Avião Canadair despenhou-se em Pedrógão Grande no combate às chamas

Miguel A. Lopes / Lusa

Avião Canadair espanhol em combate ao fogo no Alto da Louriceira, em Pedrógão Grande

Um avião Canadair de combate aos incêncios, que operava no fogo de Pedrógão Grande, caiu hoje à tarde, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A mesma fonte da ANPC informou que se encontra a caminho do local um helicóptero do INEM.

Nota: a queda do Canadair foi entretanto desmentida pela Protecção Civil.

Segundo adiantaram as estações de TV, o aparelho é um dos Canadair enviados por Espanha para ajudar no combate aos fogos na região de Pedrógão Grande, mas o Diário de Notícias diz tratar-se de uma aeronave portuguesa.

O jornal Público adianta que o avião se terá despenhado em Louriceira, concelho de Pedrógão Grande, junto à fronteira com o concelho de Góis.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo um balanço divulgado hoje.

Espanha enviou dois aviões Canadair este sábado para ajudar nos combates aos incêndios na zona centro do país, e hoje mesmo também Marrocos enviou um  Canadair para reforçar os meios aéreos em acção no local.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano Sousa, tinha afirmado esta terça-feira aos jornalistas que estavam a ser feitos contactos com Marrocos para disponibilizar os meios aéreos possíveis.

O Canadair CL-215 é um bimotor anfíbio construído pela canadiana Bombardier especializado no combate a fogos florestais, sendo também usado em missões de salvamento, busca e vigilância de fronteiras.

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, disse hoje que as forças armadas já alocaram meios que implicam 50% do previsto até ao dia 20 de junho no contributo ao combate dos fogos florestais.

“A Autoridade nacional de Proteção Civil (ANPC) solicitou um reforço adicional de sábado para domingo. Foi dada resposta a essa solicitação”, afirmou José Azeredo Lopes numa visita que fez ao posto de comando instalado em Avelar, no concelho de Ansião, em Leiria.

Segundo os meios que as forças armadas já disponibilizaram para o teatro de operações estão 12 pelotões do exército, 237 operacionais da marinha, dos quais 178 fuzileiros, cinco equipas de engenharia do exército, um avião P3 Orion que está no terreno desde o dia 18 de junho e um helicóptero Alouette III.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Duas noticias: uma diz que un Canadair caiu; outra diz que não!
    É para o leitor escolher?
    Eu escolho a noticia que cita a Protecção Civil!…

  2. E que os jornalistas de agora so fazem jornalismo sentados nos seus escritores em Lisboa, bem ao frequinho, tomando chas e cafes; Eles nem sabem o que e jornalismo, nao verificam nada e so publicam coisas para que a malta esteja contente, e a malta escolhe o que quizer … mas as verdades nao interessam os jornais !

RESPONDER

Abrantes. Escolas deixam de dar notas em novo modelo de avaliação

Não há notas: a avaliação passa a ser contínua. Este é o novo modelo de avaliação que o Agrupamento de Escolas Solano de Abreu, em Abrantes, apresentou esta segunda-feira. O Agrupamento de Escolas Solano de Abreu, …

Uma onda de calor atingiu a Europa (mas Portugal escapou)

Portugal é dos poucos países que vão escapar à massa de ar quente vinda do deserto do Saara que elevará o mercúrio dos termómetros para lá dos 40ºC em quase toda a Europa. Porém, o nosso …

AEK Atenas oficializa Francisco Geraldes por empréstimo do Sporting

O futebolista português Francisco Geraldes foi esta terça-feira oficializado pelos gregos do AEK Atenas como reforço para a época 2019/200, por empréstimo do Sporting. "O AEK comunica oficialmente a assinatura com o médio ofensivo Francisco Geraldes, …

Diretor artístico do Teatro São Carlos demite-se

O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), Patrick Dickie, apresentou esta terça-feira a sua demissão à ministra da Cultura. “O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, Patrick Dickie, informou esta tarde …

Entre elogios e recados, Marcelo dá luz verde ao decreto de execução orçamental

O Presidente da República promulgou o decreto-lei de Execução Orçamental, um dia depois de o diploma ter entrado em Belém, para que "possa entrar em vigor ainda antes do início do segundo semestre". Na nota publicada …

Hospital da Luz em Lisboa limita acesso a urgências pediátricas no verão

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro. O Hospital da Luz, em Lisboa, …

Português entre as vítimas mortais em incêndio em Paris

Um cidadão português é uma das três vítimas mortais do incêndio ocorrido no sábado num prédio no centro de Paris, França, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial do Governo. Uma fonte oficial do gabinete do …

Restaurante de Avillez entre os 50 melhores do mundo

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, entrou pela primeira vez para a lista dos melhores 50 melhores restaurantes do mundo, para a 42ª posição. No ano passado, o restaurante, situado no Largo de São Carlos, …

Sevilha terá recusado contratar João Félix por 1,5 milhões. Era "muito dinheiro"

Reforço já garantido pelo Atlético Madrid para a próxima temporada, João Félix poderia por estes dias já andar na Liga espanhola, ao serviço do Sevilha, clube que no arranque da temporada 2018/19 terá recusado contratar …

Carrossel internacional do IVA. 15 empresários detidos em megaoperação da PJ

A Polícia Judiciária (PJ) deteve nesta terça-feira 15 empresários por suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no âmbito de um esquema conhecido por carrossel internacional do IVA. Está em causa um tipo de …