Edgar Silva viabilizaria retificativo por “sentido de responsabilidade”

SIC Notícias

Edgar Silva e Maria de Belém Roseira em debate

O candidato presidencial Edgar Silva justificou este sábado a possibilidade de viabilizar o Orçamento Retificativo apresentado pelo PS com o “sentido de responsabilidade” de um chefe de Estado, posição que Maria de Belém Roseira considerou ser uma contradição.

“Enquanto Presidente da República não poderia pôr de parte, há um sentido de responsabilidade”, admitiu Edgar Silva durante o debate na SIC Notícias com Maria de Belém Roseira.

Perante a insistência do jornalista Anselmo Crespo, que moderava o debate, para explicar a sua posição, já que o PCP (partido que o apoia) votou contra o Orçamento Retificativo, Edgar Silva repetiu apenas que, apesar do “conjunto de discordâncias em tudo quanto se reporta ao processo Banif”, enquanto chefe de Estado “não poderia de maneira nenhuma” descurar a possibilidade de viabilizar um documento com a importância do Orçamento Retificativo.

No debate, Maria de Belém afirmou que gostaria de ter o apoio da esquerda bem como de todas as pessoas que se revissem na candidatura – e acabou por não dizer se apoiaria Edgar Silva numa eventual segunda volta em que o candidato comunista fosse o representante da esquerda. “Em democracia está tudo em aberto”, afirmou a antiga presidente do PS.

O candidato apoiado pelo PCP jurou fazer cumprir a constituição caso fosse eleito e não defender o tratado orçamental, contrapondo as afirmações da candidata socialista, em entrevistas a jornais, de que não hesitaria em demitir o Parlamento se um governo falhasse o cumprimento dos tratados internacionais.

“O Presidente da República jura cumprir a Constituição, não vamos jurar o Tratado Orçamental. O que está em causa é a defesa intransigente da Constituição”, sinalizou o comunista, acusando a socialista de ter uma “orientação de subserviência inaceitável”.

Maria de Belém insistiu que “Portugal tem o dever de representar na Europa os interesses dos portugueses, mas não tem o poder unilateral de alterar as regras”.

“Se fosse eleito Presidente dizia ‘não cumprimos’? Rasgaria os tratados? Está a acusar-me de uma posição que nunca foi a minha! Eu sempre disse que os interesses portugueses não foram suficientemente defendidos na Europa. O senhor quer encostar-me a uma coisa que não é verdade”.

Edgar Silva e Maria de Belém Roseira são candidatos às eleições presidenciais de 24 de janeiro, nas quais os portugueses escolherão o sucessor de Cavaco Silva.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …