Proença de Carvalho abandona defesa de Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

O advogado Daniel Proença de Carvalho

O advogado Daniel Proença de Carvalho, que durante vários anos foi o principal representante de José Sócrates, deixou de ser advogado do antigo primeiro-ministro, deixando a defesa entregue a João Araújo e Pedro Delille.

A iniciativa de abandonar os casos partiu do próprio advogado, que nega que o afastamento esteja relacionado com a Operação Marquês.

Os últimos dois casos em que Proença de Carvalho era advogado de José Sócrates eram dois processos cíveis movidos contra o jornal Correio da Manhã, que foram entregues ao colega João Araújo, que encabeça a equipa de defesa de Sócrates no caso que levou à sua prisão preventiva.

“Não fazia sentido estar a representar o engenheiro José Sócrates só nestes processos cíveis”, afirmou Proença de Carvalho ao Público. “Além disso estes processos tem alguma relação com a vida que o engenheiro José Sócrates tinha em Paris”, acrescentou o advogado.

Os processos foram instaurados contra o jornal Correio da Manhã por criar na opinião pública a ideia de que José Sócrates levava uma vida milionária em Paris, “sustentada por uma riqueza cuja origem era pelo menos suspeita, senão ilícita”.

Proença de Carvalho ocupa diversos cargos de direcção em grandes empresas, sendo atualmente presidente do conselho de administração da Cimpor e da Global Media Group, que detém os jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias e a rádio TSF.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ex-ministro da informação, ex-presidente da RTP, presidente da cimenteira, da Controlinveste Conteúdos – Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e outros títulos – foi da ZON Multimédia desde 2007, talvez se mantenha NOS, vogal da Comissão de Remunerações do Banco Espírito Santo 2008… Proeminente comentarista da coisa política

  2. O homem está em todas. Mas não é só ele. Há muitos mais. Li há tempos que um português da nossa praça, trabalha??? em 31 empresas. Não consigo entender como é que alguém desenvolve trabalho em tantas empresas. Por isso é que temos tanto desemprego. São uns com muitos e outros sem nenhum. Como alguém uma vez me disse: ESTUDASSES.

RESPONDER

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …