Portugal quase K.O.

1a_4012

Um golo de Silvestre Varela, na última jogada, aos 90+5 minutos, permitiu este domingo a Portugal empatar 2-2 com os Estados Unidos e evitar a eliminação prematura do Mundial de futebol de 2014, em Manaus.

Um golo de Nani, logo aos cinco minutos, deu vantagem a Portugal, mas, na segunda parte, Jermaine Jones, aos 64, e Clint Dempsey, aos 81, selaram a reviravolta, antes de Varela evitar o primeiro adeus português à segunda jornada.

Portugal segue, ainda assim, no último lugar do Grupo G, com 1 ponto, precisando, na quinta-feira, de vencer o Gana e de esperar que os Estados Unidos percam com a Alemanha.

Além disso, ainda é preciso recuperar cinco golos para os norte-americanos, no total das diferenças de golos dos dois jogos da terceira jornada.

Por exemplo, se Portugal vencer por 3 golos de diferença, apenas é apurado em caso de vitória da Alemanha por 2 golos de diferença.

Imprensa internacional destaca a amargura portuguesa

A imprensa internacional dá hoje relevo, nas suas edições na internet, à enorme dificuldade de Portugal em qualificar-se para os oitavos de final do Mundial2014 de futebol, a disputar-se no Brasil.

Começando por um exemplo vindo dos Estados Unidos, adversário no jogo do Grupo G, o generalista e influente Washington Post sintetiza: “EUA deixam-se empatar com um golo de Portugal nos descontos”.

No comentário, refere que “os jogadores norte-americanos acabaram a partida ainda apáticos, recusando-se a acreditar no que aconteceu nos últimos instantes”.

Com uma foto de Cristiano Ronaldo, de mão na cabeça e ar desolado, a edição online do diário Marca, de Espanha, titula: “Portugal quase KO”, referindo o golo de Varela, ao minuto 90+5, como aquele que “evitou a eliminação já hoje”.

Na Catalunha, o El Mundo Deportivo diz que Portugal se salvou no final: “Quando já todo o Mundo se despedia, uma cabeçada de Varela manteve ainda vivo o sonho”.

O Globo (Brasil), na sua página oficial na internet, descreve: “Mesmo com empate heróico no último minuto, nem jogadores de Portugal acreditam muito: desiludidos”.

“Portugal salva-se com um golo aos 90+5”, escreve a italiana Gazzetta dello Sport, que fala em “emoção em Manaus”.

Em França, o L’Équipe titula “Portugal ainda acredita”, também com uma fotografia de Cristiano Ronaldo, dando conta da campanha negativa do combinado de Paulo Bento.

“Goleado pela Alemanha na primeira jornada, Portugal evitou nos últimos minutos uma despedida prematura”.

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …