Portugal não comprou todas as vacinas a que tinha direito. Sobras vão ser adquiridas por outros países

André Kosters / Lusa

Portugal não comprou todas as vacinas contra a covid-19 produzidas pela Moderna a que tinha direito. Em vez de encomendar as 3,7 milhões de doses que poderia ter adquirido, o país requisitou apenas 2,8 milhões. 

A notícia foi avançada pelo jornal Politico, que adiantou que Portugal, a Grécia, a Polónia, a Bulgária e a Bélgica não compraram a totalidade das doses da vacina da Moderna a que tinham direito.

Questionado pelo Jornal de Negócios, Francisco Ramos, coordenador da task force criada para desenvolver o plano de vacinação de Portugal, confirmou que muitos Estados-membros terão optado por não adquirir a totalidade das doses extra negociadas com a Moderna, incluindo Portugal.

“No primeiro contrato com a Moderna, foram disponibilizadas 80 milhões de doses de vacinas para a União Europeia, das quais Portugal adquiriu 1,8 milhões, precisamente de acordo com a sua fatia pro rata”, disse Francisco Ramos. “Do segundo acordo, que garantiu 80 milhões de doses extra para a UE, Portugal entendeu adquirir apenas um milhão“.

Segundo o coordenador da task force do plano de vacinação, esta foi a escolha “porque já nos sobram muitas doses”.

Já uma fonte oficial do gabinete de Marta Temido, ministra da Saúde, afirmou ao Jornal de Negócios que “Portugal adquiriu todas as vacinas possíveis de serem compradas de acordo com a sua população”.

O ministério frisou que “a questão essencial para acelerar o ritmo de vacinação no país não se prende com a quantidade de vacinas adquiridas, mas sim com o seu calendário de entrega em Portugal, sendo este um assunto que vai para além do controlo do país ou da própria Comissão Europeia.”

As sobras – vacinas não adquiridas pelos países de direito – são colocadas num “pote comum” e estarão a ser compradas, pelo menos, pela Alemanha, França e Dinamarca, países com mais margem orçamental.

A vacina produzida pela Moderna é a mais cara de entre as seis que foram previamente negociadas pela Comissão Europeia, em nome de todos os Estados-membros, e é também uma das duas únicas marcas de vacinas já aprovadas em território europeu.

Em Portugal, os profissionais de saúde foram os primeiros a ser vacinados, no final do ano passado e, entretanto, já começaram a receber as segundas doses da vacina da Pfizer. Já a vacinação dos profissionais de saúde do setor privado arrancou a 14 de janeiro, um dia depois da chegada das primeiras doses da Moderna (8.400).

O Governo quer terminar a vacinação nos lares no final da próxima semana.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta mer#% faz lembrar algo que presenciei há alguns anos – diálogo alterado e adaptado de maneira estilística.

    A: Dou-te quinhentos euros.
    B: Ok.
    A: Vou subir para oitocentos. Tu precisas de comprar aqueles medicamentos.
    B: Mas só quero comprá-los para mim.
    A: Fica com o dinheiro. Fazes o que bem entenderes. Enfim… tenta pensar nas pessoas mais necessitadas.

    SEIS MESES MAIS TARDE.

    B: Olá, A.
    A: Oi. Usaste o dinheiro?
    B: Não, não o quis todo. Rasguei algumas notas e acabei por comprar uma televisão.
    C: Morreram dez pessoas.
    B: Ok.

    FIM

  2. “Já nos sobram muitas doses” Porquê? Porque é que não as estão a usar para vacinar rapidamente mais pessoas? Acham que a situação não é suficientemente grave?

  3. Sem compreensão quando tão pouca gente foi vacinada, Gostava de saber a explicaçao, parece que deve ser muito elaborada, para demorar a sair.

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …