Já estamos mais distantes de 2000 do que de 2050. Mas talvez fique mais surpreendido ao saber que a Cleópatra viveu mais perto no tempo da invenção do iPhone do que da construção da Grande Pirâmide de Gizé. É fazer as contas.
Cleópatra VII foi a última governante do Reino Ptolemaico do Egito. Após a sua morte e o fim daquela dinastia, o Egito passou a ser uma província do Império Romano. Era o fim do Período Helenístico que começou com o reinado de Alexandre, o Grande, em 336 a.C..
E, se por um lado, Alexandre Magno está mais próximo no tempo da construção da Grande Pirâmide de Gizé do que da invenção do iPhone, o mesmo já não acontece com Cleópatra.
Vamos a números. A Pirâmide de Gizé, uma das estruturas antigas mais icónicas da história da humanidade, sendo inclusivamente umas das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, foi concluída em 2560 a.C..
Por seu turno, o primeiro iPhone (uma maravilha para os contemporâneos) foi lançado em julho de 2007 d.C., 4567 anos depois.
Alexandre, o Grande nasceu em 356 a.C. e morreu em 323 a.C.. Assim, contam-se 2204 anos desde o nascimento de Alexandre até à construção de Gizé; e 2363 anos ao lançamento do primeiro iPhone por Steve Jobs.
Ou seja, Alexandre, que marcou o início do Período Helenístico, está 160 anos mais próximo das pirâmides. O mesmo não se pode dizer daquela que marcou o fim desta Era.
Cleópatra nasceu em 69 a.C.. Da construção de Gizé até ao seu nascimento vão 2491 anos. Da invenção ao iPhone até ao seu nascimento vão apenas 2076.
A história da humanidade está mesmo a passar rápido. Afinal, Cleópatra está mais próxima de nós e da Era Digital do que imaginávamos. No fundo, temporalmente, esteve mais perto de entrar num esquema em pirâmide do que entrar no esquema da construção das pirâmides do seu reino.