Novo Banco vendido à Lone Star. Costa garante que não vai haver encargos para os contribuintes

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Está confirmada a venda do Novo Banco à norte-americana Lone Star que vai ficar com 75% da instituição, aplicando 1.000 milhões de euros na sua capitalização. António Costa garante que a solução não implica “encargos para os contribuintes”.

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star não terá impacto direto ou indireto nas contas públicas, nem novos encargos para os contribuintes, constituindo “uma solução equilibrada”.

António Costa falou aos jornalistas em São Bento, tendo ao seu lado o ministro das Finanças, Mário Centeno, pouco depois de o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, ter confirmado a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star.

O acordo de venda do Novo Banco cumpre “as três condições colocadas pelo Governo” em janeiro passado, garantiu o primeiro-ministro, frisando que uma delas implicava que “não terá impacto direto ou indireto nas contas públicas, nem novos encargos para os contribuintes”.

Lone Star fica com 75% e injecta 1.000 milhões de euros

A venda implica que a Lone Star vai ficar com 75% do capital do Novo Banco e que vai realizar injeções de capital no montante total de 1.000 milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros logo no fecho da operação e 250 milhões de euros até 2020.

“Por via da injeção de capital a realizar, a Lone Star passará a deter 75% do capital social do Novo Banco e o Fundo de Resolução manterá 25% do capital“, lê-se no comunicado do Banco de Portugal, divulgado nesta sexta-feira.

Numa curta declaração aos jornalistas, o governador do Banco de Portugal confirmou a venda, formalizada com a assinatura dos documentos contratuais por parte do Fundo de Resolução que permite cumprir o prazo fixado pelas instâncias europeias.

“A venda é um passo importante na estabilização do setor bancário nacional“, garantiu Carlos Costa na breve comunicação que fez aos jornalistas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Novo Banco vendido à Lone Star !!!!
    ou
    Novo Banco oferecido à Lone Star ???

    É preciso muita lata para dizer que vendeu a custo zero, e ainda fiou pronto a cobrir imparidades até 4 MIL MILHÕES de Euros !!!
    Com governantes destes, Portugal está “governado” !!

  2. Se isto de oferecer e ficar sujeito a possíveis encargos de vários milhares de milhões de euros se chama vender então estamos de facto a entrar na era de um socialismo cor de rosa onde tudo nos vai chegar de mão beijada sem qualquer esforço, valeu a pena esperar-mos tanto tempo mas enfim finalmente o paraíso!.

RESPONDER

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …