Paulo Morais discorda de Marisa: demitiria mesmo um primeiro-ministro mentiroso

TVI24

Debate entre Marisa Matia e Paulo Morais

Debate entre Marisa Matia e Paulo Morais

O candidato presidencial Paulo Morais afirmou que demite o primeiro-ministro caso falhe as promessas eleitorais, mas a candidata Marisa Matias discordou por considerar que não basta um conflito político para dissolver o parlamento.

No debate deste sábado na TVI24, Marisa Matias e Paulo Morais estiveram de acordo em temas como o veto ao orçamento retificativo, aprovado pelo parlamento em dezembro devido ao problema do Banif, o combate à corrupção e a rejeição de parcerias público-privadas.

Paulo Morais reiterou que demite o primeiro-ministro – seja António Costa ou qualquer outro – caso as promessas eleitorais não sejam cumpridas, porque “ninguém tem direito de mentir aos eleitores”. Para o ex-vice-presidente da Câmara do Porto, “o voto não é a escolha de uma miss simpatia ou de um mister simpatia”.

Marisa Matias contrapôs que “não basta um conflito político para demitir um Governo ou para dissolver uma Assembleia” da República.

A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda rejeitou que se viva “num clima de permanente instabilidade” e que os órgãos de soberania se atropelem, defendendo que não se pode “andar sempre com a bomba atómica [poder de dissolver o parlamento] na mão a achar que ela pode ser detonada a qualquer momento”.

Refutando a posição defendida por Paulo Morais de que o parlamento é um “antro de corrupção”, Marisa Matias disse que na atividade política não são todos iguais e que o Bloco “é dos partidos que mais propostas tem apresentado” para combater a corrupção. “Quando colocamos todos no saco dos corruptos, estamos a fazer um favor aos corruptos”, afirmou a eurodeputada.

Paulo Morais contrapôs com um episódio relativo à privatização da EDP, quando denunciou que o social-democrata Miguel Frasquilho estaria numa situação de promiscuidade entre negócios e política e que o presidente da comissão parlamentar apresentou uma moção de confiança ao então deputado do PSD.

O académico lembrou que tal como todos os deputados da comissão, o BE votou a favor da moção – ao que Marisa Matias respondeu que “na altura foi uma questão formal”, sublinhando que é fundamental que o Presidente da República possa suscitar um debate sobre combate à corrupção, mas também sobre temas como a justiça.

Questionada sobre onde deixa as convicções pessoais contra as regras de Bruxelas se for eleita, a eurodeputada do BE disse que Portugal está numa eleição presidencial e passa o tempo a discutir as regras do Tratado Orçamental, quando se devia discutir a Constituição. Marisa Matias disse que “a Constituição da República é o que vale e deve sobrepor-se ao resto”, referindo que, apesar de concordar com Paulo Morais sobre a escola pública, não é possível cumprir o Tratado Orçamental e ter uma escola igual para todos e um Serviço Nacional de Saúde de qualidade.

No debate deste sábado na TVI24, Paulo Morais considerou que “um dos problemas dos últimos presidentes é que passaram a ideia de que os presidentes devem ser uns inúteis da República”. Paulo Morais disse ainda que não tem um adversário principal e que tenciona, como Presidente da República, pegar em todo o potencial de Portugal e “recuperar a dignidade da pessoa humana”.

As eleições presidenciais, à qual concorrem dez candidatos, realizam-se a 24 de janeiro.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …