Ucrânia e Rússia acordam cessar-fogo permanente

Presidência da Ucrânia

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia

Os chefes de Estado da Ucrânia e da Rússia acordaram esta quarta-feira um cessar-fogo permanente na zona do leste da Ucrânia, anunciou o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, após uma conversa com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

“O Presidente ucraniano discutiu com o Presidente russo um cessar-fogo total. (…) A conversa resultou num cessar-fogo em Donbass”, uma zona de minas no leste da Ucrânia, que inclui as regiões de Donetsk e Lugansk, onde têm atuado os separatistas, segundo um comunicado oficial.

O comunicado foi publicado no site da presidência ucraniana e acrescenta ter sido “alcançado um entendimento mútuo sobre os passos a seguir para ajudar a restabelecer a paz”.

Momentos antes, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que os dois responsáveis tinham trocado opiniões sobre o que fazer, “em primeiro lugar, para acabar, o quanto antes, com o derramamento de sangue”.

Citado pela agência EFE, Peskov garantiu que os dois presidentes partilhavam, “em grande medida”, os pontos de vista para sair da “grave situação”.

O anúncio do cessar-fogo aconteceu enquanto decorria uma operação bem-sucedida das milícias pró-russas no leste da Ucrânia e que, em pouco mais de uma semana, conseguiu recuperar dezenas de localidades que estavam sob controlo de Kiev.

O acordo surgiu na véspera da União Europeia aprovar mais sanções contra a Rússia devido à sua intervenção na Ucrânia.

Após o comunicado de Kiev, a bolsa de Moscovo reagiu imediatamente e registou uma subida de 4,5% no seu índice de referência, o RTS, enquanto o rublo, que tinha chegado a mínimos históricos esta semana, valorizou em relação às principais moedas internacionais.

korea.net

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …