Grécia resiste ao Japão e ainda pode chegar aos oitavos

1a_3923

A Grécia, com menos um desde os 38 minutos, por expulsão de Katsouranis, manteve-se quinta-feira na corrida aos oitavos de final do Mundial2014, ao empatar a zero com o Japão, em Natal.

Um segundo amarelo infantil do ex-benfiquista complicou a vida aos comandados do português Fernando Santos, que, no entanto, conseguiram segurar o “nulo”, perante um conjunto nipónico muito melhor com Kawaga, na última meia hora.

O “nulo” qualifica automaticamente a 100 por cento vitoriosa Colômbia, enquanto gregos e japoneses, agora com um ponto, vão discutir o apuramento com a Costa do Marfim, que soma três. Gregos e marfinenses estarão em confronto direto.

Cada equipa apresentou duas alterações em relação à estreia: Zaccheroni trocou Morishige e a “estrela” Kagawa por Konno e Okubo, enquanto Fernando Santos colocou Fetfatzidis e Mitroglou nos lugares de Salpingidis e Gekas.

O Japão entrou a dominar, mantendo quase sempre a posse de bola, mas foram os helénicos que efetuaram o primeiro remate à baliza, por Kone, fraco e à figura de Kawashima.

Os nipónicos só se estrearam aos 19 minutos, num remate de Osako, que lhe tomou o gosto e, logo de seguida, aos 21, foi autor do primeiro disparo verdadeiramente perigoso, que fez a bola passar muito perto do poste esquerdo.

Honda, de livre direto (29 minutos), e, de novo Okubo (33) voltaram a tentar, até que a Grécia sofreu dois contratempos quase seguidos, com a lesão de Mitroglou, substituído por Gekas (35), e a expulsão “infantil” de Katsouranis (38).

Curiosamente, o “dez” de Fernando Santos foi melhor na parte final da primeira parte, com Torosidis a perder duas boas ocasiões (40 e 45 minutos), a primeira por culpa de uma grande defesa do guarda-redes nipónico.

A segunda oportunidade surgiu após um livre de Karagounis, entrado para o lugar de Fetfatzidis, aos 41 minutos. As duas novidades iniciais gregas não chegaram ao intervalo.

O início da segunda parte confirmou uma Grécia melhor em inferioridade numérica, com Samaras a tentar o “golo olímpico” logo a abrir e Gekas a cabecear com muito perigo, após canto de Karagounis, para “enorme” defesa de Kawashima.

Com Kagawa em campo, a pautar o jogo ofensivo, o Japão tornou-se mais perigoso, instalou-se, finalmente, no meio campo contrário e esteve três vezes perto de marcar, duas por Okubo (68 e 77 minutos) e outra por Uchida (71).

Na parte final, os gregos “voltaram”, com Samaras (81 minutos) e Holebas (88) a assustar, mas concedendo também mais espaço atrás, que os japoneses não aproveitaram, nomeadamente num “tiro” de Nagatomo (85) e num livre de Endo (90).

 

2ª Jornada da fase de grupos:

Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Brasil – México, 0-0

Quarta-feira, 18 de Junho de 2014
Austrália – Holanda, 2-3
Espanha – Chile, 0-2
Camarões – Croácia, 0-4

Quinta-feira, 19 de Junho de 2014
Colômbia – Costa do Marfim, 2-1
Uruguai – Inglaterra, 2-1
Japão – Grécia, 0-0

Sexta-feira, 20 de Junho de 2014
Itália – Costa Rica, 17:00, SPORT.TV1
Suíça – França, 20:00, SPORT.TV1
Honduras – Equador, 23:00, RTP1

Sábado, 21 de Junho de 2014

Argentina – Irão, 17:00, SPORT.TV1
Alemanha – Gana, 20:00, SPORT.TV1
Nigéria – Bósnia, 23:00, SPORT.TV1

Domingo, 22 de Junho de 2014

Bélgica – Rússia, 17:00, SPORT.TV1
Rep. Coreia – Argélia, 21:00, SPORT.TV1
Estados Unidos – Portugal, 23:00, RTP1

 

Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Lupin". Livros originais regressam aos mais vendidos com série na Netflix

Novo fenómeno da Netflix, a série francesa Lupin estreou a bater recordes no ecrã… e não só. Com o sucesso da adaptação moderna da história clássica do ladrão Arsène Lupin, os livros originais voltaram aos …

Escavações revelam canibalismo azteca durante invasão espanhola

Centenas de invasores espanhóis capturados na localidade azteca de Tecoaque em 1520 terão sido sacrificados e devorados pelos indígenas, motivando um posterior massacre ordenado pelo "conquistador" Hernan Cortés. Um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Antropologia …

A carrinha NV350 da Nissan inaugura uma nova forma de teletrabalho

O teletrabalho pode tornar-se menos aborrecido graças à Nissan. A fabricante japonesa apresentou a sua carrinha NV350 através do YouTube, na semana passada. A empresa destacou a principal caraterística deste veículo: pode ser formatado para …

Hospitais estão no limite. Modelos computacionais podem ajudar a manter as portas abertas

Modelos computacionais podem ser aplicados para ajudar a fazer uma melhor gestão das camas disponíveis para o internamento de doentes infetados com o novo coronavírus. A covid-19 está a causar pressão nos serviços de saúde em …

Guardas diabólicas. Mulheres comuns pertenceram à SS (e torturaram outras em campo de concentração)

Prosseguir, torturar e matar judeus não foi uma ação impulsionada apenas por homens. Na altura da Segunda Guerra Mundial foram muitas as mulheres que se juntaram à SS para fiscalizar e realizar tarefas nos campos …

Sp. Braga 2-1 Benfica | Braga bate Benfica no jogo aéreo e volta à final da Taça da Liga

O Sporting de Braga venceu esta quarta-feira o Benfica por 2-1, com dois golos de cabeça, e vai defender o título na Taça da Liga em futebol na final de sábado, frente ao Sporting, em …

EUA. Com medo da covid-19, homem esconde-se em aeroporto durante três meses

Com receio de ir para casa devido à covid-19, um homem de 36 anos ficou durante três meses no Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA), sem ser descoberto. De acordo com um artigo …

Congeladores em vez de assentos. Empresa remodela avião para transportar vacinas contra a covid-19

O transporte de vacinas contra a covid-19 acabou de se tornar mais fácil graças a uma empresa aeronáutica italiana que remodelou uma avião para o efeito. A empresa italiana Tecnam normalmente fabrica peças de aeronaves para fabricantes, além …

Netanyahu tem a seringa com que foi vacinado contra a covid-19 exposta no seu escritório

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, guardou a seringa com que foi vacinado contra a covid-19. O objeto está agora exposto no seu escritório no interior de uma caixa de vidro com uma base em …

Presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusado de 11 crimes

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande foi acusado de 11 crimes na sequência dos incêndios de junho de 2017, sete de homicídio por negligência e quatro de ofensa à integridade física por negligência. Numa informação …