Proença de Carvalho abandona defesa de Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

O advogado Daniel Proença de Carvalho

O advogado Daniel Proença de Carvalho, que durante vários anos foi o principal representante de José Sócrates, deixou de ser advogado do antigo primeiro-ministro, deixando a defesa entregue a João Araújo e Pedro Delille.

A iniciativa de abandonar os casos partiu do próprio advogado, que nega que o afastamento esteja relacionado com a Operação Marquês.

Os últimos dois casos em que Proença de Carvalho era advogado de José Sócrates eram dois processos cíveis movidos contra o jornal Correio da Manhã, que foram entregues ao colega João Araújo, que encabeça a equipa de defesa de Sócrates no caso que levou à sua prisão preventiva.

“Não fazia sentido estar a representar o engenheiro José Sócrates só nestes processos cíveis”, afirmou Proença de Carvalho ao Público. “Além disso estes processos tem alguma relação com a vida que o engenheiro José Sócrates tinha em Paris”, acrescentou o advogado.

Os processos foram instaurados contra o jornal Correio da Manhã por criar na opinião pública a ideia de que José Sócrates levava uma vida milionária em Paris, “sustentada por uma riqueza cuja origem era pelo menos suspeita, senão ilícita”.

Proença de Carvalho ocupa diversos cargos de direcção em grandes empresas, sendo atualmente presidente do conselho de administração da Cimpor e da Global Media Group, que detém os jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias e a rádio TSF.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ex-ministro da informação, ex-presidente da RTP, presidente da cimenteira, da Controlinveste Conteúdos – Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e outros títulos – foi da ZON Multimédia desde 2007, talvez se mantenha NOS, vogal da Comissão de Remunerações do Banco Espírito Santo 2008… Proeminente comentarista da coisa política

  2. O homem está em todas. Mas não é só ele. Há muitos mais. Li há tempos que um português da nossa praça, trabalha??? em 31 empresas. Não consigo entender como é que alguém desenvolve trabalho em tantas empresas. Por isso é que temos tanto desemprego. São uns com muitos e outros sem nenhum. Como alguém uma vez me disse: ESTUDASSES.

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …