Reformado notificado para pagar dívida de 1 cêntimo (se quiser, em prestações)

Kat Northern Lights Man / Flickr

Um reformado de 65 anos recebeu na passada sexta-feira uma carta registada da Segurança Social com uma notificação pagar uma dívida com 12 anos, no valor de um cêntimo.

Segundo a estação pública de televisão RTP, a dívida diz respeito a um erro no pagamento de uma contribuição, em julho de 2003, no valor de 490.34€.

O contribuinte “faltoso” pagou apenas 490,33€ – um cêntimo a menos – e a notificação de dívida, uma carta registada com 7 páginas, informa-o de que pode efectuar o pagamento em prestações.

O contribuinte em causa, Armando Garcês, antigo empresário da área têxtil, já declarou (entre risos) que vai tentar pagar a dívida a prestações.

“Vou pagar, mas lamento que situações como esta ainda aconteçam”, realça ao CM o contribuinte, que se deslocou esta segunda-feira à Segurança Social para regularizar a sua situação contributiva.

“Só no envio da carta gastou-se mais do que 1 cêntimo”, salienta Armando Garcês.

A normalmente bem oleada máquina fiscal portuguesa tem nos últimos meses mostrado ocasionalmente um ou outro grão na engrenagem.

Em janeiro, uma contribuinte de Lousada viu o seu salário penhorado por uma dívida de 5 cêntimos.

Em março, o Fisco penhorou um restaurante em quatro bolos, que custam 30 cêntimos cada, por causa de uma dívida de 92 mil euros, e alimentos doados a Instituições de Solidariedade Social.

Em junho, as Finanças penhoram gambas panadas, salada, bacalhau, e o empregado que as serviu, num restaurante de Viana do Castelo.

A polémica à volta destas cobranças fiscais insólitas levou recentemente o governo a aliviar as regras das cobranças coercivas levadas a cabo pela Autoridade Tributária, de modo a travar a febre de penhoras  que se verificava.

Mas aparentemente, um cêntimo ainda é um cêntimo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …