Salgado culpa Passos, Bataglia e Sobrinho pela queda do BES

Manuel de Almeida / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

“Uma desgraça”, é o que Ricardo Salgado diz sobre a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star, lançando também críticas ao governo de Passos Coelho, ao Banco de Portugal e aos empresários Álvaro Sobrinho e Hélder Bataglia pelo descalabro do BES, a que presidiu.

O antigo presidente do BES e ex-líder do Grupo Espírito Santo (GES) não acredita que o Lone Star tenha competência para gerir o Novo Banco. É assim que Ricardo Salgado critica a decisão de vender 75% da instituição que nasceu das cinzas do BES aos Fundo norte-americano, notando que é “uma desgraça”.

Em declarações divulgadas pela TVI e recolhidas à saída do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, onde decorre o pedido de impugnação da contra-ordenação de 4 milhões de euros aplicada pelo Banco de Portugal, Salgado considera que “o banco foi entregue gratuitamente” a uma instituição que diz não conhecer, mas a quem não reconhece “cultura para o desenvolvimento e a manutenção das operações às pequenas e médias empresas portuguesas”.

E “o que está na origem de tudo isto foi a resolução [do BES]”, atira Salgado, notando que “foi um erro monumental do Governo anterior e do Banco de Portugal“, conforme declarações transmitidas pela RTP.

Salgado só assume “erros de julgamento”

Recuando à queda do BES, o ex-banqueiro refere que o banco a que presidiu foi “destruído” pelo governo de Passos Coelho e pelo BdP em conjugação com as directrizes da Comissão Europeia.

“Bruxelas não tem a mais pequena sensibilidade para as necessidades bancárias em Portugal”, considera Salgado que diz que está “a trabalhar para comprovar” que o BES “foi destruído pelo BdP e pelo governo anterior”.

“Não quero com isto dizer que não foram cometidos erros de julgamento durante o período da gestão, mas atravessámos uma crise terrível“, afiança ainda, assumindo muito vagamente a sua quota parte de culpas no descalabro do BES.

Sobrinho e Bataglia estão “milionários”

Salgado comenta também o que define como “fuga monumental de depósitos”, realçando que, no prazo de um ano, o Novo Banco perdeu 21% dos depósitos, 27% do crédito e 46% das receitas de serviços.

“O banco começou a desfazer-se”, critica o ex-banqueiro, frisando que “a maioria” da fuga de depósitos “vinha do BES” e que “foram transferidos para offshores“.

E neste capítulo, não duvida que as responsabilidades são de Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BES Angola, e do empresário luso-angolano Hélder Bataglia.

“O banco foi arruinado com a colaboração do senhor Hélder Bataglia”, atira Salgado, frisando que, “segundo a imprensa”, tanto este empresário como Sobrinho estão “multimilionários”, enquanto que “o grupo foi destruído”.

Suíça bloqueou 150 milhões de euros suspeitos

Estas declarações de Salgado surgem depois de a Suíça ter bloqueado 150 milhões de euros de pessoas suspeitas de lavagem de dinheiro, no contexto do processo de desmantelamento do BES, conforme confirmou o Ministério Público daquele país.

A investigação suíça começou a partir de um pedido de cooperação judicial apresentado pelas autoridades portuguesas, indicou a entidade pública à agência de notícias daquele país, a ATS, citada pela EFE.

A comunicação social suíça publica informações a indicar que as autoridades seguem pistas relacionadas com o ex-director da filial do BES em Angola, de quem têm indícios de lavagem de dinheiro e de outras situações, como a aprovação de créditos a entidades insolventes.

Segundo aquelas informações, o responsável e a sua família ter-se-iam apropriado de 500 milhões de dólares (cerca de 470 milhões de euros).

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • É mesmo. Desde logo começando pelo mais inocente de todos. O acavado silva, que nunca se enganava e raramente tinha dúvidas. Garantia bem pouco antes do BES ir ao fundo, que ñ senhor! O BES tem mais que fundos. Portanto, isto aconteceu porque houve vários silêncios de conveniência Como os dos financiamentos a partidos, presidenciais, fundações, etc. E o coelhone, caracterizado por subserviência a Bruxelas e evidente inabilidade politica, económica, social, deixou-se ir na onda. Claro que ñ está, nem pode estar isento de graves responsabilidades.

    • drº salgado tinha dentro da sua administração que o ajudaram neste resultado e digo isto que pelo menos dois não vou mencionar nomes fizeram pedidos de levantamentos de bens e as firmas a que estava ligado essas informações sairam com o maximo singilo e pagas por os propios para não levantar suspeitas um estava sentado na mesa de reuniões mesmo ao seu lado se eu bem lembro, que tenha toda a sorte do mundo he o que eu desejo.

      ps: eu fiz essas pesquisas.

  1. Este homem não tem vergonha na cara. Quer fazer os portugueses de parvo. É um criminoso e devia estar preso (c pena de prisão perpétua). Todos são culpados excepto ele. mas neste pa´s de “brandos costumes” nadas lhe vai acontecer e a nossa subserviente comunicação social vai contnuar a dar-lhe palco com entrevistas etc etc. Pouca vergonha!

  2. Vejam lá se não foi a mulher da mulher da limpeza (sem desprimor para quem o faz).
    Já agora, eu vou fazendo asneira atras de asneira ( sei que o faço), mas ninguém me avisa portanto não há problema? Agora a culpa é dos outros pela borrada que faço (mesmo eles tendo alguma culpa no cartório)? Ou seja se ninguém sabe ou descobre eu faço borradas e depois culpo os outros por descobrirem. Tá certo…

  3. O senhor Salgado é que era dono e gerente do Banco e agora culpa os outros pela derrocada do mesmo, anda por aí à solta a viver à grande e com toda a liberdade enquanto deveria passar o resto da vida atrás das grades e bem caladinho, o mal neste país é não haver a devida justiça e depois somos todos nós a pagar as trafulhices destes senhores e por fim os governos a terem que resolver uma situação que não lhes diz directamente respeito.

  4. Só há uma coisa: Falta de coerência e caráter
    Lembram-se ou não!.. a propósito das declarações do eis Exmº Senhor P.R Portuguesa e Senhor P.M. Português de que; um investimento no Bes era muito viável, que os PORTUGUESES o podiam fazer com segurança.
    Ao dizerem isto, deu tempo para sacar o que esses senhores lá tinham.
    É preciso ter lata, levar os PORTUGUESES ao engano.
    Há muitos culpados.
    Apires

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …