Salário penhorado por dívida de 5 cêntimos ao Fisco

“Será normal que o Fisco penhore um salário por uma dívida de cinco cêntimos?” Parece incrível, mas aconteceu mesmo a um contribuinte de Paços de Ferreira.

O caso insólito é relatado por Augusto Gonçalves, 46 anos, ao Jornal de Notícias. Este dono de um café foi às Finanças de Lousada pagar o imposto de selo de um carro e ficou a saber que o salário da mulher estava penhorado, por causa de uma dívida de cinco cêntimos.

“Por cinco cêntimos penhoraram o salário da minha mulher! Ainda estive para perguntar se poderia pagar os cinco cêntimos em prestações”, refere Augusto Gonçalves ao JN.

O comerciante foi pagar o selo de um carro que já tinha vendido e foi confrontado com a dívida alusiva aos juros de mora pelo atraso no pagamento do selo de outro veículo, que estaria em nome da sua esposa e que também já teria sido vendido, há vários anos.

“Disseram-me que o sistema eletrónico é cego e que, por haver juros, foi emitida uma penhora imediata sobre o salário da minha mulher. Será normal que o Fisco penhore um salário por uma dívida de cinco cêntimos?” Eis a pergunta que Augusto Gonçalves deixa no ar.

Para lá do salário penhorado e dos 5 cêntimos de dívida, o comerciante ainda terá que desembolsar 68,25 euros de multa por se ter atrasado no pagamento do selo. Só que este valor ainda não entrou no sistema informático das Finanças.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado, quem deve ao estado alguma coisa está desgraçado!! Por 5 cêntimos?!?!?!? Se o estado se lembra de um ser honesto, trabalhador e sério, esse ser está desgraçado. É o que dá, estarmos num país da união europeia e não existir uma democracia de jeito neste país que, só me envergonha! Por isto e por muitas outras é que tenho vergonha de ser português. Então o homem paga os impostos com os cálculos das pessoas do estado e mesmo assim por isto penhoram o salário da mulher!?!?!?’Enfim…país que já foi grande no mundo e agora é o que se vê…alguns lixaram e lixam este país, por culpa do povo que votam neles…Marcelo Caetano disse: ” os portugueses não estão preparados para viver em democracia”! E ao fim de mais de 40 anos, observa-se que não está mesmo preparado…

  2. Perante isto, qual a reação que se deve ter quando sabemos que há pessoas a passar muito mal por o estado estar a dever. Isto é terrorismo, estão a levar as pessoas a um estado de miseria e desespero para que possam impor o que querem sem reação das pessoas inaninadas e ainda vem gozar com as pessoas a dizer que morrer como se tem morrido nas urgencias é normal, que desta vez não foi o mexilhão que se lixou, e outras atrocidades que tal.
    Sobrecarregaram inutilmente as pessoas com impostos, arrasaram empresas e postos de trabalho, e vem agora todos prazenteiros dizer que baixaram os impostos quando estão a devolver 2% do que espoliaram, e aib«da vem aí mais umas benesses mas não se esqueçam que tudo vai terminar e a presssão sobra as pessoas vai ser ainda mais dura no dia a seguir à vitoria nas eleições

  3. O sistema electrónico não é cego. Cegos são os que o projectaram e gerem, não o sistema, que esse executa, certamante, as funções para que foi concebido.

  4. Neste País já nada me admira.
    Eu por um erro de responder sim em vez de não, ficaram com cerca de 1.200€ de reembolso e ainda tive que pagar 800€.
    Fiz uma exposição ao Ministério das Finanças e nada foi resolvido.
    Mais ainda este engano ficaria vinculado durante 3 anos.
    Assim vai o nosso País á beira mar plantado.

  5. Este país tira qualquer um do sério, e perde-se tempo e gasta-se dinheiro em funcionários e equipamentos, que nojo de governantes.

  6. E se a mulher não tivesse salário ainda lhe penhoravam a casa ou outro bem qualquer. É o que faz terem retirado a competência aos Tribunais. Já qualquer um pode penhorar seja o que for. Ladroagem autêntica.

RESPONDER

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …

Stephen King salvou a secção de crítica literária de um jornal através do Twitter

Um jornal da terra natal de Stephen King lançou-lhe um desafio e o escritor norte-americano decidiu aceitar, conseguindo angariar os assinantes necessários para financiar a continuidade da secção de crítica literária. Um jornal local norte-americano viu-se …

Detido hacker que pirateou emails do Benfica

Rui Pinto, o 'hacker' português que terá acedido ilegalmente aos e-mails do Benfica, foi detido na Hungria, disse hoje à agência Lusa fonte policial. O alegado pirata informático que terá roubado e divulgado correspondência electrónica do …