Avião Canadair despenhou-se em Pedrógão Grande no combate às chamas

Miguel A. Lopes / Lusa

Avião Canadair espanhol em combate ao fogo no Alto da Louriceira, em Pedrógão Grande

Um avião Canadair de combate aos incêncios, que operava no fogo de Pedrógão Grande, caiu hoje à tarde, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A mesma fonte da ANPC informou que se encontra a caminho do local um helicóptero do INEM.

Nota: a queda do Canadair foi entretanto desmentida pela Protecção Civil.

Segundo adiantaram as estações de TV, o aparelho é um dos Canadair enviados por Espanha para ajudar no combate aos fogos na região de Pedrógão Grande, mas o Diário de Notícias diz tratar-se de uma aeronave portuguesa.

O jornal Público adianta que o avião se terá despenhado em Louriceira, concelho de Pedrógão Grande, junto à fronteira com o concelho de Góis.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo um balanço divulgado hoje.

Espanha enviou dois aviões Canadair este sábado para ajudar nos combates aos incêndios na zona centro do país, e hoje mesmo também Marrocos enviou um  Canadair para reforçar os meios aéreos em acção no local.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano Sousa, tinha afirmado esta terça-feira aos jornalistas que estavam a ser feitos contactos com Marrocos para disponibilizar os meios aéreos possíveis.

O Canadair CL-215 é um bimotor anfíbio construído pela canadiana Bombardier especializado no combate a fogos florestais, sendo também usado em missões de salvamento, busca e vigilância de fronteiras.

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, disse hoje que as forças armadas já alocaram meios que implicam 50% do previsto até ao dia 20 de junho no contributo ao combate dos fogos florestais.

“A Autoridade nacional de Proteção Civil (ANPC) solicitou um reforço adicional de sábado para domingo. Foi dada resposta a essa solicitação”, afirmou José Azeredo Lopes numa visita que fez ao posto de comando instalado em Avelar, no concelho de Ansião, em Leiria.

Segundo os meios que as forças armadas já disponibilizaram para o teatro de operações estão 12 pelotões do exército, 237 operacionais da marinha, dos quais 178 fuzileiros, cinco equipas de engenharia do exército, um avião P3 Orion que está no terreno desde o dia 18 de junho e um helicóptero Alouette III.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Duas noticias: uma diz que un Canadair caiu; outra diz que não!
    É para o leitor escolher?
    Eu escolho a noticia que cita a Protecção Civil!…

  2. E que os jornalistas de agora so fazem jornalismo sentados nos seus escritores em Lisboa, bem ao frequinho, tomando chas e cafes; Eles nem sabem o que e jornalismo, nao verificam nada e so publicam coisas para que a malta esteja contente, e a malta escolhe o que quizer … mas as verdades nao interessam os jornais !

RESPONDER

João Félix coloca Benfica nas meias-finais da Taça

Um golo de João Félix, aos 14 minutos, bastou para o Benfica garantir hoje o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, no encontro dos quartos de final com o Vitória de …

Hernâni marca no final do prolongamento e apura FC Porto para as 'meias' da Taça

O FC Porto, da I Liga, apurou-se hoje para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, após derrotar no prolongamento o Leixões, da II Liga, por 2-1, com Hernâni a fazer o golo do …

Eleito o destino turístico mais barato para 2019 (e Portugal fica à espreita)

O complexo Sunny Beach, na Bulgária, foi eleito o destino mais barato para turistas em 2019, de acordo com um estudo levado a cabo pela British Post Office, que analisou preços dos 42 pontos turísticos mais …

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …