Avião Canadair despenhou-se em Pedrógão Grande no combate às chamas

2

Miguel A. Lopes / Lusa

Avião Canadair espanhol em combate ao fogo no Alto da Louriceira, em Pedrógão Grande

Um avião Canadair de combate aos incêncios, que operava no fogo de Pedrógão Grande, caiu hoje à tarde, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A mesma fonte da ANPC informou que se encontra a caminho do local um helicóptero do INEM.

Nota: a queda do Canadair foi entretanto desmentida pela Protecção Civil.

Segundo adiantaram as estações de TV, o aparelho é um dos Canadair enviados por Espanha para ajudar no combate aos fogos na região de Pedrógão Grande, mas o Diário de Notícias diz tratar-se de uma aeronave portuguesa.

O jornal Público adianta que o avião se terá despenhado em Louriceira, concelho de Pedrógão Grande, junto à fronteira com o concelho de Góis.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo um balanço divulgado hoje.

Espanha enviou dois aviões Canadair este sábado para ajudar nos combates aos incêndios na zona centro do país, e hoje mesmo também Marrocos enviou um  Canadair para reforçar os meios aéreos em acção no local.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano Sousa, tinha afirmado esta terça-feira aos jornalistas que estavam a ser feitos contactos com Marrocos para disponibilizar os meios aéreos possíveis.

O Canadair CL-215 é um bimotor anfíbio construído pela canadiana Bombardier especializado no combate a fogos florestais, sendo também usado em missões de salvamento, busca e vigilância de fronteiras.

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, disse hoje que as forças armadas já alocaram meios que implicam 50% do previsto até ao dia 20 de junho no contributo ao combate dos fogos florestais.

“A Autoridade nacional de Proteção Civil (ANPC) solicitou um reforço adicional de sábado para domingo. Foi dada resposta a essa solicitação”, afirmou José Azeredo Lopes numa visita que fez ao posto de comando instalado em Avelar, no concelho de Ansião, em Leiria.

Segundo os meios que as forças armadas já disponibilizaram para o teatro de operações estão 12 pelotões do exército, 237 operacionais da marinha, dos quais 178 fuzileiros, cinco equipas de engenharia do exército, um avião P3 Orion que está no terreno desde o dia 18 de junho e um helicóptero Alouette III.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Duas noticias: uma diz que un Canadair caiu; outra diz que não!
    É para o leitor escolher?
    Eu escolho a noticia que cita a Protecção Civil!…

  2. E que os jornalistas de agora so fazem jornalismo sentados nos seus escritores em Lisboa, bem ao frequinho, tomando chas e cafes; Eles nem sabem o que e jornalismo, nao verificam nada e so publicam coisas para que a malta esteja contente, e a malta escolhe o que quizer … mas as verdades nao interessam os jornais !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.