Proteção Civil desmente queda de avião. “Pode ter sido roulotte a explodir”

Miguel A. Lopes / Lusa

Avião Canadair da Securitè Civile de França combate o fogo no Alto da Louriceira, em Pedrógão Grande, 20 de junho de 2017

Avião Canadair da Securitè Civile de França combate o fogo no Alto da Louriceira, em Pedrógão Grande, 20 de junho de 2017

O Comandante Operacional da Proteção Civil, Vaz Pinto, negou que tivesse caído alguma aeronave nas operações de combate aos incêndios que estivesse ao serviço da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

“Não tenho conhecimento de nenhuma aeronave ao serviço da proteção civil que tenha caído”, disse Vítor Vaz Pinto no ‘briefing’ aos jornalistas em Avelar, Ansião.

Esta tarde, a agência Lusa, citando fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil, e diversos órgãos de informação (entre os quais o ZAP) tinham avançado a notícia de que um avião Canadair se tinha despenhado em Pedrógão Grande durante as operações de combate às chamas.

Ainda segundo a agência Lusa, “uma dezena de veículos dos bombeiros concentraram-se hoje junto de um posto de combustível, na localidade de Picha, em Pedrógão Grande, a alguns metros de onde alegadamente caiu esta tarde o avião Canadair de combate ao fogo”.

O avião teria caído entre as localidades de Picha e Louriceira, numa encosta onde as chamas lavram com grande intensidade como é visível pelo fumo negro, disse a Lusa ter constatado no local. Segundo a agência noticiosa, que citava fonte da ANPC, não é nenhum dos Canadair contratados por Portugal.

Segundo moradores da zona, citados pela Lusa, “vários aviões descarregaram cargas de água na zona para tentar chegar ao local onde caiu o avião Canadair de combate aos incêndios”, que operava no fogo de Pedrógão Grande.

Aludindo à possibilidade de ter ocorrido outro evento que induzisse em erro, o Comandante Operacional da Proteção Civil avançou a hipótese da explosão de uma ‘roullote’, e admitiu o envio de equipas de buscas para o local.  “Havia uma ‘roullote’ abandonada com botijas de gás, e eventualmente isso pode ter explodido», disse Vítor Vaz Pinto à Lusa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Hoje chamamos “briefing” ao resumo das notícias. Merda para os anglicismos e quem os usa havendo palavras em português com o mesmo significado. É assim que se perde a identidade de um Povo e de uma Nação.

    • Presumo que seja daqueles que só vai à inter-rede consultar os sítios que estão em linha para ler o correio electrónico. No seu século, tinha muitos amigos de caneta?

      • Presume mal e demonstra uma ignorância estupidificada. Aceito que goste de anglicismos, deve ser isso que o torna moderno, quem sabe. Eu gosto mais da minha identidade nacional, tendo como me expressar minha língua não procuro palavras em língua estrangeira para me evidenciar de ser grande conhecedor da treta. Tudo isto neste século. Também não ando a criticar estupidamente qualquer comentário que não me pareça bem, para isso teria que ser uma besta empertigada.

RESPONDER

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser …

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …