um ex-ministro escrevia um artigo num jornal onde perguntava se ainda estaremos vivos quando isto tudo acabar. Mas se as coisas estão neste pé aos ministros e ex-ministros se deve. A mim não porque me tenho limitado a votar nessa cambada!!

  2. Os casos deviam ter sido separados em processos mais simples que pudessem ser julgados em tempo útil. O ministério público faz parte do sistema e com certeza não escapa às mãos dos poderosos, e como tal o mega processo passará anos e anos entre julgamentos e adiamentos até que os crimes prescrevam e nada se esclareça. É um circo que vai garantir a distracção do povo por vários anos enquanto os poderosos continuam a orquestrar os seus golpes. Cada vez que o governo der barraca, arranja-se mais uma fuga de informação do processo para distrair o povo. Cada vez que o parlamento for votar uma lei importante, idem. A única saída para esta situação é a confissão completa dos crimes e a devolução de todos os bens que ainda estão escondidos, seria o mínimo que eles poderiam fazer para mostrar que têm coluna vertebral.

  3. os viris de língua que no fundo não são mais do que uns pobres impotentes são tão férteis em imaginação que conseguem construir histórias tão grandes e complicadas que acabam por impossibilitar que eles provem essa virilidade. “as mil e uma noites invertidas”

  4. O que está a dar é ser gandim. Portugal tornar-se-á o paraíso da corrupção em pleno mundo Ocidental, se ninguém tomar as rédeas a este tipo de pouca vergonha. Não se trata de vingançazinhas nem de justiças populares, que isso é m**da. Trata-se de haver uma mesma justiça para ricos e pobres. É por isso que eu digo que um sistema económico neo-liberal em que o que manda é o dinheiro e em que o Estado é “mínimo”, só pode dar neste tipo de caciquismo neo-feudal. A diferença é que dantes os oligarcas eram nobres… Agora são labregos novos-ricos.

  5. As enormidades dos defensores desse sub-produto da sociedade a quem se dá o nome de Sócrates. Não é o único, mas certamente o mais descarado. Eu só pergunto: Quem cabritos tem e cabras não tem, donde lhe vem?
    É só raciocinar.
    E sim é indigno e tenho o direito de o condenar, enquanto político, porque sou opinião pública.
    A pessoa pública, como o nome indica, é pública, portanto sujeita à opinião pública. Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.
    Condeno-o enquanto pessoa política porque enquanto foi poder, alterou a minha vida, enquanto cidadã, com as suas decisões, por isso sim, merece ser condenado.

    • “quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem”. se o que torna as pessoas alvo da justiça é o descaramento no trancão já não havia flores. foram roubados milhares de milhões e dizem que o socas, segundo os abundantes escribas a viver à conta deste caso, arrecadou entre 30 a 50M. é preciso descaramento para querer convencer-nos que este é o mal dos males enquanto vão soltando os que roubaram os milhares de milhões.

  6. Olhe sr. Cardoso, se o que diz correspondesse à verdade o senhor não poderia falar à vontade e poderia estar por, menos, nos calabouços da Pide a ser torturado. E, se quer que lhe diga há quem precisasse de por lá passar em estágio para não “falajar” da maneira que vejo nestes comentários de pacotilha. Certamente não passa de um pobre diabo, que se vira para ganhar o pão e olha babado para cima, semi ajoelhado, à espera que caiam algumas migalhas…. Por isso é que sugiro, vistam a sua própria pele e sejam dignos na sua condição.

  7. 78 anos que leva a separar a “palha” do que realmente interessa. Não deve sobrar uma página inteira. Tanto dinheiro gasto por causa de uma birra dos juízes…

RESPONDER

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …