Proteção Civil diz que incêndio em Góis está dominado

www.Bombeiros.pt / Facebook

-

O fogo que desde sábado passado lavra no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado esta quinta-feira, às 07h41, informou o comandante operacional, Carlos Tavares.

“É um trabalho que tem que ser feito com muito cuidado, para evitar reacendimentos“, explica Carlos Tavares, adiantando que “logo que possível” regressarão ao palco de operações os quatro aviões e os dois helicópteros que têm sido vitais no combate às chamas. A utilização destes meios aéreos no combate ao incêndio foi suspensa esta manhã devido ao nevoeiro.

Uma das aeronaves ainda foi usada esta manhã para tentar controlar uma frente de fogo na zona de Arganil, mas o nevoeiro cerrado que se abateu sobre a serra, e que tarda em dissipar, obrigou a uma retirada por questões de segurança.

No terreno, em operações de rescaldo e controlo continuam 1.010 operacionais (103 deles de nacionalidade espanhola) apoiados por 284 viaturas e sete máquinas de rasto.

Com o incêndio dado como dominado, já estão no terreno as equipas municipais de proteção civil de Góis e Pampilhosa da Serra, que estão a avaliar as condições de segurança nas 27 aldeias em que os habitantes tiveram de ser retirados devido à proximidade das chamas.

“Se a avaliação for positiva podemos acelerar o regresso das pessoas a suas casas”, diz Carlos Tavares, lembrando que na quarta-feira cinco aldeias foram declaradas em condições para acolher os habitantes que tinham sido encaminhados provisoriamente paras instalações em Góis e Pampilhosa.

No total, o fogo afetou perto de duas centenas de pessoas, que tiveram de ser encaminhadas para zonas seguras. Não há, até agora, registo de qualquer habitação destruída pelas chamas, mas muitos armazéns e barracões acabaram calcinados.

Segundo estimativa do comandante operacional, o incêndio, que agora se encontra em fase de rescaldo, terá destruído uma área florestal a rondar os 20 mil hectares.

Depois de ter retirado a vida a 64 pessoas e ter provocado mais de 200 feridos, o fogo em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, também já se encontra dominado desde a tarde desta quarta-feira, segundo o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …