Avião Canadair despenhou-se em Pedrógão Grande no combate às chamas

Miguel A. Lopes / Lusa

Avião Canadair espanhol em combate ao fogo no Alto da Louriceira, em Pedrógão Grande

Um avião Canadair de combate aos incêncios, que operava no fogo de Pedrógão Grande, caiu hoje à tarde, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A mesma fonte da ANPC informou que se encontra a caminho do local um helicóptero do INEM.

Nota: a queda do Canadair foi entretanto desmentida pela Protecção Civil.

Segundo adiantaram as estações de TV, o aparelho é um dos Canadair enviados por Espanha para ajudar no combate aos fogos na região de Pedrógão Grande, mas o Diário de Notícias diz tratar-se de uma aeronave portuguesa.

O jornal Público adianta que o avião se terá despenhado em Louriceira, concelho de Pedrógão Grande, junto à fronteira com o concelho de Góis.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo um balanço divulgado hoje.

Espanha enviou dois aviões Canadair este sábado para ajudar nos combates aos incêndios na zona centro do país, e hoje mesmo também Marrocos enviou um  Canadair para reforçar os meios aéreos em acção no local.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano Sousa, tinha afirmado esta terça-feira aos jornalistas que estavam a ser feitos contactos com Marrocos para disponibilizar os meios aéreos possíveis.

O Canadair CL-215 é um bimotor anfíbio construído pela canadiana Bombardier especializado no combate a fogos florestais, sendo também usado em missões de salvamento, busca e vigilância de fronteiras.

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, disse hoje que as forças armadas já alocaram meios que implicam 50% do previsto até ao dia 20 de junho no contributo ao combate dos fogos florestais.

“A Autoridade nacional de Proteção Civil (ANPC) solicitou um reforço adicional de sábado para domingo. Foi dada resposta a essa solicitação”, afirmou José Azeredo Lopes numa visita que fez ao posto de comando instalado em Avelar, no concelho de Ansião, em Leiria.

Segundo os meios que as forças armadas já disponibilizaram para o teatro de operações estão 12 pelotões do exército, 237 operacionais da marinha, dos quais 178 fuzileiros, cinco equipas de engenharia do exército, um avião P3 Orion que está no terreno desde o dia 18 de junho e um helicóptero Alouette III.

ZAP // Lusa

2 COMENTÁRIOS

  1. Duas noticias: uma diz que un Canadair caiu; outra diz que não!
    É para o leitor escolher?
    Eu escolho a noticia que cita a Protecção Civil!…

  2. E que os jornalistas de agora so fazem jornalismo sentados nos seus escritores em Lisboa, bem ao frequinho, tomando chas e cafes; Eles nem sabem o que e jornalismo, nao verificam nada e so publicam coisas para que a malta esteja contente, e a malta escolhe o que quizer … mas as verdades nao interessam os jornais !

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …