Proteção Civil desmente queda de avião. “Pode ter sido roulotte a explodir”

Miguel A. Lopes / Lusa

Avião Canadair da Securitè Civile de França combate o fogo no Alto da Louriceira, em Pedrógão Grande, 20 de junho de 2017

Avião Canadair da Securitè Civile de França combate o fogo no Alto da Louriceira, em Pedrógão Grande, 20 de junho de 2017

O Comandante Operacional da Proteção Civil, Vaz Pinto, negou que tivesse caído alguma aeronave nas operações de combate aos incêndios que estivesse ao serviço da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

“Não tenho conhecimento de nenhuma aeronave ao serviço da proteção civil que tenha caído”, disse Vítor Vaz Pinto no ‘briefing’ aos jornalistas em Avelar, Ansião.

Esta tarde, a agência Lusa, citando fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil, e diversos órgãos de informação (entre os quais o ZAP) tinham avançado a notícia de que um avião Canadair se tinha despenhado em Pedrógão Grande durante as operações de combate às chamas.

Ainda segundo a agência Lusa, “uma dezena de veículos dos bombeiros concentraram-se hoje junto de um posto de combustível, na localidade de Picha, em Pedrógão Grande, a alguns metros de onde alegadamente caiu esta tarde o avião Canadair de combate ao fogo”.

O avião teria caído entre as localidades de Picha e Louriceira, numa encosta onde as chamas lavram com grande intensidade como é visível pelo fumo negro, disse a Lusa ter constatado no local. Segundo a agência noticiosa, que citava fonte da ANPC, não é nenhum dos Canadair contratados por Portugal.

Segundo moradores da zona, citados pela Lusa, “vários aviões descarregaram cargas de água na zona para tentar chegar ao local onde caiu o avião Canadair de combate aos incêndios”, que operava no fogo de Pedrógão Grande.

Aludindo à possibilidade de ter ocorrido outro evento que induzisse em erro, o Comandante Operacional da Proteção Civil avançou a hipótese da explosão de uma ‘roullote’, e admitiu o envio de equipas de buscas para o local.  “Havia uma ‘roullote’ abandonada com botijas de gás, e eventualmente isso pode ter explodido», disse Vítor Vaz Pinto à Lusa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Hoje chamamos “briefing” ao resumo das notícias. Merda para os anglicismos e quem os usa havendo palavras em português com o mesmo significado. É assim que se perde a identidade de um Povo e de uma Nação.

    • Presumo que seja daqueles que só vai à inter-rede consultar os sítios que estão em linha para ler o correio electrónico. No seu século, tinha muitos amigos de caneta?

      • Presume mal e demonstra uma ignorância estupidificada. Aceito que goste de anglicismos, deve ser isso que o torna moderno, quem sabe. Eu gosto mais da minha identidade nacional, tendo como me expressar minha língua não procuro palavras em língua estrangeira para me evidenciar de ser grande conhecedor da treta. Tudo isto neste século. Também não ando a criticar estupidamente qualquer comentário que não me pareça bem, para isso teria que ser uma besta empertigada.

RESPONDER

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …