Novo Banco vendido à Lone Star. Costa garante que não vai haver encargos para os contribuintes

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Está confirmada a venda do Novo Banco à norte-americana Lone Star que vai ficar com 75% da instituição, aplicando 1.000 milhões de euros na sua capitalização. António Costa garante que a solução não implica “encargos para os contribuintes”.

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star não terá impacto direto ou indireto nas contas públicas, nem novos encargos para os contribuintes, constituindo “uma solução equilibrada”.

António Costa falou aos jornalistas em São Bento, tendo ao seu lado o ministro das Finanças, Mário Centeno, pouco depois de o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, ter confirmado a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star.

O acordo de venda do Novo Banco cumpre “as três condições colocadas pelo Governo” em janeiro passado, garantiu o primeiro-ministro, frisando que uma delas implicava que “não terá impacto direto ou indireto nas contas públicas, nem novos encargos para os contribuintes”.

Lone Star fica com 75% e injecta 1.000 milhões de euros

A venda implica que a Lone Star vai ficar com 75% do capital do Novo Banco e que vai realizar injeções de capital no montante total de 1.000 milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros logo no fecho da operação e 250 milhões de euros até 2020.

“Por via da injeção de capital a realizar, a Lone Star passará a deter 75% do capital social do Novo Banco e o Fundo de Resolução manterá 25% do capital“, lê-se no comunicado do Banco de Portugal, divulgado nesta sexta-feira.

Numa curta declaração aos jornalistas, o governador do Banco de Portugal confirmou a venda, formalizada com a assinatura dos documentos contratuais por parte do Fundo de Resolução que permite cumprir o prazo fixado pelas instâncias europeias.

“A venda é um passo importante na estabilização do setor bancário nacional“, garantiu Carlos Costa na breve comunicação que fez aos jornalistas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Novo Banco vendido à Lone Star !!!!
    ou
    Novo Banco oferecido à Lone Star ???

    É preciso muita lata para dizer que vendeu a custo zero, e ainda fiou pronto a cobrir imparidades até 4 MIL MILHÕES de Euros !!!
    Com governantes destes, Portugal está “governado” !!

  2. Se isto de oferecer e ficar sujeito a possíveis encargos de vários milhares de milhões de euros se chama vender então estamos de facto a entrar na era de um socialismo cor de rosa onde tudo nos vai chegar de mão beijada sem qualquer esforço, valeu a pena esperar-mos tanto tempo mas enfim finalmente o paraíso!.

RESPONDER

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …