Salário penhorado por dívida de 5 cêntimos ao Fisco

“Será normal que o Fisco penhore um salário por uma dívida de cinco cêntimos?” Parece incrível, mas aconteceu mesmo a um contribuinte de Paços de Ferreira.

O caso insólito é relatado por Augusto Gonçalves, 46 anos, ao Jornal de Notícias. Este dono de um café foi às Finanças de Lousada pagar o imposto de selo de um carro e ficou a saber que o salário da mulher estava penhorado, por causa de uma dívida de cinco cêntimos.

“Por cinco cêntimos penhoraram o salário da minha mulher! Ainda estive para perguntar se poderia pagar os cinco cêntimos em prestações”, refere Augusto Gonçalves ao JN.

O comerciante foi pagar o selo de um carro que já tinha vendido e foi confrontado com a dívida alusiva aos juros de mora pelo atraso no pagamento do selo de outro veículo, que estaria em nome da sua esposa e que também já teria sido vendido, há vários anos.

“Disseram-me que o sistema eletrónico é cego e que, por haver juros, foi emitida uma penhora imediata sobre o salário da minha mulher. Será normal que o Fisco penhore um salário por uma dívida de cinco cêntimos?” Eis a pergunta que Augusto Gonçalves deixa no ar.

Para lá do salário penhorado e dos 5 cêntimos de dívida, o comerciante ainda terá que desembolsar 68,25 euros de multa por se ter atrasado no pagamento do selo. Só que este valor ainda não entrou no sistema informático das Finanças.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado, quem deve ao estado alguma coisa está desgraçado!! Por 5 cêntimos?!?!?!? Se o estado se lembra de um ser honesto, trabalhador e sério, esse ser está desgraçado. É o que dá, estarmos num país da união europeia e não existir uma democracia de jeito neste país que, só me envergonha! Por isto e por muitas outras é que tenho vergonha de ser português. Então o homem paga os impostos com os cálculos das pessoas do estado e mesmo assim por isto penhoram o salário da mulher!?!?!?’Enfim…país que já foi grande no mundo e agora é o que se vê…alguns lixaram e lixam este país, por culpa do povo que votam neles…Marcelo Caetano disse: ” os portugueses não estão preparados para viver em democracia”! E ao fim de mais de 40 anos, observa-se que não está mesmo preparado…

  2. Perante isto, qual a reação que se deve ter quando sabemos que há pessoas a passar muito mal por o estado estar a dever. Isto é terrorismo, estão a levar as pessoas a um estado de miseria e desespero para que possam impor o que querem sem reação das pessoas inaninadas e ainda vem gozar com as pessoas a dizer que morrer como se tem morrido nas urgencias é normal, que desta vez não foi o mexilhão que se lixou, e outras atrocidades que tal.
    Sobrecarregaram inutilmente as pessoas com impostos, arrasaram empresas e postos de trabalho, e vem agora todos prazenteiros dizer que baixaram os impostos quando estão a devolver 2% do que espoliaram, e aib«da vem aí mais umas benesses mas não se esqueçam que tudo vai terminar e a presssão sobra as pessoas vai ser ainda mais dura no dia a seguir à vitoria nas eleições

  3. O sistema electrónico não é cego. Cegos são os que o projectaram e gerem, não o sistema, que esse executa, certamante, as funções para que foi concebido.

  4. Neste País já nada me admira.
    Eu por um erro de responder sim em vez de não, ficaram com cerca de 1.200€ de reembolso e ainda tive que pagar 800€.
    Fiz uma exposição ao Ministério das Finanças e nada foi resolvido.
    Mais ainda este engano ficaria vinculado durante 3 anos.
    Assim vai o nosso País á beira mar plantado.

  5. Este país tira qualquer um do sério, e perde-se tempo e gasta-se dinheiro em funcionários e equipamentos, que nojo de governantes.

  6. E se a mulher não tivesse salário ainda lhe penhoravam a casa ou outro bem qualquer. É o que faz terem retirado a competência aos Tribunais. Já qualquer um pode penhorar seja o que for. Ladroagem autêntica.

RESPONDER

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …

Ikea vs Kitea: batalha judicial entre suecos e marroquinos em Portugal

A marca sueca de imobiliário Ikea está a contestar nos tribunais portugueses o registo da marca marroquina Kitea. A semelhança entre os dois nomes não é uma mera coincidência, já que ambas vendem o mesmo …

EUA vão processar Edward Snowden por causa da sua autobiografia

O governo dos EUA vai processar Edward Snowden a propósito da autobiografia que chegou esta terça-feira a mais de 20 países. O processo judicial argumenta que autor violou acordos de confidencialidade. A autobiografia de Edward Snowden, …

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …