/

Sete ministros fora do Governo, Rio a caminho

8

portugal.gov.pt

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, com o ministro da Economia, António Pires de Lima

Questões pessoais, profissionais e políticas, são várias as razões que podem explicar a suposta saída de metade dos atuais membros do Governo. Nomes para novos ministros já circulam, entre eles o do ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.

De acordo com a notícia do Correio da Manhã, esta mudança tem como principal objetivo permitir a Passos Coelho e Paulo Portas a existência de um núcleo reforçado para negociar com a oposição.

Nas eventuais saídas, estão os nomes de Rui Machete (Negócios Estrangeiros), Poiares Maduro (ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional), Anabela Rodrigues (Administração Interna), Pires de Lima (Economia), Paula Teixeira da Cruz (Justiça), Nuno Crato (Educação) e Paulo Macedo (Saúde), em conjunto com as respetivas equipas de secretários de Estado.

Alguns não chegam a ser novidade já que, antes das eleições, tanto Pires de Lima como Poiares Maduro mostraram indisponibilidade para continuar no novo Executivo.

Quem já pôs de lado a hipótese de concorrer a Belém foi Rui Rio, uma vez que o avanço de Marcelo Rebelo de Sousa parece cada vez mais evidente, avança o Expresso.

Durante a noite de ontem, o comentador da TVI disse mesmo que “está ponderado o que havia a ponderar” mas não revelou ainda qual será a sua decisão final.

Como diz o CM, Rio quer voltar à política e, tendo em conta o contexto atual, a melhor opção passa por aceitar um lugar no próximo Governo. A pasta mais provável, segundo fontes do PSD, deverá ser a da Administração Interna.

A pasta da Economia seria outra possibilidade, assim como o lugar de ministro Adjunto, não fosse a pouca vontade de dar tanta margem ao ex-autarca do Porto. Assim sendo, o lugar de Adjunto poderá ficar nas mãos de Moreira da Silva, um homem que já é da confiança de Passos Coelho.

Outros nomes que já circulam

Durante o dia de hoje, os conselhos nacionais do PSD e do CDS vão reunir para verem discutido o acordo político de governo, diz o Diário de Notícias.

De acordo com o jornal, já são vários os nomes para ocupar os lugares que entretanto ficam livres.

Pedro Reis, ex-presidente do AICEP e um dos três coordenadores do grupo de economistas que esboçaram o programa do PSD, é um dos nomes falados para ocupar o lugar de Pires de Lima.

Paula Teixeira da Cruz abandona a pasta da Justiça mas não sai de cena, tanto que o DN afirma que a atual ministra poderá ocupar a presidência do Parlamento. Já o Observador, dá como nome para este posto Eduardo Ferro Rodrigues, depois de uma sugestão de Augusto Santos Silva no Facebook.

Para o lugar da ministra, também já correm algumas sugestões como Fernando Negrão ou José Matos Correia, o vice-presidente do PSD.

Segundo o diário, Matos Correia é um dos mais desejados por Passos para integrar o Governo e pode ser também um candidato à pasta da Administração Interna, para a qual já foi convidado na altura em que Miguel Macedo abandonou o cargo.

Na mesma pasta, o CDS também tem como hipótese o líder parlamentar, Nuno Magalhães, que anteriormente já foi secretário de Estado desta área. No entanto, segundo apurou o DN, o PSD não estará disposto a abdicar deste ministério.

A Defesa também poderá ver sair José Pedro Aguiar-Branco, que deve ficar no governo, mas para substituir Rui Machete. Porém, há quem diga que Paulo Portas “não se importaria” de acumular esse cargo ao de vice-primeiro-ministro.

De acordo com o Sol, Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, é visto como uma possibilidade para chegar a ministro da Administração Interna ou dos Assuntos Parlamentares.

João Almeida é outro nome apontado para assumir o cargo já que, na campanha, Portas lhe elogiou “o carisma” e o trabalho feito como secretário de Estado da Administração Interna.

Na pasta dos Assuntos Parlamentares, a atuação de Marco António Costa faz com que este seja um forte nome para ocupar o cargo. No entanto, fontes próximas asseguram que este não o quer assumir.

Aparentemente certos na equipa governativa estão Maria Luís Albuquerque (Finanças), Jorge Moreira da Silva (Ambiente), Luís Marques Guedes (Assuntos Parlamentares) e Assunção Cristas (Agricultura), embora possam mudar de pasta.

ZAP

8 Comments

  1. Ora aqui está uma situação já esperada, então não foram os melhores do melhor governo dos últimos anos, agora que acabou a maioria já estão todos de fugida .
    Como Português e cidadão só gostaria que agora fossem verificar todos os que estão de saída sobre o que tinham quando entraram e o que tem quando saem, e antes que comecem por aqui com confusões não não sou do PS apenas digo o que sinto como cidadão.

  2. João- Estou plenamente de acordo com o que escreveu e até vou mais longe.
    Deviam ser obrigados a apresentarem uma declaração de rendimentos C/compromissos de honra de não terem recebido quaisquer importâncias.
    Pois o cretino do Sec.Estado dos Transportes deve ter enchido o bolso no caso da TAP. E o ministro da Defesa (??Branco) também com o caso dos Estaleiros de Aveiro
    Mas… Já me esquecia .. como pudemos obriga-los a isso se temos o principal golpista a continuar fazer parte do Governo ( Paulo Portas caso submarinos).
    Nunca pensei que os Portugueses caíssem nas falinhas mansas do Coelho .
    Agora é só esperar para ver o mesmo do mesmo…..

  3. O coelho ainda vá… agora o portas já cansa. há mais de 20 anos que anda aí com uma suposta habilidade para a política e o jornalismo e nada sai daquele “bestunto” que valha a pena. retirem o bonifrates de cena de uma vez por todas que já cheira menos bem e ele não se dá conta. portugal há muito que não tem uma gesta de políticos que mereçam o nome e tem sido governado por efebos cuja idade não lhes permite ter ainda memória, distanciamento crítico, perspectiva, cultura e experiência do mundo e dos homens; e isto é válido para os que ganharam e para os da esquerda a começar pelo zero à esquerda do costa e a acabar naquela rapariguinha, naquela teenager de apelido mortágua. ao que chegou portugal!

  4. Já estão a pôr o carro á frente dos bois… Aquela coisa a quem chamam Presidente da Reoública (que é muita coisa, mas Presidente é que não é…) tem de chamar o pessoal todo. E se, por magia, a esquerda une-se toda? Como é? Vai dar posse a um governo… minoritário?…
    O Cavaco tá com pressa… Este Governo tem de ficar porque ainda há alguma coisa para vender… aos estrangeiros!

  5. Claro que o Rui Rio vai fazer parte do novo (des)governo como contrapartida de não se candidatar às presidenciais e assim roubar votos ao MRS (à direita) obrigando a uma segunda volta, onde certamente a esquerda ganhará.
    O discurso foi qlq coisa como este ” Ó Rui não te candidates às presidenciais que a gente arranja-te um lugar no novo executivo…podes ir para a administração interna…”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.