Professores e funcionários do ensino privado também serão incluídos nos grupos prioritários

António Cotrim / Lusa

No dia em que se ficou a saber que os professores e funcionários das escolas vão ter direito a vacinação prioritária, o coordenador nacional da task force esclareceu que a decisão da DGS incluiu inclui as escolas privadas.

Durante a entrega de unidades móveis de vacinação ao Ministério da Saúde por parte da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Gouveia e Melo garantiu que “não há nenhum abrandamento [no processo de vacinação]”.

Nos próximos dez dias vão chegar mais de meio milhão de vacinas, disse, e o país irá continuar a adaptar a “velocidade” do processo “em função das vacinas que cheguem”. Até agora, e de acordo com os dados fornecidos pela DGS, Portugal administrou mais de um milhão de doses em dois meses.

Em relação às recentes alterações da DGS no que toca aos grupos prioritários – professores e pessoal não docente passam a estar incluídos -, Gouveia e Melo garantiu que os trabalhadores do ensino privado também vão ser incluídos nesse plano das autoridades de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, que também esteve presente no evento, não se alongou sobre o tema: remeteu mais detalhes para o plano de desconfinamento que o Governo vai anunciar esta quinta-feira, garantindo que a questão dos testes para evitar surtos “será tratada”.

Ainda assim, confirmou que a inclusão de docentes e não docentes está relacionada com o facto de o ensino ter sido o último sector a confinar, e por isso é prioritário que tenha prioridade no desconfinamento. Essa abertura, apontou o Secretário de Estado, deve ocorrer “de uma forma tranquila e segura e que gere mais confiança” na população.

Em comunicado, a DGS revelou esta quarta-feira que os professores e os funcionários das escolas vão ser incluídos no grupo prioritário a ser vacinado durante a primeira fase.

Informou ainda que atualizou as recomendações de utilização da vacina da Astrazeneca que passa agora a poder ser administrada a maiores de 65 anos.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa! Não tarda nada todos os setores de atividades vão pedir para ser prioritários! Mas… Não consigo perceber o porque da necessidade de abrir as escolas! Não foi há muito tempo que disseram que eram os jovens os principais responsáveis pela propagação do vírus. E agora? O que mudou? Vamos abrir escolas para espalhar bem o vírus? E… Porque os professores e funcionários irão passar á frente de outras pessoas com patologias que não foram incluidas na primeira fase e, ao contrário do que dizem os “experts”, (da treta!) muitos deles são de risco, dando o exemplo dos doentes oncológicos (tanto os recuperados como os em tratamento)? É injusto! E tudo porque alguém disse que é necessário abrir as escolas! É necessário espalhar bem o vírus! Já não basta os portugueses, na sua maioria, não estarem a respeitar o confinamento. Quando as escolas abrirem vai ser o descalabro! Boa!

      • Senhor “Eu!”, parece que os seus argumentos desapareceram…
        Ora, apresenta lá o (s) motivo (s) pelo (s) qual (ais) considera que a mensagem do primeiro utilizador constitui um disparate.
        Sejamos sinceros… é realmente injusto termos de abrir tudo quando é certo e sabido que a situação não está controlada. O que se passa é que a DGS anda a martelar os números para dar corda ao que a escória política decidiu – tudo para a rua, que é melhor assim! 😉
        Fique bem, amigo.

        • Martelada anda essa capacidade de raciocinar!…
          Se se confina é porque vai falir tudo e vamos todos morre à fome; se se abre gradualmente, é porque está tudo marleado, a situação não está controlada e o vem aí o diabo!…
          Enfim… vá-se lá entender estas mentes pequeninas…

        • Eheheheheee… exacto; a culpa é apenas e só do governo!…
          Ainda bem que a matilha dos indignados se porta irrepreensivelmente… menos os negacionistas, claro – para esses o vírus nem sequer existe e é tudo um plano orquestrado por “eles” para reduzir a população mundial!…
          Vem aí a quarta vaga, depois a quinta, a sexta e por aí fora… se fosse a ti, nunca mais saía de casa!…

RESPONDER

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …