Novo Banco vendido à Lone Star. Costa garante que não vai haver encargos para os contribuintes

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Está confirmada a venda do Novo Banco à norte-americana Lone Star que vai ficar com 75% da instituição, aplicando 1.000 milhões de euros na sua capitalização. António Costa garante que a solução não implica “encargos para os contribuintes”.

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star não terá impacto direto ou indireto nas contas públicas, nem novos encargos para os contribuintes, constituindo “uma solução equilibrada”.

António Costa falou aos jornalistas em São Bento, tendo ao seu lado o ministro das Finanças, Mário Centeno, pouco depois de o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, ter confirmado a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star.

O acordo de venda do Novo Banco cumpre “as três condições colocadas pelo Governo” em janeiro passado, garantiu o primeiro-ministro, frisando que uma delas implicava que “não terá impacto direto ou indireto nas contas públicas, nem novos encargos para os contribuintes”.

Lone Star fica com 75% e injecta 1.000 milhões de euros

A venda implica que a Lone Star vai ficar com 75% do capital do Novo Banco e que vai realizar injeções de capital no montante total de 1.000 milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros logo no fecho da operação e 250 milhões de euros até 2020.

“Por via da injeção de capital a realizar, a Lone Star passará a deter 75% do capital social do Novo Banco e o Fundo de Resolução manterá 25% do capital“, lê-se no comunicado do Banco de Portugal, divulgado nesta sexta-feira.

Numa curta declaração aos jornalistas, o governador do Banco de Portugal confirmou a venda, formalizada com a assinatura dos documentos contratuais por parte do Fundo de Resolução que permite cumprir o prazo fixado pelas instâncias europeias.

“A venda é um passo importante na estabilização do setor bancário nacional“, garantiu Carlos Costa na breve comunicação que fez aos jornalistas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Novo Banco vendido à Lone Star !!!!
    ou
    Novo Banco oferecido à Lone Star ???

    É preciso muita lata para dizer que vendeu a custo zero, e ainda fiou pronto a cobrir imparidades até 4 MIL MILHÕES de Euros !!!
    Com governantes destes, Portugal está “governado” !!

  2. Se isto de oferecer e ficar sujeito a possíveis encargos de vários milhares de milhões de euros se chama vender então estamos de facto a entrar na era de um socialismo cor de rosa onde tudo nos vai chegar de mão beijada sem qualquer esforço, valeu a pena esperar-mos tanto tempo mas enfim finalmente o paraíso!.

RESPONDER

Estado quer retomar Campus da Justiça no Porto

Na reunião de câmara desta segunda-feira, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, revelou que o Estado tem intenção de retomar o projeto do Campus da Justiça na Quinta de Santo António, no Porto, cuja primeira pedra …

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …