Salário penhorado por dívida de 5 cêntimos ao Fisco

“Será normal que o Fisco penhore um salário por uma dívida de cinco cêntimos?” Parece incrível, mas aconteceu mesmo a um contribuinte de Paços de Ferreira.

O caso insólito é relatado por Augusto Gonçalves, 46 anos, ao Jornal de Notícias. Este dono de um café foi às Finanças de Lousada pagar o imposto de selo de um carro e ficou a saber que o salário da mulher estava penhorado, por causa de uma dívida de cinco cêntimos.

“Por cinco cêntimos penhoraram o salário da minha mulher! Ainda estive para perguntar se poderia pagar os cinco cêntimos em prestações”, refere Augusto Gonçalves ao JN.

O comerciante foi pagar o selo de um carro que já tinha vendido e foi confrontado com a dívida alusiva aos juros de mora pelo atraso no pagamento do selo de outro veículo, que estaria em nome da sua esposa e que também já teria sido vendido, há vários anos.

“Disseram-me que o sistema eletrónico é cego e que, por haver juros, foi emitida uma penhora imediata sobre o salário da minha mulher. Será normal que o Fisco penhore um salário por uma dívida de cinco cêntimos?” Eis a pergunta que Augusto Gonçalves deixa no ar.

Para lá do salário penhorado e dos 5 cêntimos de dívida, o comerciante ainda terá que desembolsar 68,25 euros de multa por se ter atrasado no pagamento do selo. Só que este valor ainda não entrou no sistema informático das Finanças.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado, quem deve ao estado alguma coisa está desgraçado!! Por 5 cêntimos?!?!?!? Se o estado se lembra de um ser honesto, trabalhador e sério, esse ser está desgraçado. É o que dá, estarmos num país da união europeia e não existir uma democracia de jeito neste país que, só me envergonha! Por isto e por muitas outras é que tenho vergonha de ser português. Então o homem paga os impostos com os cálculos das pessoas do estado e mesmo assim por isto penhoram o salário da mulher!?!?!?’Enfim…país que já foi grande no mundo e agora é o que se vê…alguns lixaram e lixam este país, por culpa do povo que votam neles…Marcelo Caetano disse: ” os portugueses não estão preparados para viver em democracia”! E ao fim de mais de 40 anos, observa-se que não está mesmo preparado…

  2. Perante isto, qual a reação que se deve ter quando sabemos que há pessoas a passar muito mal por o estado estar a dever. Isto é terrorismo, estão a levar as pessoas a um estado de miseria e desespero para que possam impor o que querem sem reação das pessoas inaninadas e ainda vem gozar com as pessoas a dizer que morrer como se tem morrido nas urgencias é normal, que desta vez não foi o mexilhão que se lixou, e outras atrocidades que tal.
    Sobrecarregaram inutilmente as pessoas com impostos, arrasaram empresas e postos de trabalho, e vem agora todos prazenteiros dizer que baixaram os impostos quando estão a devolver 2% do que espoliaram, e aib«da vem aí mais umas benesses mas não se esqueçam que tudo vai terminar e a presssão sobra as pessoas vai ser ainda mais dura no dia a seguir à vitoria nas eleições

  3. O sistema electrónico não é cego. Cegos são os que o projectaram e gerem, não o sistema, que esse executa, certamante, as funções para que foi concebido.

  4. Neste País já nada me admira.
    Eu por um erro de responder sim em vez de não, ficaram com cerca de 1.200€ de reembolso e ainda tive que pagar 800€.
    Fiz uma exposição ao Ministério das Finanças e nada foi resolvido.
    Mais ainda este engano ficaria vinculado durante 3 anos.
    Assim vai o nosso País á beira mar plantado.

  5. Este país tira qualquer um do sério, e perde-se tempo e gasta-se dinheiro em funcionários e equipamentos, que nojo de governantes.

  6. E se a mulher não tivesse salário ainda lhe penhoravam a casa ou outro bem qualquer. É o que faz terem retirado a competência aos Tribunais. Já qualquer um pode penhorar seja o que for. Ladroagem autêntica.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …