Salário penhorado por dívida de 5 cêntimos ao Fisco

“Será normal que o Fisco penhore um salário por uma dívida de cinco cêntimos?” Parece incrível, mas aconteceu mesmo a um contribuinte de Paços de Ferreira.

O caso insólito é relatado por Augusto Gonçalves, 46 anos, ao Jornal de Notícias. Este dono de um café foi às Finanças de Lousada pagar o imposto de selo de um carro e ficou a saber que o salário da mulher estava penhorado, por causa de uma dívida de cinco cêntimos.

“Por cinco cêntimos penhoraram o salário da minha mulher! Ainda estive para perguntar se poderia pagar os cinco cêntimos em prestações”, refere Augusto Gonçalves ao JN.

O comerciante foi pagar o selo de um carro que já tinha vendido e foi confrontado com a dívida alusiva aos juros de mora pelo atraso no pagamento do selo de outro veículo, que estaria em nome da sua esposa e que também já teria sido vendido, há vários anos.

“Disseram-me que o sistema eletrónico é cego e que, por haver juros, foi emitida uma penhora imediata sobre o salário da minha mulher. Será normal que o Fisco penhore um salário por uma dívida de cinco cêntimos?” Eis a pergunta que Augusto Gonçalves deixa no ar.

Para lá do salário penhorado e dos 5 cêntimos de dívida, o comerciante ainda terá que desembolsar 68,25 euros de multa por se ter atrasado no pagamento do selo. Só que este valor ainda não entrou no sistema informático das Finanças.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado, quem deve ao estado alguma coisa está desgraçado!! Por 5 cêntimos?!?!?!? Se o estado se lembra de um ser honesto, trabalhador e sério, esse ser está desgraçado. É o que dá, estarmos num país da união europeia e não existir uma democracia de jeito neste país que, só me envergonha! Por isto e por muitas outras é que tenho vergonha de ser português. Então o homem paga os impostos com os cálculos das pessoas do estado e mesmo assim por isto penhoram o salário da mulher!?!?!?’Enfim…país que já foi grande no mundo e agora é o que se vê…alguns lixaram e lixam este país, por culpa do povo que votam neles…Marcelo Caetano disse: ” os portugueses não estão preparados para viver em democracia”! E ao fim de mais de 40 anos, observa-se que não está mesmo preparado…

  2. Perante isto, qual a reação que se deve ter quando sabemos que há pessoas a passar muito mal por o estado estar a dever. Isto é terrorismo, estão a levar as pessoas a um estado de miseria e desespero para que possam impor o que querem sem reação das pessoas inaninadas e ainda vem gozar com as pessoas a dizer que morrer como se tem morrido nas urgencias é normal, que desta vez não foi o mexilhão que se lixou, e outras atrocidades que tal.
    Sobrecarregaram inutilmente as pessoas com impostos, arrasaram empresas e postos de trabalho, e vem agora todos prazenteiros dizer que baixaram os impostos quando estão a devolver 2% do que espoliaram, e aib«da vem aí mais umas benesses mas não se esqueçam que tudo vai terminar e a presssão sobra as pessoas vai ser ainda mais dura no dia a seguir à vitoria nas eleições

  3. O sistema electrónico não é cego. Cegos são os que o projectaram e gerem, não o sistema, que esse executa, certamante, as funções para que foi concebido.

  4. Neste País já nada me admira.
    Eu por um erro de responder sim em vez de não, ficaram com cerca de 1.200€ de reembolso e ainda tive que pagar 800€.
    Fiz uma exposição ao Ministério das Finanças e nada foi resolvido.
    Mais ainda este engano ficaria vinculado durante 3 anos.
    Assim vai o nosso País á beira mar plantado.

  5. Este país tira qualquer um do sério, e perde-se tempo e gasta-se dinheiro em funcionários e equipamentos, que nojo de governantes.

  6. E se a mulher não tivesse salário ainda lhe penhoravam a casa ou outro bem qualquer. É o que faz terem retirado a competência aos Tribunais. Já qualquer um pode penhorar seja o que for. Ladroagem autêntica.

RESPONDER

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …

Marques Mendes acredita que o SNS está pior do que no tempo da troika (e culpa Centeno)

Luís Marques Mendes afirmou que a situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é tão má que, na atualidade, o panorama "é pior do que no tempo da troika". E tudo por causa de …