Portugal quase K.O.

1a_4012

Um golo de Silvestre Varela, na última jogada, aos 90+5 minutos, permitiu este domingo a Portugal empatar 2-2 com os Estados Unidos e evitar a eliminação prematura do Mundial de futebol de 2014, em Manaus.

Um golo de Nani, logo aos cinco minutos, deu vantagem a Portugal, mas, na segunda parte, Jermaine Jones, aos 64, e Clint Dempsey, aos 81, selaram a reviravolta, antes de Varela evitar o primeiro adeus português à segunda jornada.

Portugal segue, ainda assim, no último lugar do Grupo G, com 1 ponto, precisando, na quinta-feira, de vencer o Gana e de esperar que os Estados Unidos percam com a Alemanha.

Além disso, ainda é preciso recuperar cinco golos para os norte-americanos, no total das diferenças de golos dos dois jogos da terceira jornada.

Por exemplo, se Portugal vencer por 3 golos de diferença, apenas é apurado em caso de vitória da Alemanha por 2 golos de diferença.

Imprensa internacional destaca a amargura portuguesa

A imprensa internacional dá hoje relevo, nas suas edições na internet, à enorme dificuldade de Portugal em qualificar-se para os oitavos de final do Mundial2014 de futebol, a disputar-se no Brasil.

Começando por um exemplo vindo dos Estados Unidos, adversário no jogo do Grupo G, o generalista e influente Washington Post sintetiza: “EUA deixam-se empatar com um golo de Portugal nos descontos”.

No comentário, refere que “os jogadores norte-americanos acabaram a partida ainda apáticos, recusando-se a acreditar no que aconteceu nos últimos instantes”.

Com uma foto de Cristiano Ronaldo, de mão na cabeça e ar desolado, a edição online do diário Marca, de Espanha, titula: “Portugal quase KO”, referindo o golo de Varela, ao minuto 90+5, como aquele que “evitou a eliminação já hoje”.

Na Catalunha, o El Mundo Deportivo diz que Portugal se salvou no final: “Quando já todo o Mundo se despedia, uma cabeçada de Varela manteve ainda vivo o sonho”.

O Globo (Brasil), na sua página oficial na internet, descreve: “Mesmo com empate heróico no último minuto, nem jogadores de Portugal acreditam muito: desiludidos”.

“Portugal salva-se com um golo aos 90+5”, escreve a italiana Gazzetta dello Sport, que fala em “emoção em Manaus”.

Em França, o L’Équipe titula “Portugal ainda acredita”, também com uma fotografia de Cristiano Ronaldo, dando conta da campanha negativa do combinado de Paulo Bento.

“Goleado pela Alemanha na primeira jornada, Portugal evitou nos últimos minutos uma despedida prematura”.

PARTILHAR

RESPONDER

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …