Reformado notificado para pagar dívida de 1 cêntimo (se quiser, em prestações)

Kat Northern Lights Man / Flickr

Um reformado de 65 anos recebeu na passada sexta-feira uma carta registada da Segurança Social com uma notificação pagar uma dívida com 12 anos, no valor de um cêntimo.

Segundo a estação pública de televisão RTP, a dívida diz respeito a um erro no pagamento de uma contribuição, em julho de 2003, no valor de 490.34€.

O contribuinte “faltoso” pagou apenas 490,33€ – um cêntimo a menos – e a notificação de dívida, uma carta registada com 7 páginas, informa-o de que pode efectuar o pagamento em prestações.

O contribuinte em causa, Armando Garcês, antigo empresário da área têxtil, já declarou (entre risos) que vai tentar pagar a dívida a prestações.

“Vou pagar, mas lamento que situações como esta ainda aconteçam”, realça ao CM o contribuinte, que se deslocou esta segunda-feira à Segurança Social para regularizar a sua situação contributiva.

“Só no envio da carta gastou-se mais do que 1 cêntimo”, salienta Armando Garcês.

A normalmente bem oleada máquina fiscal portuguesa tem nos últimos meses mostrado ocasionalmente um ou outro grão na engrenagem.

Em janeiro, uma contribuinte de Lousada viu o seu salário penhorado por uma dívida de 5 cêntimos.

Em março, o Fisco penhorou um restaurante em quatro bolos, que custam 30 cêntimos cada, por causa de uma dívida de 92 mil euros, e alimentos doados a Instituições de Solidariedade Social.

Em junho, as Finanças penhoram gambas panadas, salada, bacalhau, e o empregado que as serviu, num restaurante de Viana do Castelo.

A polémica à volta destas cobranças fiscais insólitas levou recentemente o governo a aliviar as regras das cobranças coercivas levadas a cabo pela Autoridade Tributária, de modo a travar a febre de penhoras  que se verificava.

Mas aparentemente, um cêntimo ainda é um cêntimo.

ZAP

RESPONDER

Pelo menos 50 mortos em atentado na Nigéria

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa. "Neste momento, temos pelo menos 50 mortos" e muitos feridos, disse Othman Abubakar, …

Ajustes diretos a professores da Universidade do Minho sob investigação

Em causa estará a aquisição de bens e serviços, sem concurso, a empresas detidas por professores ou ex-docentes da instituição. Segundo o Jornal de Notícias, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) esteve a fiscalizar os …

Água poderá ser racionada durante a noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população a habituar-se a gastar menos devido à seca que o país atravessa. Carlos …

Videojogos poderão auxiliar diagnóstico de doenças associadas à velhice

Os videojogos têm potencial para poderem vir a ser utilizados como meio auxiliar de diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento, conclui um estudo preliminar desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra (UC). Desenvolvido por uma equipa …

Arqueólogos descobriram o "projecto de estimação" do Imperador Nero no Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram um complexo de três templos romanos, numa quinta de Hampshire, no sudeste de Inglaterra, que terá sido construído durante o reinado do Imperador Nero.  A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de …

NASA já consegue prever que cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Ratos paraplégicos voltam a andar com células estaminais

Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Tel Aviv conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar. Os animais também recuperaram perceções sensoriais e tiveram sinais de recuperação da medula espinhal. A …

Sons detectados no mar não são do submarino desaparecido

A Marinha da Argentina anunciou hoje que os sons detetados no mar não são provenientes do submarino argentino que está desaparecido desde quarta-feira, com 44 tripulantes a bordo. O porta-voz da Armada Argentina, Henrique Balbi, afirmou …

Sonda Curiosity acaba de enviar misteriosas inconsistências de Marte

A sonda Curiosity que explora Marte acaba de enviar para a Terra informação que confunde ainda mais o que já se sabe sobre o planeta vermelho – principalmente a respeito da água que já correu …

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …