Presidenciais: ninguém apoia ninguém

Eduardo Costa / Lusa

António Sampaio da Nóvoa, candidato às Presidenciais de 2016

António Sampaio da Nóvoa, candidato às Presidenciais de 2016

Nem o PS nem a coligação parecem ainda muito interessados no tema das Presidenciais, que decorrem em janeiro de 2016. Se quiserem avançar, os candidatos terão de o fazer sem o empurrão dos respetivos partidos.

Os militantes socialistas vão ter liberdade de voto na primeira volta das presidenciais. Foi esta a decisão tomada na noite desta terça-feira pela Comissão Política Nacional do PS, que se afasta assim de um possível compromisso com um dos dois candidatos já conhecidos: Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém.

Para António Costa, secretário-geral do partido, esta é a “forma mais saudável de cada um poder apoiar o candidato da sua preferência sem fraturas no partido” e a forma de não distrair o partido “de um momento muito exigente” que é “todo este processo de formação do governo, instalação de nova legislatura, criação de condições de governabilidade”, cita a TSF.

O líder socialista disse ainda “emergiram duas candidaturas com apoios muito relevantes na sociedade portuguesa” e que, perante o cenário atual, “não fazia sentido qualquer outro processo de decisão”.

“Sou o único que fico numa posição difícil, visto que não devo tomar posição na primeira volta”, acrescentou.

Esta é uma posição que vai definitivamente dividir o partido. De acordo com o Observador, se é certo que Maria de Belém vai receber o apoio de muitos militantes, entre os quais da ala segurista e não só, por outro lado, Sampaio da Nóvoa conta já com o apoio de muitos outros, entre eles dois ex-Presidentes da República: Jorge Sampaio e Mário Soares.

Desta forma, o apoio do PS só será claro numa eventual segunda volta das presidenciais, que decorrem em janeiro do próximo ano.

Maria de Belém, no entanto, deve avançar já na próxima semana com a oficialização da sua candidatura.

De acordo com o Diário de Notícias, a ex-ministra da Saúde vai apresentar publicamente a sua candidatura na próxima terça-feira, dia 13, às 18 horas da tarde, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Já Sampaio da Nóvoa está numa situação mais tremida, depois de o jornal i ter admitido na edição desta quarta-feira que estaria a ser aconselhado a desistir.

Segundo o mesmo jornal, citado pelo Observador, a candidatura do ex-reitor está envolta num ambiente de “depressão total”, sobretudo depois de o PS ter dado liberdade de voto a todos os socialistas.

Face a esta situação, o ex-reitor já avançou à TSF que não vai desistir da corrida a Belém.

Marcelo vs Rio

Também a coligação já admitiu que os dois partidos não vão apoiar qualquer personalidade nas eventuais candidaturas à Presidência.

De acordo com o Diário de Notícias, o documento diz que “PSD e CDS assumem que a colaboração mútua deve incluir” um “compromisso de diálogo no sentido de assumirem uma posição comum em relação à eleição presidencial de 2016”.

No Conselho Nacional de ontem à noite, Passos Coelho disse que, caso personalidades como Marcelo Rebelo de Sousa ou Rui Rio estejam na corrida, terão de o fazer sem o apoio da coligação.

Segundo o mesmo jornal, Marcelo Rebelo de Sousa vai mesmo avançar com a sua candidatura e o anúncio oficial deve acontecer daqui a duas ou três semanas.

Por outro lado, Rui Rio está à espera de um sinal do presidente do PSD para anunciar nos próximos dias a sua decisão sobre uma eventual candidatura, diz o jornal Público.

Fonte próxima do ex-autarca disse que o “partido tem de refletir sobre as presidenciais e tomar uma decisão” e essa “não é bem apoiar quem quer que seja, mas sim aquele que pode dar garantias de estabilidade a um Governo que vai governar sem maioria absoluta”.

Rui Rio mantém o silêncio o que, para muitos, não deve continuar por muito mais tempo. Alguns apoiantes dizem mesmo que o antigo presidente da Câmara do Porto “deixou esticar o prazo até ao limite do insuportável”.

De acordo com informações apuradas pelo Público, os apoiantes de Rui Rio reuniram-se esta terça-feira à tarde, no Porto, para fazer o ponto da situação relativamente à eventual candidatura porque entendem que a “cada dia que passa, o caminho fica mais estreito”.

O ex-autarca já foi falado como um dos possíveis nomes para ocupar um lugar no próximo Governo, sendo a pasta da Administração Interna a mais favorável.

Fontes próximas negam, porém, qualquer convite e falam mesmo de contra-informação.

“Isto tem um único objetivo que é retirar Rui Rio da corrida presidencial e deixar o palco a Marcelo Rebelo de Sousa”, diz a mesma fonte.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tratando-se de um cargo de eleição unipessoal e de representação nacional, parece-me correto que as candidaturas não nasçam nos partidos, embora possam depois vir a ser apoiadas por eles numa primeira ou segunda volta.

RESPONDER

Já se sabe qual é o pássaro mais "instagramável" do planeta

Cientistas já têm um veredicto: a família de aves Podargidae (pássaros também conhecidos em Inglês como "frogmouth") são o pássaro mais "instagramável" de sempre. De acordo com o site Live Science, este pássaro noturno que mais …

Cientistas criam o primeiro "engenho de água" matemático. Simula qualquer máquina de Turing

Há sete anos, Terence Tao, famoso pela sua ampla visão da investigação matemática atual, propôs uma nova abordagem para resolver o famoso problema das equações de Navier-Stokes, que descrevem o movimento dos fluidos.  Eva Miranda, professora …

O mistério das anãs brancas com campos magnéticos incrivelmente fortes pode ter sido resolvido

Uma equipa internacional de cientistas acredita ter desvendado o mistério dos campos magnéticos incrivelmente fortes em anãs brancas: um mecanismo de dínamo. Um dos fenómenos mais marcantes da Astrofísica é a presença de campos magnéticos. Como …

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …