Depois de Salgado, Ivo Rosa não vai utilizar declarações de Hélder Bataglia sobre outro processo

O juiz Ivo Rosa voltou a anular parte da prova do Ministério Público na Operação Marquês. O juiz considera que as declarações de Hélder Bataglia sobre o processo Montebranco não podem ser utilizadas para ajudar a decidir se o caso Operação Marquês vai ou não ser julgado.

Como tal, Ivo Rosa anunciou que vai fazer “tábua rasa” destas declarações, avança a SIC, citando um despacho do juiz de instrução.No depoimento, o empresário falava sobre a sua relação com um primo de Sócrates e da sua ligação com o Grupo Espírito Santo através da ESCOM (empresa que lidera).

O mesmo já tinha acontecido com Ricardo Salgado: o ex-banqueiro também falou sobre o caso Montebranco e viu as suas declarações serem anuladas no âmbito do processo Operação Marquês, que tem como principal arguido o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Os depoimentos do ex-administrador do Banco Espírito Santo, que foram usados para provar pagamentos ilícitos a Zeinal Bava, não são válidos e foram anulados. A anulação obriga o ex-banqueiro a depor novamente, em audiência marcada para 8 de julho. Em causa estavam declarações do antigo banqueiro que poderiam fazer prova de alegada falsidade de contratos que justificam transferências de 25 milhões de euros para o ex-administrador da Portugal Telecom.

Bataglia admitiu em janeiro de 2017 que Salgado lhe pediu para fazer chegar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva. Esta última decisão de Ivo Rosa não afeta esta confissão e o depoimento — essencial para o julgamento do arguido — mantém-se intacto.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

FC Porto já tem acordo por Kim Min-jae

O FC Porto já chegou a acordo com o Beijing Guoan para a contratação de Kim Min-jae, defesa-central de 24 anos. O sul-coreano é treinado por Paulo Bento na seleção e já andava sob a mira …

Única central nuclear iraniana suspende atividade após situação de emergência

A única central nuclear do Irão registou, este domingo, uma situação de emergência temporária que implicou a suspensão da sua atividade e por motivos ainda inexplicáveis, informou a televisão estatal. Um responsável da empresa elétrica estatal …

Forças Armadas com mais 252 operacionais prontos para apoiar no combate à pandemia

As Forças Armadas têm 252 militares prontos para ajudar no combate à pandemia, dos quais mais de metade para apoiar a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Atualmente, esta é a …

UEFA investiga incidentes discriminatórios no Hungria-Portugal

A UEFA anunciou ter aberto um inquérito para apurar “eventuais incidentes discriminatórios” nos jogos da Hungria, no Euro 2020 de futebol, com Portugal (0-3) e França (1-1), disputados na Arena Puskás, em Budapeste. De acordo com …

Financiamento da TAP travado em Bruxelas

O plano de reestruturação da TAP, que prevê injetar na empresa até 3,72 mil milhões de euros até 2024, continua à espera de uma resposta de Bruxelas. O Governo esperava obter luz verde de Bruxelas em …

Jogos Olímpicos vão poder ter até 10 mil japoneses nas bancadas

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espetadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão. Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades …

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …

Preços das casas não subiam tanto há mais de dois anos

Os preços da habitação registaram uma subida de 2,5% em relação ao mês anterior. Não subiam tanto há mais de dois anos. O preço de venda das casas em Portugal Continental registou um aumento de 2,5% …

Tragédia de Pedrógão pode "repetir-se em vários locais deste país"

Após quatro anos do grande incêndio que vitimou 66 pessoas, a região de Pedrógão Grande está de novo em ponto de combustão. A 17 de junho de 2017 o incêndio de Pedrógão Grande matou 66 …

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …