Ricardo Salgado terá desviado 4,5 milhões do GES para uma conta da mulher

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O Ministério Público acredita que Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, desviou uma verba da ordem dos 4,5 milhões de euros do Grupo Espírito Santo para uma conta da mulher na Suíça.

Este dado é divulgado pelo Correio da Manhã e pelo Observador com base numa carta rogatória enviada pelo Procurador Rosá‭rio Teixeira para as autoridades suíças, no âmbito da Operação Marquês.

Em causa está uma conta da Begolino SA, offshore sediada no Panamá, no banco suíço Lombard Odier. O Ministério Público acredita que esta sociedade pertencerá a Maria João Bastos Salgado, a mulher do ex-banqueiro.

Os 4,5 milhões de euros sob suspeita terão saído do Grupo Espírito Santo (GES) para outro banco suíço, o Pictet, a 22 de Novembro de 2011. Só posteriormente terão sido transferidos para a conta da Begolino SA no Lombard Odier.

“Importa identificar a conta de origem dessa operação, uma vez que se suspeita estarem em causa fundos com origem em contas do próprio GES de que o referido Ricardo Salgado se tenha indevidamente apropriado“, aponta a carta rogatória enviada para a Suíça, conforme cita o CM.

Quem é Pluto 49?

A mesma carta rogatória inclui o pedido às autoridades suíças para a investigação de contas de Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, ex-dirigentes da Portugal Telecom, que são suspeitos de terem recebido luvas de Ricardo Salgado, no âmbito da venda da Telefónica.

O MP suspeita que Salgado pagou quase 100 milhões de euros em “luvas” a José Sócrates, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro e Armando Vara.

Há ainda, outra conta na Suíça que intriga os investigadores da Operação Marquês e que tem como beneficiária a entidade Pluto 49. Esta conta no Banco Pictet recebeu 450 mil euros do chamado “saco azul” do GES, a Espírito Santo Enterprises, a 20 de Setembro de 2007, conforme aponta o Observador.

“Suspeita-se de que a referida conta tenha como beneficiária uma pessoa da administração do GES ou da Portugal Telecom, representando o pagamento de uma remuneração oculta e indevida“, salienta a carta rogatória citada pelo CM.

Contabilista assumiu “erro” por “lealdade” a Salgado

Entretanto, o antigo contabilista do GES, Francisco Machado da Cruz, disse na quinta-feira, no Tribunal da Concorrência, da Regulação e Supervisão, que assumiu a omissão de 1,3 mil milhões de euros da dívida da Espírito Santo International por “lealdade” a Ricardo Salgado.

A dívida terá sido ocultada em 2008 e foi descoberta em 2013 e o contabilista nota que assumiu o “erro” porque tinha “muita estima” por Ricardo Salgado, conforme refere o Expresso.

“Tive que fazê-lo. Se dissesse que havia omissão da dívida desde 2008 por decisão de Ricardo Salgado, o grupo caía“, notou ainda, citado pelo Jornal de Negócios.

O contabilista também revelou que a decisão de omitir a dívida no sistema informático foi de Ricardo Salgado. “Não fico contente por o dizer, mas tenho que dizer a verdade”, apontou.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O grupo caiu na mesma e agora estão cá os tótós dos contribuintes para injectar dinheiro. A única coisa que não se pode afectar é o bem-estar destes gatunos.

RESPONDER

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …