Edgar Silva viabilizaria retificativo por “sentido de responsabilidade”

SIC Notícias

Edgar Silva e Maria de Belém Roseira em debate

O candidato presidencial Edgar Silva justificou este sábado a possibilidade de viabilizar o Orçamento Retificativo apresentado pelo PS com o “sentido de responsabilidade” de um chefe de Estado, posição que Maria de Belém Roseira considerou ser uma contradição.

“Enquanto Presidente da República não poderia pôr de parte, há um sentido de responsabilidade”, admitiu Edgar Silva durante o debate na SIC Notícias com Maria de Belém Roseira.

Perante a insistência do jornalista Anselmo Crespo, que moderava o debate, para explicar a sua posição, já que o PCP (partido que o apoia) votou contra o Orçamento Retificativo, Edgar Silva repetiu apenas que, apesar do “conjunto de discordâncias em tudo quanto se reporta ao processo Banif”, enquanto chefe de Estado “não poderia de maneira nenhuma” descurar a possibilidade de viabilizar um documento com a importância do Orçamento Retificativo.

No debate, Maria de Belém afirmou que gostaria de ter o apoio da esquerda bem como de todas as pessoas que se revissem na candidatura – e acabou por não dizer se apoiaria Edgar Silva numa eventual segunda volta em que o candidato comunista fosse o representante da esquerda. “Em democracia está tudo em aberto”, afirmou a antiga presidente do PS.

O candidato apoiado pelo PCP jurou fazer cumprir a constituição caso fosse eleito e não defender o tratado orçamental, contrapondo as afirmações da candidata socialista, em entrevistas a jornais, de que não hesitaria em demitir o Parlamento se um governo falhasse o cumprimento dos tratados internacionais.

“O Presidente da República jura cumprir a Constituição, não vamos jurar o Tratado Orçamental. O que está em causa é a defesa intransigente da Constituição”, sinalizou o comunista, acusando a socialista de ter uma “orientação de subserviência inaceitável”.

Maria de Belém insistiu que “Portugal tem o dever de representar na Europa os interesses dos portugueses, mas não tem o poder unilateral de alterar as regras”.

“Se fosse eleito Presidente dizia ‘não cumprimos’? Rasgaria os tratados? Está a acusar-me de uma posição que nunca foi a minha! Eu sempre disse que os interesses portugueses não foram suficientemente defendidos na Europa. O senhor quer encostar-me a uma coisa que não é verdade”.

Edgar Silva e Maria de Belém Roseira são candidatos às eleições presidenciais de 24 de janeiro, nas quais os portugueses escolherão o sucessor de Cavaco Silva.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Estou envergonhada". Primeira invasora do Capitólio a ser julgada evita prisão

Um juiz federal proferiu esta quarta-feira a primeira sentença contra uma das pessoas acusadas de invadir o Capitólio dos Estados Unidos, mas a ré evitou a pena de prisão depois de expressar o seu arrependimento. A …

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …