Coligação PSD-CDS ultrapassa PS nas intenções de voto

João Relvas / Lusa

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas, e do PSD, Pedro Passos Coelho

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas, e do PSD, Pedro Passos Coelho

A menos de quatro meses das eleições legislativas, o Partido Socialista de António Costa é ultrapassado pelo PSD/CDS nas intenções de voto, apesar da mínima diferença de um ponto percentual constituir um empate técnico.

A sondagem de junho do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica para o Diário de Notícias e a RTP atribui 38% das intenções de voto à coligação PSD/CDS e 37% ao PS, o que constitui um empate técnico devido à margem de erro de 3%.

O último barómetro do CESOP, quando António Costa assumiu a liderança do PS, colocava os socialistas perto da maioria absoluta, com 45% das intenções de votos, mas desde outubro do ano passado o partido caiu oito pontos percentuais nas intenções de voto para 37%, enquanto o PSD e o CDS (que na altura ainda não tinham oficializado a coligação) subiram seis pontos, de uma soma de 32% para 38%.

A última vez que a coligação tinha ultrapassado o PS foi em março de 2013, quando recolhiam 33% das intenções de voto contra 31% dos socialistas, registando-se um empate nos 35% em julho desse ano.

A CDU, que integra o PCP e Os Verdes, mantém-se nos 10%, enquanto o Bloco de Esquerda duplicou o seu resultado para 8% das intenções de voto.

Livre/Tempo de Avançar, de Rui Tavares e Ana Drago, e o Partido Democrático Republicano, de Marinho e Pinto, não aparecerem discriminadas no barómetro, mas estão incluídos na categoria de “outros” – que não somam mais do que 3%.

Há uma semana, os resultados da Eurosondagem para o Expresso e a SIC mostravam um cenário um pouco diferente, dando ao PS 36,9% das intenções de voto, seguido de perto pelos 33,3% dos partidos da maioria.

63% considera o Governo “mau” ou “muito mau”

A sondagem mostra ainda que a avaliação do Governo é bastante negativa, com 28% dos inquiridos a considerar o desempenho “muito mau” e 35% “mau”. Por outro lado, 29% dos inquiridos classificam o mandato como “bom” e apenas 2% como “muito bom”.

Apesar de grande parte dos portugueses não considerar o desemprenho do Governo positivo, 55% não acredita que outro partido pudesse fazer um melhor trabalho.

Entre os que acreditam numa alternativa, 48% apontam o PS como melhor opção, 18% a CDU e 10% o BE.

Por outro lado, a sondagem mostra que se as eleições fossem hoje 4% dos inquiridos votariam branco ou nulo e 16% não se deslocariam sequer às urnas.

“Com estas estimativas é muito complicado dizer se PDS/CDS ou PS estão à frente“, garante João António, investigador e responsável do CESOP, contudo “o número de indecisos é gigante” – 26% dos inquiridos respondeu “não sabe”-, pelo que a decisão destes será definitiva para o resultado das próximas legislativas.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Estranho artigo/noticia que em manchete faz uma afirmação categórica e se desdiz no último parágafo. Que jornalismo tão pouco esclarecedor.Ou talvez seja, se estivermos atentos.

  2. Os Portugueses devem andar muito contentes com a vida imposta pela coligação, melhor com a vida imposta pela coligação nos últimos 4 anos e com a vida imposta pelo PS, PSD e CDS nos últimos 41 anos.
    Estes são 3 partidos que juntos não fazem 1, é urgente mudar ou vamos terminar pior que a Grécia, com tanta corrupção, esquecimentos, e falta de civismo, solidariedade… Só podemos terminar bem lá no fundo do poço…
    Deviam ter vergonha estes políticos e quem ainda pensa em votar neles sem ser do partido ou familiar dos mesmo, sendo que até estes não têm desculpas mas como também comem do mesmo tacho…

    Esta mensagem não nenhuma apologia pois em Portugal não se aproveita um politico, um único partido e mesmo na Europa são muito poucos…

    Cps.

  3. São factos: As intensões de voto PS/coligação – 37% e 38% e os indecisos – 26%!
    De resto, a coligação 38% e ps 37% em nada se confunde com a análise, que não sendo do(s) jornalista(s), é de João António, investigador e responsável do CESOP – sobre “o número de indecisos é gigante” – 26% dos inquiridos respondeu “não sabe”-,e assim, inevitavelmente são os indecisos de agora que vão decidir os resultados das próximas legislativas. Outro dado que poderá conter alguma relevância é que dos inquiridos “55% não acredita que outro partido pudesse fazer um melhor trabalho”.

  4. Masoquista, Medroso e Medíocre.
    Só um povo com estas características pode aceitar continuar a ser humilhado, ao assumir uma intenção de voto como a refletida na sondagem.

    • Democracia e defeitos democráticos… O povo pode não aceitar mas compreender…
      “Defeitos” intrínsecos da própria democracia!
      … São leis do “jogo” democrático… Salvo melhor opinião, outra coisa seria autocracia ou ditadura!

  5. Os saudosistas do preso da cela 44 em Évora foram finalmente ultrapassados. O seu lacaio e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa está a ficar em maus lençóis perante os seus apaniguados. Mesmo assim é incrível e inconcebível que haja ainda 37% de votantes a preferirem o partido político que conduziu o país à banca rota. Povo sebastianista que continua a ter vistas curtas e, pasme-se o descaramento, já colocam em locais estratégicos, placas com a fotografia do facínora que vive à custa do mesmo povo em Évora e que recusou vir para casa em prisão domiciliária.

  6. Não é nada estranha está sondagem… Para mim é clarissima.
    O António Costa só diz asneiras e promete coisas impossíveis.
    Se só pudéssemos escolher entre as asneiras e a coligação então ganharia a coligação (é isso que dá a sondagem). Entre estas duas opções não vou escolher nenhuma, logo sou um indeciso!…

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …