Pompeo diz que há “imensas provas” de que coronavírus vem de laboratório

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

O chefe da diplomacia norte-americana afirmou, este domingo, que existe um “número significativo de provas” de que o novo coronavírus é proveniente de um laboratório na cidade de Wuhan.

Existem imensas provas de que foi de lá que partiu”, insistiu o secretário de Estado dos Estados Unidos numa entrevista à emissora ABC, recusando dizer se pensava que o vírus tinha sido libertado intencionalmente por Pequim.

“A China é conhecida pela sua propensão para infetar o mundo e por utilizar laboratórios que não respeitam as normas”, disse, adiantando: “Não é a primeira vez que o mundo é ameaçado por vírus de laboratórios chineses”.

Mike Pompeo afirmou ainda lamentar a falta de cooperação das autoridades chinesas para se esclarecer a origem da pandemia. “Continuam a impedir o acesso aos ocidentais, aos melhores médicos. Temos de poder ir lá, ainda não temos as amostras do vírus que precisamos”, defendeu.

Na quinta-feira, Donald Trump ligou o novo coronavírus ao Instituto de Virologia de Wuhan e ameaçou a China com sanções, mas no dia seguinte a Organização Mundial de Saúde (OMS) reafirmou que o novo coronavírus é de “origem natural”.

“Quanto à origem do vírus em Wuhan, ouvimos muitos cientistas que o estudaram e temos a certeza de que é de origem natural”, afirmou o diretor dos programas de emergência da OMS, Michael Ryan.

No entanto, a organização apelou à China para que a envolva nas investigações sobre a origem do novo coronavírus e explicou que o principal objetivo passa por “compreender plenamente o vírus”, nomeadamente “a transmissão entre animais e seres humanos e como foi ultrapassada a barreira entre a espécie animal e a humana”.

A origem do SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a Covid-19, tem sido atribuída à contaminação de humanos a partir de morcegos ou outros animais nos mercados de comida de Wuhan, na China, e as autoridades de saúde consideram altamente provável que o vírus se tenha propagado de forma natural.

Em março, uma equipa de cientistas publicou um estudo que mostra que o vírus é um produto da evolução natural, refutando assim as teorias da conspiração, mas quase 30% dos norte-americanos acreditam que a Covid-19 foi criada por humanos em laboratório. E quase um quarto defende que essa criação foi intencional.

O governo britânico anunciou a 17 de abril a intenção de apurar se o vírus terá tido origem num laboratório de Wuhan. “É uma possibilidade, apesar de não ser a possibilidade mais provável”, disse à Sky News uma fonte oficia não identificada. No fim do mês, também o governo australiano insistiu numa investigação “transparente” sobre a origem do vírus, apesar de a China ter ameaçado boicotar as importações de bens e serviços do país.

EUA vs China vs OMS

Após uma postura inicial de colaboração com a OMS e a China no combate à pandemia, a forma controversa como o presidente norte-americano lidou inicialmente com a pandemia nos EUA levou Donald Trump a alterar a sua estratégia política, que passou a focar-se em acusar a China de falta de transparência e a OMS de complacência com a China.

A 15 de abril, Donald Trump acusou formalmente a OMS de “má gestão” da pandemia e suspendeu a contribuição dos EUA para o orçamento da organização.

“A OMS realmente estragou tudo. Por alguma razão, financiada em grande parte pelos Estados Unidos, mas muito virada para a China” escreveu Trump no Twitter na semana passada. “Felizmente, rejeitei o conselho deles de manter a nossas fronteiras abertas à China desde o início”, acrescentou o presidente norte-americano.

A 17de abril, a China assumiu um erro na contagem do número de mortes em Wuhan, cidade chinesa onde começou a pandemia do novo coronavírus, que é 50% maior do que inicialmente reportado pelas autoridades do país.

A epidemia afeta 195 países e territórios em todo o mundo. Os Estados Unidos são o país com mais mortos (66.385) e mais casos de infeção confirmados, que ascendem neste momento a mais de 1,1 milhões.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 245 mil mortos e infetou mais de 3,4 milhões de pessoas. Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. O que se sabe realmente é que nesse momento existem 2 povos no planeta sob governos totalmente ineficientes em seus Deveres e que vivem de inverdades e manipulações.

    O que vier desses 2 lugares merece pouca ou nenhuma atenção.

  2. Essa não é a duvida pois já se sabe que veio do laboratório em wuhan, a duvida é se os eua e a china se vão responsabilizar pelo que fizeram ao mundo!

    • Estás-te a referir com certeza á entrada, por exemplo, na 2 guerra mundial onde estarias hoje a conviver com o zigheil alemão, ou talvez o controle para evitar o totalitarismo soviético, onde estariamos hoje a marchar todos para o mesmo lado e a passar “muita” fome ?
      Engraçado que estes comentários devem ser de adolescentes que, eses sim, não têm memória nem vivência histórica.

