Novas revelações implicam príncipe herdeiro na morte de Khashoggi

secdef / Flickr

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Há novas revelações que implicam o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, na morte do jornalista Jamal Khashoggi.

A imprensa turca publicou, esta segunda-feira, novas informações que implicam o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, na morte do jornalista Jamal Khashoggi, na véspera de revelações sobre o caso prometidas pelo Presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

Segundo o diário turco Yeni Safak, o homem apresentado como chefe do comando saudita de 15 agentes que se deslocaram a Istambul para matar o jornalista, entrou diretamente com contacto com o gabinete do príncipe a partir do consulado.

O homem, Maher Abdulaziz Mutreb, é membro da guarda próxima de Mohammed bin Salman (MBS) e é visto nas imagens de videovigilância difundidas pelos meios de comunicação turcos a chegar ao consulado saudita em Istambul e posteriormente junto à residência do cônsul no dia do desaparecimento de Khashoggi, a 2 de outubro.

O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, indicou, este domingo, que Jamal Khashoggi foi morto numa “operação não autorizada” e que Mohammed bin Salman “não foi informado”.

Com o título O cerco aperta-se em torno do príncipe herdeiro, o Yeni Safak afirma que o chefe do comando telefonou “quatro vezes ao diretor do gabinete do príncipe herdeiro, Bader Al-Asaker” após a morte de Khashoggi. “Pelo menos uma dessas chamadas telefónicas foi feita do gabinete do cônsul”, acrescenta o jornal sem citar fontes.

Mutreb terá também telefonado para um “número norte-americano”, indicando que possa pertencer a Khaled bin Salmane, irmão do príncipe herdeiro e embaixador da Arábia Saudita em Washington.

No diário Hurriyet, um editorialista próximo do poder na Turquia, Abdulkadir Selvi, afirmou que o jornalista foi imediatamente conduzido ao gabinete do cônsul mal chegou ao consulado onde terá sido estrangulado por agentes sauditas.

Durou entre sete e oito minutos”, escreveu, adiantando que o cadáver foi “cortado em 15 pedaços” por um médico legista que integrava o comando saudita. O corpo estará ainda em local desconhecido em Istambul. “Se o príncipe saudita não prestar contas e não for destituído, não devemos fechar o dossiê”, prosseguiu.

O porta-voz do partido no poder na Turquia (AKP), Omer Celik, disse, durante uma conferência de imprensa em Ancara, esta segunda-feira, que a morte de Jamal Khashoggi foi planeada. “Estamos perante uma situação que foi selvaticamente planeada e esforços consequentes foram desenvolvidos para a dissimular”, disse.

É um crime extremamente complexo“, acrescentou o político, manifestando a expectativa de que todos os factos sejam conhecidos e os responsáveis punidos.

A Arábia Saudita já reconheceu que o jornalista foi morto no seu consulado em Istambul durante uma luta, referindo que 18 sauditas estão detidos como suspeitos. A agência estatal de notícias saudita SPA revelou também que um conselheiro próximo do príncipe herdeiro saudita foi demitido, juntamente com três líderes dos serviços de inteligência do reino e oficiais.

Estas novas revelações surgem na véspera de uma muito aguardada intervenção do Presidente da Turquia, Erdogan, durante a qual prometeu revelar “toda a verdade” sobre a morte do jornalista.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. … engraçado, não vejo ninguém a comentar os artigos relacionados com este caso. Onde é que estão os valentões habituais? estão escondidos debaixo da cama? ou será que estas coisas não os afectam?

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …