Avião Canadair despenhou-se em Pedrógão Grande no combate às chamas

Miguel A. Lopes / Lusa

Avião Canadair espanhol em combate ao fogo no Alto da Louriceira, em Pedrógão Grande

Um avião Canadair de combate aos incêncios, que operava no fogo de Pedrógão Grande, caiu hoje à tarde, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A mesma fonte da ANPC informou que se encontra a caminho do local um helicóptero do INEM.

Nota: a queda do Canadair foi entretanto desmentida pela Protecção Civil.

Segundo adiantaram as estações de TV, o aparelho é um dos Canadair enviados por Espanha para ajudar no combate aos fogos na região de Pedrógão Grande, mas o Diário de Notícias diz tratar-se de uma aeronave portuguesa.

O jornal Público adianta que o avião se terá despenhado em Louriceira, concelho de Pedrógão Grande, junto à fronteira com o concelho de Góis.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo um balanço divulgado hoje.

Espanha enviou dois aviões Canadair este sábado para ajudar nos combates aos incêndios na zona centro do país, e hoje mesmo também Marrocos enviou um  Canadair para reforçar os meios aéreos em acção no local.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano Sousa, tinha afirmado esta terça-feira aos jornalistas que estavam a ser feitos contactos com Marrocos para disponibilizar os meios aéreos possíveis.

O Canadair CL-215 é um bimotor anfíbio construído pela canadiana Bombardier especializado no combate a fogos florestais, sendo também usado em missões de salvamento, busca e vigilância de fronteiras.

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, disse hoje que as forças armadas já alocaram meios que implicam 50% do previsto até ao dia 20 de junho no contributo ao combate dos fogos florestais.

“A Autoridade nacional de Proteção Civil (ANPC) solicitou um reforço adicional de sábado para domingo. Foi dada resposta a essa solicitação”, afirmou José Azeredo Lopes numa visita que fez ao posto de comando instalado em Avelar, no concelho de Ansião, em Leiria.

Segundo os meios que as forças armadas já disponibilizaram para o teatro de operações estão 12 pelotões do exército, 237 operacionais da marinha, dos quais 178 fuzileiros, cinco equipas de engenharia do exército, um avião P3 Orion que está no terreno desde o dia 18 de junho e um helicóptero Alouette III.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Duas noticias: uma diz que un Canadair caiu; outra diz que não!
    É para o leitor escolher?
    Eu escolho a noticia que cita a Protecção Civil!…

  2. E que os jornalistas de agora so fazem jornalismo sentados nos seus escritores em Lisboa, bem ao frequinho, tomando chas e cafes; Eles nem sabem o que e jornalismo, nao verificam nada e so publicam coisas para que a malta esteja contente, e a malta escolhe o que quizer … mas as verdades nao interessam os jornais !

RESPONDER

Afinal comer um ovo por dia é mau outra vez

Afinal, comer um ovo por dia não é assim tão bom para a saúde como estudos recentes sugeriam. O maior consumo de ovos e colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de morte …

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …