Proença de Carvalho abandona defesa de Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

O advogado Daniel Proença de Carvalho

O advogado Daniel Proença de Carvalho, que durante vários anos foi o principal representante de José Sócrates, deixou de ser advogado do antigo primeiro-ministro, deixando a defesa entregue a João Araújo e Pedro Delille.

A iniciativa de abandonar os casos partiu do próprio advogado, que nega que o afastamento esteja relacionado com a Operação Marquês.

Os últimos dois casos em que Proença de Carvalho era advogado de José Sócrates eram dois processos cíveis movidos contra o jornal Correio da Manhã, que foram entregues ao colega João Araújo, que encabeça a equipa de defesa de Sócrates no caso que levou à sua prisão preventiva.

“Não fazia sentido estar a representar o engenheiro José Sócrates só nestes processos cíveis”, afirmou Proença de Carvalho ao Público. “Além disso estes processos tem alguma relação com a vida que o engenheiro José Sócrates tinha em Paris”, acrescentou o advogado.

Os processos foram instaurados contra o jornal Correio da Manhã por criar na opinião pública a ideia de que José Sócrates levava uma vida milionária em Paris, “sustentada por uma riqueza cuja origem era pelo menos suspeita, senão ilícita”.

Proença de Carvalho ocupa diversos cargos de direcção em grandes empresas, sendo atualmente presidente do conselho de administração da Cimpor e da Global Media Group, que detém os jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias e a rádio TSF.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ex-ministro da informação, ex-presidente da RTP, presidente da cimenteira, da Controlinveste Conteúdos – Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e outros títulos – foi da ZON Multimédia desde 2007, talvez se mantenha NOS, vogal da Comissão de Remunerações do Banco Espírito Santo 2008… Proeminente comentarista da coisa política

  2. O homem está em todas. Mas não é só ele. Há muitos mais. Li há tempos que um português da nossa praça, trabalha??? em 31 empresas. Não consigo entender como é que alguém desenvolve trabalho em tantas empresas. Por isso é que temos tanto desemprego. São uns com muitos e outros sem nenhum. Como alguém uma vez me disse: ESTUDASSES.

RESPONDER

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …