Grécia resiste ao Japão e ainda pode chegar aos oitavos

1a_3923

A Grécia, com menos um desde os 38 minutos, por expulsão de Katsouranis, manteve-se quinta-feira na corrida aos oitavos de final do Mundial2014, ao empatar a zero com o Japão, em Natal.

Um segundo amarelo infantil do ex-benfiquista complicou a vida aos comandados do português Fernando Santos, que, no entanto, conseguiram segurar o “nulo”, perante um conjunto nipónico muito melhor com Kawaga, na última meia hora.

O “nulo” qualifica automaticamente a 100 por cento vitoriosa Colômbia, enquanto gregos e japoneses, agora com um ponto, vão discutir o apuramento com a Costa do Marfim, que soma três. Gregos e marfinenses estarão em confronto direto.

Cada equipa apresentou duas alterações em relação à estreia: Zaccheroni trocou Morishige e a “estrela” Kagawa por Konno e Okubo, enquanto Fernando Santos colocou Fetfatzidis e Mitroglou nos lugares de Salpingidis e Gekas.

O Japão entrou a dominar, mantendo quase sempre a posse de bola, mas foram os helénicos que efetuaram o primeiro remate à baliza, por Kone, fraco e à figura de Kawashima.

Os nipónicos só se estrearam aos 19 minutos, num remate de Osako, que lhe tomou o gosto e, logo de seguida, aos 21, foi autor do primeiro disparo verdadeiramente perigoso, que fez a bola passar muito perto do poste esquerdo.

Honda, de livre direto (29 minutos), e, de novo Okubo (33) voltaram a tentar, até que a Grécia sofreu dois contratempos quase seguidos, com a lesão de Mitroglou, substituído por Gekas (35), e a expulsão “infantil” de Katsouranis (38).

Curiosamente, o “dez” de Fernando Santos foi melhor na parte final da primeira parte, com Torosidis a perder duas boas ocasiões (40 e 45 minutos), a primeira por culpa de uma grande defesa do guarda-redes nipónico.

A segunda oportunidade surgiu após um livre de Karagounis, entrado para o lugar de Fetfatzidis, aos 41 minutos. As duas novidades iniciais gregas não chegaram ao intervalo.

O início da segunda parte confirmou uma Grécia melhor em inferioridade numérica, com Samaras a tentar o “golo olímpico” logo a abrir e Gekas a cabecear com muito perigo, após canto de Karagounis, para “enorme” defesa de Kawashima.

Com Kagawa em campo, a pautar o jogo ofensivo, o Japão tornou-se mais perigoso, instalou-se, finalmente, no meio campo contrário e esteve três vezes perto de marcar, duas por Okubo (68 e 77 minutos) e outra por Uchida (71).

Na parte final, os gregos “voltaram”, com Samaras (81 minutos) e Holebas (88) a assustar, mas concedendo também mais espaço atrás, que os japoneses não aproveitaram, nomeadamente num “tiro” de Nagatomo (85) e num livre de Endo (90).

 

2ª Jornada da fase de grupos:

Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Brasil – México, 0-0

Quarta-feira, 18 de Junho de 2014
Austrália – Holanda, 2-3
Espanha – Chile, 0-2
Camarões – Croácia, 0-4

Quinta-feira, 19 de Junho de 2014
Colômbia – Costa do Marfim, 2-1
Uruguai – Inglaterra, 2-1
Japão – Grécia, 0-0

Sexta-feira, 20 de Junho de 2014
Itália – Costa Rica, 17:00, SPORT.TV1
Suíça – França, 20:00, SPORT.TV1
Honduras – Equador, 23:00, RTP1

Sábado, 21 de Junho de 2014

Argentina – Irão, 17:00, SPORT.TV1
Alemanha – Gana, 20:00, SPORT.TV1
Nigéria – Bósnia, 23:00, SPORT.TV1

Domingo, 22 de Junho de 2014

Bélgica – Rússia, 17:00, SPORT.TV1
Rep. Coreia – Argélia, 21:00, SPORT.TV1
Estados Unidos – Portugal, 23:00, RTP1

 

Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …