Ricardo Salgado terá desviado 4,5 milhões do GES para uma conta da mulher

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O Ministério Público acredita que Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, desviou uma verba da ordem dos 4,5 milhões de euros do Grupo Espírito Santo para uma conta da mulher na Suíça.

Este dado é divulgado pelo Correio da Manhã e pelo Observador com base numa carta rogatória enviada pelo Procurador Rosá‭rio Teixeira para as autoridades suíças, no âmbito da Operação Marquês.

Em causa está uma conta da Begolino SA, offshore sediada no Panamá, no banco suíço Lombard Odier. O Ministério Público acredita que esta sociedade pertencerá a Maria João Bastos Salgado, a mulher do ex-banqueiro.

Os 4,5 milhões de euros sob suspeita terão saído do Grupo Espírito Santo (GES) para outro banco suíço, o Pictet, a 22 de Novembro de 2011. Só posteriormente terão sido transferidos para a conta da Begolino SA no Lombard Odier.

“Importa identificar a conta de origem dessa operação, uma vez que se suspeita estarem em causa fundos com origem em contas do próprio GES de que o referido Ricardo Salgado se tenha indevidamente apropriado“, aponta a carta rogatória enviada para a Suíça, conforme cita o CM.

Quem é Pluto 49?

A mesma carta rogatória inclui o pedido às autoridades suíças para a investigação de contas de Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, ex-dirigentes da Portugal Telecom, que são suspeitos de terem recebido luvas de Ricardo Salgado, no âmbito da venda da Telefónica.

O MP suspeita que Salgado pagou quase 100 milhões de euros em “luvas” a José Sócrates, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro e Armando Vara.

Há ainda, outra conta na Suíça que intriga os investigadores da Operação Marquês e que tem como beneficiária a entidade Pluto 49. Esta conta no Banco Pictet recebeu 450 mil euros do chamado “saco azul” do GES, a Espírito Santo Enterprises, a 20 de Setembro de 2007, conforme aponta o Observador.

“Suspeita-se de que a referida conta tenha como beneficiária uma pessoa da administração do GES ou da Portugal Telecom, representando o pagamento de uma remuneração oculta e indevida“, salienta a carta rogatória citada pelo CM.

Contabilista assumiu “erro” por “lealdade” a Salgado

Entretanto, o antigo contabilista do GES, Francisco Machado da Cruz, disse na quinta-feira, no Tribunal da Concorrência, da Regulação e Supervisão, que assumiu a omissão de 1,3 mil milhões de euros da dívida da Espírito Santo International por “lealdade” a Ricardo Salgado.

A dívida terá sido ocultada em 2008 e foi descoberta em 2013 e o contabilista nota que assumiu o “erro” porque tinha “muita estima” por Ricardo Salgado, conforme refere o Expresso.

“Tive que fazê-lo. Se dissesse que havia omissão da dívida desde 2008 por decisão de Ricardo Salgado, o grupo caía“, notou ainda, citado pelo Jornal de Negócios.

O contabilista também revelou que a decisão de omitir a dívida no sistema informático foi de Ricardo Salgado. “Não fico contente por o dizer, mas tenho que dizer a verdade”, apontou.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O grupo caiu na mesma e agora estão cá os tótós dos contribuintes para injectar dinheiro. A única coisa que não se pode afectar é o bem-estar destes gatunos.

RESPONDER

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …