Portugal quase K.O.

1a_4012

Um golo de Silvestre Varela, na última jogada, aos 90+5 minutos, permitiu este domingo a Portugal empatar 2-2 com os Estados Unidos e evitar a eliminação prematura do Mundial de futebol de 2014, em Manaus.

Um golo de Nani, logo aos cinco minutos, deu vantagem a Portugal, mas, na segunda parte, Jermaine Jones, aos 64, e Clint Dempsey, aos 81, selaram a reviravolta, antes de Varela evitar o primeiro adeus português à segunda jornada.

Portugal segue, ainda assim, no último lugar do Grupo G, com 1 ponto, precisando, na quinta-feira, de vencer o Gana e de esperar que os Estados Unidos percam com a Alemanha.

Além disso, ainda é preciso recuperar cinco golos para os norte-americanos, no total das diferenças de golos dos dois jogos da terceira jornada.

Por exemplo, se Portugal vencer por 3 golos de diferença, apenas é apurado em caso de vitória da Alemanha por 2 golos de diferença.

Imprensa internacional destaca a amargura portuguesa

A imprensa internacional dá hoje relevo, nas suas edições na internet, à enorme dificuldade de Portugal em qualificar-se para os oitavos de final do Mundial2014 de futebol, a disputar-se no Brasil.

Começando por um exemplo vindo dos Estados Unidos, adversário no jogo do Grupo G, o generalista e influente Washington Post sintetiza: “EUA deixam-se empatar com um golo de Portugal nos descontos”.

No comentário, refere que “os jogadores norte-americanos acabaram a partida ainda apáticos, recusando-se a acreditar no que aconteceu nos últimos instantes”.

Com uma foto de Cristiano Ronaldo, de mão na cabeça e ar desolado, a edição online do diário Marca, de Espanha, titula: “Portugal quase KO”, referindo o golo de Varela, ao minuto 90+5, como aquele que “evitou a eliminação já hoje”.

Na Catalunha, o El Mundo Deportivo diz que Portugal se salvou no final: “Quando já todo o Mundo se despedia, uma cabeçada de Varela manteve ainda vivo o sonho”.

O Globo (Brasil), na sua página oficial na internet, descreve: “Mesmo com empate heróico no último minuto, nem jogadores de Portugal acreditam muito: desiludidos”.

“Portugal salva-se com um golo aos 90+5”, escreve a italiana Gazzetta dello Sport, que fala em “emoção em Manaus”.

Em França, o L’Équipe titula “Portugal ainda acredita”, também com uma fotografia de Cristiano Ronaldo, dando conta da campanha negativa do combinado de Paulo Bento.

“Goleado pela Alemanha na primeira jornada, Portugal evitou nos últimos minutos uma despedida prematura”.

RESPONDER

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A estação espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …

"0 tiros disparados". PSP publica (e depois retira) post polémico sobre tiroteio

O post partilhado no Facebook da PSP, que parecia fazer alusão ao tiroteio que, na semana passada, provocou a morte de uma mulher, já foi retirado desta rede social. "0 tiros disparados", podia ler-se. A PSP …

PJ descarta abuso sexual na Queima das Fitas de Porto e Braga. Autores dos vídeos ainda por apurar

A Polícia Judiciária descartou o crime de abuso sexual nos dois casos, mas mantém a investigação aos crimes de de gravação ilícita e devassa da vida privadas. Dois jovens envolvidos numa cena de sexo num autocarro …

Negociações para formar Governo fracassam na Alemanha

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou no domingo em Berlim o fracasso das negociações da CDU com os liberais do FDP e com Os Verdes para a formação de um novo governo. Desde as eleições …

Armada argentina duvida que chamadas de satélite sejam do submarino desaparecido

No sábado, bases navais da Argentina anunciaram ter recebido contactos por telefone-satélite que poderiam ter sido feitos a partir do submarino militar argentino Ara San Juan. De acordo com o Diário de Notícias, sete chamadas de …

Morreu o infame Charles Manson

Na sequência dos assassínios brutais que levou a cabo com a sua seita, Charles Manson tinha sido condenado à morte em 1971. Um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, Charles Manson, líder de uma seita …

Portugal prepara-se para o regresso dos seus jihadistas

As autoridades portuguesas estão a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do Estado Islâmico. Polícia e entidades de apoio social estão a receber formação para prevenir a …

Criminologista espanhol encontrou a "mulher de roxo" do caso Maddie

A polícia inglesa procurava a "mulher de roxo", que tinha saído da Praia da Luz com o marido - um pedófilo condenado que entretanto morreu -  na mesma altura do desaparecimento de Madeleine McCann, em …