  3. Se o Pomposo disse, então só pode ser verdade! Alguma vez apanhámos o Pomposo a mentir?

    O vírus veio do mesmo laboratório onde estavam as armas de destruição maciça do Saddam!

  4. Para muitos, só porque as dúvidas são levantadas por norte-americanos, são há partida injustas, porque estarão contaminados com um vírus ideológico que impede a pessoa de ver claro e correctamente, para mim como não tenho compadrio com comunismo e seus processos, nem com arrogância de alguns americanos e sempre fui livre de pensar, direi que estou mais crente na tal fuga de laboratório, intencional ou não, do que na origem de qualquer mercado imundo em que os chineses chafurdam aos milhões. No entanto para o mundo ocidental que tem estado de cócoras perante a China, que sirva este exemplo de lição e que vejam como eles proliferam por todo o lado, sobretudo em África, antes que daqui por alguns anos sejamos recordados pelos chineses como os mayas e outras gerações extintas.

    • Não é por serem americanos; é mesmo por serem um bando de palermas da tribo do Trump que, constantemente, brindam o mundo com disparates!!
      E quando alguém da própria administração os tenta chamar à realidade, já se sabe o que acontece: “it’s time to fire him!!”
      Além disso, já é uma estratégia conhecida: quando há problemas intenos nos EUA, eles arranjam logo um “inimigo externo” para distrair e entreter os americanos.
      A última manobra clara desse genero foi quando “catalugaram” o maluco do Maduro como um grande traficante de droga!!

      • Já percebi, o Trump porque tem muitos inimigos internos vai daí manda um emissário à China com uma malinha bem blindada e espalha por lá um vírus que passará a chamar-se chinês e assim arranjou um inimigo externo para distrair o pagode, isto é de facto de ficar com os olhos em bico a ver comentadores desta índole! Mais ainda, os americanos são um bando de palermas, de facto não sou muito apreciador de certas formas de vida de tal povo, “o caso do comércio de armas por exemplo”, mas será razão para perguntar, se estes têm tais extravagâncias, então que inteligência tiveram os chineses em terem andado dezenas de anos submissos todos fardados de igual e submissos continuam ao regime embora este tenha aberto os olhos e compreendido que afinal havia um mundo melhor do que aquele da farda e da bicicleta.

        • Não percebeste nada!…
          Nem eu entendi muito bem essa tua estorinha; nem o que tem a ver com o que eu escrevi!…
          Também tens bastante dificuldade na interpretação… eu não disse que os americanos são um bando de palermas; disse que os da tribo de Trump (e os seus seguidores) são um bando de palermas – são coisas bem diferentes!!
          E parece que ainda não percebeste que, ao contrário dos EUA, a China é uma ditadura fortemente vigiada onde não há liberdade individual nem eleições!

    • lol trump…esse cumulo da verdade! hahahah opá… isso é mesmo querer ser burro! Pa mim china e USA…tudo a mesma laia….! entretem-te ai com a tua telenovela

  5. Pessoal é façil, não comprem chinês, made in europa mais nada, quer dizer só se for uma chinesinha, tá-se bem.

  6. Tanta palermice junta é confrangedor.
    FACTOS:
    1. O vírus tem origem na China
    2. O primeiro jornalista chinês que alerta para o caso (e mesmo que desapareceu misteriosamente) em 11/19
    3. A OMS “borrifa-se” para o caso e não alerta ninguém
    4. Com desconhecimento do que efectivamente se passava as viagens para a China de e para todo o mundo continuam alegremente
    5. A China anuncia em Fevereiro a existência do vírus e a OMS não investiga
    6. No mesmo mês surgem os primeiros casos fora da China
    7. …e a OMS continua sem investigar o que se passou de facto…
    8. Afinal os infectados e mortos na China não eram só os que tinham sido reportados (!!!???)
    9. A China, que afinal não tem culpas, dá numa de samaritana e começa a dar apoio aos países europeus com material de terceira e lança campanhas de intoxicação dizendo que os acidentais é que não sabem lidar com o vírus e não implementaram as medidas correctas.
    10. Não facto – Há milhares de anos que o chineses comem morcegos, cobras, cães, baratas, etc, e só agora é que os bichos tinham o virus do COVID…
    Conclusão dos inteligentes: a culpa é dos americanos e em particular do Trump… e já agora do Brasil
    Conselho – libertem-se dos complexos e PENSEM pela própria cabeça. Sei que é dificil mas ás vezes vale a pena tentar como fizeram Aristoteles, Descartes, Kepler, Einstein, etc
    10.

    • Bem… se tem assim uma cabeça tão grande seria bom que pelo menos aprendesse a escrever. Depois, vem com um conjunto de pseudofactos, muitos deles ainda por validar, que nada justificam e nada dizem. No final tira uma conclusão que demonstra o quão reduzido é o seu intelecto.
      Olhe… deixe isto para os mais crescidos e entretanto vá jogar consola.

RESPONDER

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …