Portugal quase K.O.

1a_4012

Um golo de Silvestre Varela, na última jogada, aos 90+5 minutos, permitiu este domingo a Portugal empatar 2-2 com os Estados Unidos e evitar a eliminação prematura do Mundial de futebol de 2014, em Manaus.

Um golo de Nani, logo aos cinco minutos, deu vantagem a Portugal, mas, na segunda parte, Jermaine Jones, aos 64, e Clint Dempsey, aos 81, selaram a reviravolta, antes de Varela evitar o primeiro adeus português à segunda jornada.

Portugal segue, ainda assim, no último lugar do Grupo G, com 1 ponto, precisando, na quinta-feira, de vencer o Gana e de esperar que os Estados Unidos percam com a Alemanha.

Além disso, ainda é preciso recuperar cinco golos para os norte-americanos, no total das diferenças de golos dos dois jogos da terceira jornada.

Por exemplo, se Portugal vencer por 3 golos de diferença, apenas é apurado em caso de vitória da Alemanha por 2 golos de diferença.

Imprensa internacional destaca a amargura portuguesa

A imprensa internacional dá hoje relevo, nas suas edições na internet, à enorme dificuldade de Portugal em qualificar-se para os oitavos de final do Mundial2014 de futebol, a disputar-se no Brasil.

Começando por um exemplo vindo dos Estados Unidos, adversário no jogo do Grupo G, o generalista e influente Washington Post sintetiza: “EUA deixam-se empatar com um golo de Portugal nos descontos”.

No comentário, refere que “os jogadores norte-americanos acabaram a partida ainda apáticos, recusando-se a acreditar no que aconteceu nos últimos instantes”.

Com uma foto de Cristiano Ronaldo, de mão na cabeça e ar desolado, a edição online do diário Marca, de Espanha, titula: “Portugal quase KO”, referindo o golo de Varela, ao minuto 90+5, como aquele que “evitou a eliminação já hoje”.

Na Catalunha, o El Mundo Deportivo diz que Portugal se salvou no final: “Quando já todo o Mundo se despedia, uma cabeçada de Varela manteve ainda vivo o sonho”.

O Globo (Brasil), na sua página oficial na internet, descreve: “Mesmo com empate heróico no último minuto, nem jogadores de Portugal acreditam muito: desiludidos”.

“Portugal salva-se com um golo aos 90+5”, escreve a italiana Gazzetta dello Sport, que fala em “emoção em Manaus”.

Em França, o L’Équipe titula “Portugal ainda acredita”, também com uma fotografia de Cristiano Ronaldo, dando conta da campanha negativa do combinado de Paulo Bento.

“Goleado pela Alemanha na primeira jornada, Portugal evitou nos últimos minutos uma despedida prematura”.

PARTILHAR

RESPONDER

Há infetados que escondem a doença com medo de perder o salário

O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus …

Tottenham perde frente ao Antuérpia. Mourinho "rasga" equipa: "Queria fazer 11 substituições ao intervalo"

O Tottenham perdeu esta quinta-feira frente ao Antuérpia, na segunda jornada da Liga Europa de futebol, levando o treinador português José Mourinho a criticar a sua equipa. "Queria fazer 11 substituições ao intervalo", admitiu. No …

PCP sobe fasquia no OE2021. Quer mais um escalão de IRS

O PCP quer que o Orçamento do Estado para 2021 contemple a criação de um novo escalão de IRS, segundo uma das dezenas propostas de alteração ao documento que os comunistas fizeram chegar ao Parlamento. Em …

Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos …

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …