Proteção Civil diz que incêndio em Góis está dominado

www.Bombeiros.pt / Facebook

-

O fogo que desde sábado passado lavra no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado esta quinta-feira, às 07h41, informou o comandante operacional, Carlos Tavares.

“É um trabalho que tem que ser feito com muito cuidado, para evitar reacendimentos“, explica Carlos Tavares, adiantando que “logo que possível” regressarão ao palco de operações os quatro aviões e os dois helicópteros que têm sido vitais no combate às chamas. A utilização destes meios aéreos no combate ao incêndio foi suspensa esta manhã devido ao nevoeiro.

Uma das aeronaves ainda foi usada esta manhã para tentar controlar uma frente de fogo na zona de Arganil, mas o nevoeiro cerrado que se abateu sobre a serra, e que tarda em dissipar, obrigou a uma retirada por questões de segurança.

No terreno, em operações de rescaldo e controlo continuam 1.010 operacionais (103 deles de nacionalidade espanhola) apoiados por 284 viaturas e sete máquinas de rasto.

Com o incêndio dado como dominado, já estão no terreno as equipas municipais de proteção civil de Góis e Pampilhosa da Serra, que estão a avaliar as condições de segurança nas 27 aldeias em que os habitantes tiveram de ser retirados devido à proximidade das chamas.

“Se a avaliação for positiva podemos acelerar o regresso das pessoas a suas casas”, diz Carlos Tavares, lembrando que na quarta-feira cinco aldeias foram declaradas em condições para acolher os habitantes que tinham sido encaminhados provisoriamente paras instalações em Góis e Pampilhosa.

No total, o fogo afetou perto de duas centenas de pessoas, que tiveram de ser encaminhadas para zonas seguras. Não há, até agora, registo de qualquer habitação destruída pelas chamas, mas muitos armazéns e barracões acabaram calcinados.

Segundo estimativa do comandante operacional, o incêndio, que agora se encontra em fase de rescaldo, terá destruído uma área florestal a rondar os 20 mil hectares.

Depois de ter retirado a vida a 64 pessoas e ter provocado mais de 200 feridos, o fogo em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, também já se encontra dominado desde a tarde desta quarta-feira, segundo o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …